Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Aromaterapia: afinal, o que é isso?

Aromaterapia

Sabe quando um aroma leva você para outra dimensão? Traz à tona memórias, sensações e vontades, pode acalmar, animar ou curar. Prova disso é o que aconteceu com Isadora Malta, que reduziu seus problemas respiratórios a partir da aromaterapia. Dançarina e artista interdisciplinar, entusiasta das mais variadas formas performáticas de expansão do corpo e da mente, hoje ela usa a ciência das fragrâncias para o bem-estar, saúde e autoconhecimento de outras pessoas.

Dona do Estúdio Quintal, que oferece massagens orgânicas e produtos feitos a partir de matérias-primas naturais, ela usa as mãos numa dança que potencializa corpos, movimenta energias e aguça os sentidos. Seu poder manual vai além: Isadora é estudante de Reiki e, influenciada pela mãe e inspirada pela avó, descobriu o bordado na sua vida.

A união entre o tato e o olfato – feito par, que atrai um ao outro e junto ganha espaço – move o trabalho de Isadora, que estará hoje na nossa loja do Rio Sul, no Rio, às 18h30, para bater um papo sobre óleos essenciais e plantas aromáticas. “Os aromas nos ensinam a amar e proteger a vida. Hoje eu interrompo muito mais rápido e de maneira mais precisa diversos quadros de adoecimento”, conta a artista, com quem batemos um papo para lá de inspirador por aqui.

Para a Isadora, fica aqui nosso desejo uma vida rodeada por fragrâncias inebriantes e respiros renovadores!

Aromaterapia

Conta um pouco sobre você e sua trajetória.
Antes de me tornar terapeuta corporal sistêmica, aromaterapeuta e doula, que estou agora em formação, eu já era artista e pesquisadora. Sou formada em artes cênicas, circenses e visuais. Durante 8 anos eu fiz parte de um grupo de artes performativas que fundei com o amigo Caio Riscado. Nossas criações eram muito interdisciplinares e, mais tarde, passaram a ser totalmente focadas em dança, que é hoje é o que me move. Também trabalhei em um canal de TV como curadora de artes. Esses últimos anos da minha vida foram muito intensos. Precisei me dividir em mil e trabalhar de forma insalubre, o que gerou uma grande frustração. Até que eu segui minha intuição e encontrei um novo caminho.

Como foi isso?
Eu havia acabado de sair do meu grupo para investir em uma pesquisa nas artes que acolhesse novos anseios e direções interdisciplinares. Não sabia exatamente o que eu queria, mas tinha certeza por onde deveria começar. Entrei na pós-graduação de Terapia Através do Movimento. Era uma forma de cuidar do meu corpo, alimentar o meu corpo-artista e também obter meios de atuar como cuidadora de outros corpos. Esse era o meu chamado e as certezas foram surgindo! Há tempos eu sentia profundamente que precisava obter meios de compartilhar com pessoas distintas tudo aquilo que a dança faz comigo, toda a humanidade que ela me oferece. Eu só queria ser um canal para uma conexão mais profunda, para uma sensibilização ativa e autêntica. Eu me testemunhei e também testemunho até hoje o adoecimento de muitos colegas. Estar em contato com as vias de prevenção e de cura através do movimento e do corpo é a maneira mais preciosa de também me manter conectada com a minha potência. E cuidar disso.

Aromaterapia

Que lindo! E como a aromaterapia entrou na sua vida?
Em paralelo à minha pós-graduação, eu descobri a aromaterapia e o sistema inglês, com o qual eu atuo. Essa foi para mim a descoberta mais surpreendente, porque a aromaterapia conseguiu conectar o meu saber sobre o corpo e tudo que tenho estudado dentro do campo da dança e da terapia, com a força curandeira da natureza. Ali, tudo fez sentido. Nosso corpo é natureza e também precisamos ser ecologia, encarnar a ecologia para viver em saúde. Então, hoje, eu trabalho na aproximação desses saberes, terapias através do movimento e a terapêutica da natureza pela via da aromaterapia. É só amor.

Como o Estúdio Quintal surgiu na sua vida?
O Estúdio Quintal vem sendo gestado há uns 10 meses, mas foi criado só no final de 2017. Eu já estava imersa na minha pós-graduação e totalmente decidida a começar a atender. Mas foi só a partir dos meus estudos com a aromaterapia que comecei a produzir meus próprios produtos aromaterapêuticos, como as pomadas, por exemplo. E também meus produtos de higiene pessoal. Em pouco tempo eu tinha certeza que eu também queria fazer isso profissionalmente. Comecei a estudar mais sobre cosmetologia natural e, então, percebi que poderia começar de uma maneira mais sustentável.

