
Foto: www.chocolatemoosey.com
Com as altas temperaturas, as sopas frias viram pratos perfeitos pela leveza e praticidade. Dentre os vários benefícios estão uma maior ingestão de nutrientes e a hidratação do corpo pela quantidade significativa de líquidos das sopas, especialmente para quem tem dificuldade em consumir vegetais regularmente. Vamos às receitas:
Sopa fria de melão
Ingredientes: 1/2 melão maduro, suco de 1/2 limão, 3 folhas de hortelã fresca, 1 col. (sopa) de salsa, sal a gosto. Preparo: corte o melão, retire a polpa e bata no liquidificador com o suco de limão, a hortelã, a salsa e o sal. Leve à geladeira e sirva bem gelada. Rende 2 porções com 60 kcal cada.
Benefícios: o melão é um hidratante natural, possui mais de 90% de água, melhorando assim o funcionamento do intestino, a elasticidade da pele e a sua aparência. Além disso, a fruta possui poucas calorias, sendo um aliado para quem está de olho na balança, e ainda repõe nutrientes importantes como vitaminas A e C e potássio. Já a hortelã estimula a digestão e diminui enjoos.

Foto: www.familyfoodonthetable.com
Sopa fria de tomate, laranja e estragão
Ingredientes: 1 col. (sopa) de azeite extravirgem, 1 cebola média em rodelas finas, 1 batata média em cubos pequenos, 1 kg e 1/2 de tomate picado, 2 col. (sopa) de estragão fresco, 1 dente de alho amassado, 500 ml de caldo de legumes caseiro, 1 xíc. (chá) de suco de laranja, 1 col. (chá) de casca de laranja ralada, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo: em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e a batata e refogue, em fogo médio, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Adicione os tomates (se preferir, retire as sementes), o estragão, o alho, o sal, a pimenta-do-reino e 1/2 litro de caldo de legumes. Reduza o fogo e cozinhe, com a panela tampada, por 30 minutos, ou até os vegetais ficarem macios. Retire do fogo e espere amornar. Transfira para o liquidificador e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Passe a sopa por uma peneira e descarte a polpa. Junte o suco e a casca de laranja e misture. Leve à geladeira por 1 hora, ou até gelar. Sirva a seguir. Se preferir, decore com raminhos de estragão. Rende 6 porções de 105 kcal cada.
Benefícios: cada tomate tem apenas 25 calorias, além de muita água e vitamina C que melhora o sistema imune e garante a absorção do ferro nas refeições. O tomate também é rico em licopeno, que ajuda na prevenção do câncer de próstata, e em vitamina A, antioxidante que protege os olhos contra a catarata. A laranja é rica em vitamina C que previne o câncer de mama, ajuda no controle do colesterol, fortalece o sistema imune e garante uma pele saudável. Já o estragão possui elevado teor de iodo, fundamental para o bom funcionamento da tireoide, sais minerais e vitaminas A e C. Tem efeito diurético e anti-aterosclerótica, acelera a digestão, alivia a cólica menstrual e um efeito tônico geral.
Gaspacho
Ingredientes: 10 tomates grandes e bem maduros, sem pele e sem sementes / 1 fatia de pão de fôrma integral sem casca regado com 1 xíc (chá) de água / 4 col. (sopa) de azeite / 2 col. (sopa) de vinagre de vinho branco / 1 cebola pequena picada / 1 dente de alho / orégano fresco / sal e pimenta do reino a gosto / 1 pepino pequeno descascado, sem sementes cortadas em cubinhos. Preparo – Corte os tomates em pedaços e coloque-os no liquidificador junto com o azeite, o vinagre, a cebola, o alho e o orégano. Acrescente o pão amolecido com a água, e bata até obter uma mistura homogênea. Tempere com o sal, a pimenta do reino e bata mais um pouquinho. Despeje o creme de tomate em tigelas individual acrescente pedras de gelo e os cubos de pepino. Sirva em seguida. Benefícios: além dos benefícios do tomate citados acima, o gaspacho contem orégano, uma erva aromática rica em uma substância chamada carvacrol que reduz a inflamação, ajuda no processo de emagrecimento e na recuperação de doenças. O orégano também tem ação imunoestimulante, bactericida e fungicida, além de estimular a digestão e proteger o coração através do controle do colesterol. Rende 4 porções com 70 kcal cada.

Fotos: www.lazycatkitchen.com
Sopa fria de abóbora
Ingredientes: 500 g de abóbora, 1 col. (sopa) de azeite, 1 xíc. (chá) de caldo de legumes caseiro, sal marinho a gosto, 1 pitada de açúcar demerara, 1 col. (chá) de vinagre de vinho branco, 2 col. (chá) de salsinha picada, 2 col. (sopa) de iogurte natural desnatado.
Preparo: descasque a abóbora, corte em cubos e cozinhe no caldo de legumes até ficar bem macia. Após esfriar, bata no liquidificador junto com o azeite, o sal, o açúcar e o vinagre. Peneire e coloque na geladeira até a hora de servir. Se a sopa ficar muito grossa, dilua com água gelada. Quando pôr no prato, polvilhe com a salsinha picada e acrescente 1 col. (sopa) de iogurte em cada porção. Rende 2 porções com 115 kcal cada.
Benefícios: a abóbora tem pouco carboidrato e poucas calorias. Por isso, é uma excelente aliada no emagrecimento e controle do peso. É rica em vitamina C, fibras e carotenoides, como o betacaroteno, assim como em luteína, protegendo contra a catarata, o câncer e rugas, além de fortalecerem o sistema imunológico e aumentar a sensação de saciedade (pela presença de fibras). Já a salsinha é diurética e uma excelente fonte de nutrientes como vitaminas A, B1, B2, B9, C, D e K e minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo, que ajudam a tratar de forma natural a inflamação no organismo, assim como a pressão alta e a má digestão.

Fotos: www.thehealthyfoodie.com
Sopa fria de pepino
Ingredientes: 1 pepino médio descascado e em fatias (reserve um pouco cortado em cubinhos para decorar), 1 pote (200 g) de iogurte desnatado, gotas de limão, 1 dente de alho em lascas, 1 col. (chá) de cebolinha verde fatiada, sal e pimenta-do-reino preta a gosto.
Preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um purê. Se ficar espesso, adicione um pouco de água gelada. Sirva decorado com cubinhos de pepino. Rende 2 porções de 60 kcal cada.
Benefícios: o pepino é pobre em calorias e rico em água, sais minerais (potássio e magnésio) e antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo e manter o funcionamento do intestino. Além da polpa, a casca e as sementes são ricas em fibras e em betacaroteno, que contribui para a saúde dos olhos, pele e cabelos. O pepino ajuda a emagrecer, melhora a contração muscular, a circulação sanguínea, previne o câncer e protege o coração. Já a cebolinha contém vitaminas A, C e B3 (niacina) e sais minerais como cálcio e fósforo. A vitamina A melhora a visão, fortalece o sistema imunológico e auxilia no crescimento dos cabelos, enquanto que a vitamina C ajuda a prevenir doenças e evita o envelhecimento precoce. A niacina (B3) garante energia e deixa a pele mais bonita. Já o cálcio e o fósforo são responsáveis pela formação dos dentes e ossos. Além disso, a cebolinha funciona como um ótimo repelente e antibiótico natural.