Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como cuidar do jardim no verão

Como cuidar do jardim no verão
Foto: www.1001gardens.org

O sol pode até ser um dos maiores amigos das plantas, mas como diz aquele velho ditado, nada em excesso faz bem. Por isso, o verão obriga a alguns cuidados extras com o jardim. Para ajudar você, fazemos aqui uma lista com dicas para deixar o verde em perfeita sintonia com a estação.

Água/umidade
Com a alta temperatura, a necessidade hídrica das plantas aumenta, por isso você deve regá-las com mais frequência. Nos dias mais quentes, o ideal é molhar os vasos de manhã bem cedo ou ao final da tarde, períodos em que a taxa de evaporação é inferior à taxa de absorção. Não aumente a frequência das regas durante as chuvas de verão.

Como cuidar do jardim no verão
Fotos: www.revistacasaejardim.globo.com

Pragas
O verão é o período do ano com maior incidência de pragas. Vale prestar atenção aos sintomas e sinais dados pelas plantas, que ficam mais suscetíveis quando o excesso de umidade ou iluminação inadequada podem favorecer eventuais ataques.

Adubação
Em oposição ao inverno, época em que muitas plantas entram em estado de dormência, o verão é a estação do crescimento. E como crescimento pressupõe disponibilidade de alimento, é a época certa para caprichar na adubação e prover nutrientes, de acordo com as necessidades de cada planta.

Como cuidar do jardim no verão
Foto: www.bromelia.info

Sol
O ideal é que as espécies de cada área do jardim tenham sido selecionadas de acordo com as características do lugar. As previstas para áreas ensolaradas devem ser expostas a sol pleno. Vale ficar atento, principalmente agora no início do verão, e observar se a folhagem das suas plantas fica seca ou enrugada. Nesses casos, as plantas que se mostrem castigadas pelo sol devem ser relocadas para locais com uma menor incidência diária de raios.

Podas
É hora de esquecer a tesoura de poda que pode ficar guardada até ao final do próximo inverno. As únicas permitidas durante o verão são as de limpeza, realizadas para remoção de galhos mortos. Já a grama merece atenção redobrada, o crescimento dela agora é mais acelerado, exigindo cortes frequentes se a intenção for obter um tapete verde perfeitamente homogêneo.

Como cuidar do jardim no verão
Imagens: www.floresefolhagens.com.br | revistacasaejardim.globo.com

As bromélias (ex:Neoregelia sp.), a moreia (Dietes bicolor), a estrelitzia (Strelitzia reginae), a zâmia (Zamia furfuracea), o guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), a orelha-de-elefante (Alocasia macrorrhizos), a falsa-érica (Cuphea gracilis) e a azulzinha (Evolvulus glomeratus) são algumas das plantas de pleno sol que podem ser cultivadas sem medo nas áreas mais ensolaradas do jardim.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.