Aromaterapia

Da onde surgiu o nome do estúdio?
Eu havia acabado de me casar com o Thiago, meu amor, meu companheiro e nós fomos morar com nossos três gatos em um apartamento no Grajaú que tem quintalzinho delícia (meu xodó). A coragem e o amor que tivemos para nos unirmos e começarmos juntos uma nova vida e uma família é a minha maior força e inspiração. Aí, eu não tive dúvida, o nome que ia costurar “esses dos braços” (a clínica terapêutica e a cosmetologia) só poderia ser Estúdio Quintal!

Como você desenvolve os produtos do estúdio?
Criamos cosméticos naturais como um chef de cozinha cria suas receitas. Estudando, testando e entendendo como os elementos da natureza atuam e se potencializam juntos. Mas o processo é lento, porque eu faço tinturas e óleos medicados que precisam de tempo parados para se tornarem bases funcionais.

Aromaterapia

Conta um pouco sobre os produtos. 
O Estúdio Quintal tem dois braços: o clínico e o cosmetológico, mas eu considero que ambos possuem o mesmo foco, o da criação e a atuação terapêutica. Por isso, o meu objetivo com os produtos é pensar em resultados que se encaixem no conceito de dermo cosméticos inteligentes. Isso significa que eles atuam de dentro para fora do corpo, assim como de fora para dentro. Os dermo cosméticos possuem necessariamente óleos essenciais ou extratos fitoterápicos puros altamente concentrados. E não possuem nenhuma substância ou processo químico sintético. Os produtos do Estúdio Quintal são voltados para o conceito de slow beauty e de saúde como autocuidado e autorregulação psicofísica. Eles são para higiene pessoal e cuidados terapêuticos para a saúde da mulher em diversas fases da vida. E todos tem como base a aromaterapia, por isso são multifuncionais e com propriedades naturais neuro reguladoras.

Aromaterapia

E, afinal, o que é aromaterapia?
É o uso terapêutico das plantas aromáticas através dos seus óleos naturais. Esses óleos são formas altamente concentradas de energia herbácia e representam a alma e a força vital das plantas. Os óleos essenciais são substancias aromáticas voláteis e de extenso uso terapêutico, dado a complexidade de sua estrutura química. Ela é uma medicina milenar, é um braço da fitoterapia, mas só em 1920 foi formalizada pela primeira vez como uma técnica por Maurice Gatefossé, que é considerado o pai da aromaterapia.

Qual é a importância do olfato no nosso bem-estar?
Toda. Sem o olfato nós não percebemos os primeiros alertas do mundo. Fogo, por exemplo. Nosso olfato é quem diz: algo está pegando fogo. Chuva, terra, tudo é percebido em primeira instância pelo nosso olfato. Da mesma maneira, conhecer nossos corpos pelos nossos cheiros é fundamental.

Aromaterapia

Podemos tratar emoções com aromas específicos? Ou isso varia de pessoa para pessoa?
Podemos sim. É desse modo que o sistema da psicoaromaterapia atua: a partir da especificidade de cada aroma, tratamos emoções e sentimentos conscientes ou inconscientes, mas sempre olhando e cuidando também do contexto dessas emoções. Por isso a atuação de um profissional é tão importante.

O que os aromas significam para você? Como eles transformam sua vida?
Os aromas para mim são uma aventura (risos). Eu nasci com asma crônica. E com o tempo desenvolvi também alergias como rinite e sinusite crônicas. Precisei lutar muito para sobreviver. Meu sistema respiratório sempre foi uma via complexa para a força de vida. Cada aroma me toca profundamente. Eles me lembram que a vida é um misto de emoções e temporalidades, e que precisamos nos conectar com essa potência. Recentemente saiu um estudo pela universidade de Cambridge que comprova que adultos e idosos que sofrem perda de olfato tem sua vida reduzida em média 10 anos. É impressionante!

Aromaterapia

Pingue-pongue:

Um aroma para renovar as energias… limão
Um aroma que lembre a sua infância… erva doce
Um aroma afrodisíaco… tomilho!
Um aroma para relaxar… lavanda sempre
Um aroma que lembra a sua casa… eucalipto

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.