Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

ALÉM DAS FLORES

Arte verde

Aberto oficialmente ao público em 2006 pelo colecionador Bernardo Paz, o Instituto Inhotim é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. Construído dentro da fazenda do seu fundador, em Brumadinho (MG), ganhou título de maior museu a céu aberto do mundo. 

De toda a área ocupada,  apenas 140 hectares estão abertos à visitação e aproximadamente 145 correspondem a uma área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim (RPPN), localizada dentro do bioma mata atlântica. A relevância dos jardins do Inhotim vai tão além das suas qualidades estéticas que, em 2010, o instituto recebeu a chancela de Jardim Botânico.

A preocupação estética na disposição do acervo botânico dentro da área de visitação é representada em grande parte por espécies com valor paisagístico. A introdução de plantas raras são estrategicamente usadas para sensibilizar os visitantes em relação à importância da biodiversidade.

Em números: são pouco mais de 4.200 espécies de plantas, representantes de 953 gêneros, distribuídos por 181 famílias botânicas e pertencentes a 52 ordens diferentes, que fazem desta coleção a maior entre todos os jardins botânicos brasileiros. Destaque para a coleção de palmeiras, uma das relevantes do mundo, contando com  mais de 20.000 indivíduos representantes de 1.400 espécies diferentes. Além delas, os mais expressivos acervos botânicos são as de aráceas e orquídeas, em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O lugar conta com extensas áreas de espelhos d’água refletindo toda essa beleza. Agora, imagine tudo isso servindo de cenário para um monte de instalações artísticas e ainda se comunicando com elas. Arte e paisagem em contato e harmonia, convidando você a participar dessa rica troca.

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.