Amor ao cinema

Cinema Paradiso

Imagem: reprodução

A Itália nos inspira não apenas por suas beleza encantadora e gastronomia de dar água na boca. O cinema italiano é um passeio por todos os sentidos, geralmente trazem divas exuberantes, histórias marcantes e cenários deslumbrantes, como costuma ser qualquer cantinho da Itália. Outras vezes trazem histórias singelas e emocionantes, daqueles que a gente nunca mais se esquece.

Cinema Paradiso

Foto: reprodução

Hoje é dia de estreia de uma nova editoria dedicada à 7ª arte italiana. Para começar, o filme que dá nome a essa linda homenagem: Cinema Paradiso, uma declaração de amor do cinema ao próprio cinema, em uma história divertida e comovente. O filme de 1988 narra a amizade improvável entre o menino Totó e o Alfredo, projecionista do pequeno cinema local, unidos pela paixão aos rolos de filme que são projetados na misteriosa tela, revelando amores, aventuras, lágrimas e risos.

Cinema Paradiso

Imagens: reprodução

O que começa com estranhamento entre o mau-humorado Alfredo e o curioso Salvatore, se transforma na cumplicidade de uma relação paternal cheia de sabedoria e afeto, enquanto o pequeno descobre a magia dos filmes e aprende o ofício do mestre, na Sicília do final dos anos 40.

Mas paramos por aqui, afinal, quem não viu o filme não deve perder mais um minuto antes de descobrir essa pérola do cinema italiano, a primeira das que mostraremos aqui Na Filó. Luz, câmera, ação: