Como anda seu intestino?

Intestino saudável
Foto: 365daysofcrockpot.com

Chamado por alguns especialistas de “segundo cérebro”, o intestino tem uma ligação estreita com o nosso sistema nervoso, já que nele também são produzidos neurotransmissores importantes, como a serotonina, tão fundamental para o bem-estar. É daí que vem a expressão “enfezado”. A falta de leveza intestinal provoca o enraivecimento, nervosismo e mau-humor. Isso mesmo, um intestino “preso” atrapalha a produção de neurotransmissores importantes para um dia a dia mais feliz.

E apesar de não ser um assunto comum, é importante falar sobre ele. Só assim você pode saber se  o seu corpo está saudável. Quando for ao banheiro, repare nos seguintes fatores que indicam saúde intestinal: sensação de esvaziamento, coloração marrom típica, afundamento e formato de salsicha. Caso contrário, significa que você precisa comer mais fibras e beber água.

Intestino saudável
Fotos: ilovevegan.com

Um desarranjo persistente, por exemplo, além de desidratar, pode ser uma aviso sobre alguma intolerância alimentar. Já a presença de alimentos inteiros significa pressa ao se alimentar. É muito importante mastigar bem antes de engolir para que sejam bem aproveitados pelo organismo.

A ida ao banheiro pode acontecer diariamente ou não. Pessoas que vão dia sim, dia não, ou até a cada 3 dias, podem ter um intestino tão eficiente quanto quem vai todos os dias. Comer demais ou de menos vai impactar diretamente na quantidade. Quem come pouco, não bebe água e evita vegetais, pode não conseguir evacuar diariamente.

Intestino saudável
Foto: saudeemgeral.com.br

A melhor maneira de garantirmos um intestino saudável e eficiente é através de uma alimentação natural, rica em fibras e com muita água. Muito importante também evitar alimentos industrializados e excesso de açúcar. Para quem não sabe por onde começar, experimente substituir biscoitos e balas por frutas, adicionar vegetais (como alface e tomate) nos sanduíches e trocar o arroz branco pelo integral. Já é um belo começo!

Intestino saudável
Fotos: dontwastethecrumbs.com | amyshealthybaking.com

Faz tudo direito e mesmo assim sofre com o intestino? Então confira minha receita infalível:

Creme de ameixa

  • 5 ameixas secas cozidas (deixar de véspera em um copo com 200ml de água)
  • 1 col de sopa de semente de linhaça dourada ou chia (deixar de véspera com 100ml de água na geladeira)
  • 1 col de sobremesa de farelo de aveia
  • 150ml de água

Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme liso e ingerir ainda em jejum, ao acordar.

 

 

 

 

 

  • Tags

compartilhar post

posts relacionados

    MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.