Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Alimentos para levantar o astral

Alimentos para levantar o astral
Foto: fashionviral.net

Sabia que alguns alimentos têm o poder de garantir o bem-estar, elevar o astral e espantar a tristeza? Eles contêm substâncias capazes de estimular a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, tranquilidade, bom humor e otimismo. Em outras palavras, eles nos deixam mais felizes. Baixos níveis de serotonina estão relacionados à depressão, maior vontade de comer doces e carboidratos em geral.

Nessa busca por leveza, as principais nutrientes são: triptofano, carboidratos, magnésio, todas as vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, vitamina C, selênio e os ácidos graxos ômega 3, 6 e 9.  Os efeitos desejados só são obtidos quando o consumo dos alimentos “fonte” de tais nutrientes é frequente, por isso confira abaixo 10 alimentos que garantem dias mais alegres:

1) Carboidratos – ajudam o organismo a absorver e utilizar o triptofano, capaz de estimular a produção da serotonina. Uma alimentação pobre em carboidratos, por dias seguidos, pode levar a alterações de humor e depressão. Boas fontes são: aveia, arroz integral, batata doce, batata baroa, aipim, etc.

Alimentos para levantar o astral
Foto: saltandlavender.com

2) Folhas verdes escuras – níveis adequados de ácido fólico estão associado a uma menor prevalência de depressão e os alimentos fontes de folato são: rúcula, agrião, espinafre, brócolis, alface, chicória e couve.

Alimentos para levantar o astral
Foto: therecipecritic.com

 3) Ovo – é rico em complexo B que ajuda na modulação do humor. Dar preferência ao ovo caipira e evitar a versão frita. Vale ovo quente, cozido, mexido ou omelete feito com azeite para não grudar.

Alimentos para levantar o astral
Fotos: edible-woman.com

4) Banana – fonte de vitamina B6 que regula o humor, ainda contém magnésio e potássio que controlam a ansiedade. Fora a excelente quantidade de carboidratos e triptofano que aumentam a serotonina no cérebro.

5) Peixes – são ricos em ômega 3 e triptofano: sardinha, atum, bacalhau, salmão, arenque.

6) Oleaginosas – as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmias são excelentes fontes de selênio, triptofano, tiamina (vitamina B1) e  ácidos graxos (ômegas 3, 6 e 9).

Alimentos para levantar o astral
Foto: dollyandoatmeal.com

7) Abacate – riquíssimo em vitamina B3 e B9 que atuam nos neurotransmissores, aumentando o bem-estar e diminuindo a ansiedade.

Alimentos para levantar o astral
Foto: themediterraneandish.com

8) Lentilha – fonte vegetal de proteínas (triptofano) e cálcio, seu consumo garante uma sensação de prazer e bem-estar.

9) Cacau / chocolate amargo – fonte de triptofano, o consumo de cacau regula o humor e abaixa a ansiedade. Procure ingerir as versões com no mínimo 70% de cacau, que além de saudáveis ajudam na memória e não engordam.

10) Limão, tangerina, açaí e frutas vermelhas – frutas ricas em antioxidantes como vitamina C e bioflavonóides, que reduzem os efeitos do estresse diário e previnem danos nos neurônios.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.