ALÉM DAS FLORES

108 anos do nascimento de Burle Marx

Burle Marx
Foto: The Plant Hunter

Artista plástico de formação, paisagista por vocação: Burle Marx foi pintor, escultor, tapeceiro, ceramista e designer de joias, além de se ter destacado como o mais relevante paisagista modernista do mundo.

Flores foram parte da sua infância. Cresceu rodeado pelas rosas, begônias, antúrios e gladíolos da sua mãe. Mas foi na juventude, durante sua estadia na Alemanha, que Roberto Burle Marx se apaixonou pela beleza e diversidade da vegetação brasileira, quando visitou uma das estufas do Jardim Botânico de Dahlem, em Berlim, o qual passou a visitar semanalmente.

Burle Marx
Fotos: artsy.net

Sua formação em artes plásticas influenciou de forma decisiva sua obra como paisagista, tanto na criação e organização de seus jardins, quanto em seu trabalho inovador com pedra portuguesa, propondo novas geometrias, muito diferentes dos desenhos e padrões clássicos. Ambos, quando vistos de cima, se assemelham a verdadeiras pinturas de nuances cubistas.

Burle Marx
Fotos: artsy.net

Mas seu declarado fascínio pela flora nativa do Brasil o impeliu a liderar diversas expedições à Amazônia, Mata Atlântica e outros biomas brasileiros, em busca de espécies de valor ornamental. A introdução de muitas dessas “descobertas” botânicas,no paisagismo se tornou uma das características mais marcantes de sua obra, a par das suas intervenções ao nível da calçada.

Fotos: Garden Design

Foi em Barra de Guaratiba, no litoral do Rio de Janeiro, que Burle Marx encontrou o local perfeito para organizar sua enorme coleção botânica, uma das mais importantes do mundo. Ao longo de 45 anos, o paisagista alimentou o acervo onde predominam espécies de plantas autóctones do Brasil. Nos últimos 20 anos de sua vida, o espaço foi também sua residência particular, considerada o mais valioso documento da obra de Burle Marx.

Fotos: Divisare

 

  • Tags

  • TODO BEM
    31.08.2017 • Fauna e flora
    A arte de resistir Mais do que belas imagens, a fotógrafa americana Be...
    saiba mais
  • ALÉM DAS FLORES
    29.08.2017 • Casa e Jardim
    Jardinagem de guerrilha Você já pensou se de repente naquele canteiro ...
    saiba mais
  • ALÉM DAS FLORES
    19.07.2017 • Casa e Jardim
    Verde sobre azul Na nossa mais recente coleção – Cocktail Stravaganza ...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.