Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Lilian Pacce, mil em uma

Lilian Pacce
Fotos: site Lilian Pacce

Lilian Pacce mostra que a moda vai muito além. Tem a ver com cultura, curiosidade, criatividade, expressão, linguagem, conforto, afeto, identidade e originalidade. Ufa! Para uma das jornalistas mais renomadas do mundo fashion, a moda possui mil e uma faces e é, ao mesmo tempo, estar nua. Você pode se expor e comunicar o que quiser através dela.

Não à toa, comunicar é uma paixão de Lilian. Além de entrevistar nomes badalados da moda e mostrar o que há de mais quente nas passarelas, a apresentadora e editora do GNT Fashion escreveu vários livros, entre eles “Biquíni made in Brazil” e “Ecobags – Moda e Meio Ambiente”. Curiosa como boa jornalista, ela tem sede de pesquisa e busca entender muito mais que tendências, mas a essência do comportamento por trás da estética.

E se a moda tem mil faces, Lilian tem mil fases: ela conta que seu estilo muda de acordo com os momentos da vida. Sorte a nossa poder olhar a moda e suas nuances através desse olhar apurado e múltiplo!

Lilian Pacce
Fotos: site Lilian Pacce

“Moda é eventualmente estar nu”, você definiu em entrevista, citando Viviane Westwood. Por quê?
Porque tudo é uma escolha, uma expressão. Escolher vestir algo ou não vestir significa muito.

Como você relaciona moda, linguagem e expressão?
A moda é linguagem e expressão – quem não percebe isso, não sabe o que está perdendo. Ela pode ser uma ferramenta e tanto a seu favor, trabalhando para o seu bem-estar.

Como você interpreta o seu estilo? 
Eu não tenho estilo, tenho fases. Admiro quem é fiel a um único estilo a vida inteira, mas sou pisciana, adoro mudar.

Qual dica você dá para quem tem dificuldade de encontrar uma assinatura visual?
Ter uma assinatura visual traz muito conforto e identidade. Para isso, você realmente precisa se conhecer e saber o que você quer comunicar. Claro que é possível quebrar padrões. Steve Jobs mostrou que não é preciso usar terno e gravata para ser um executivo genial. Mas aí já entramos no terreno das exceções. Se você quer ser uma executiva, por exemplo, não adianta ir trabalhar de jogging, isso só vai complicar sua vida.

Lilian Pacce
Fotos: site Lilian Pacce

Seu objetivo inicial como jornalista era trabalhar com política e mudar o mundo, mas (felizmente) entrou para a moda. Com ela, como você pode mudar o mundo? A moda é um agente de mudança?
Sim! Esse poder catalizador da moda ficou claro nos anos 60, quando surgiram as camisetas-slogan. Quando fiz a exposição de Ecobags (que virou o livro Ecobags, Moda e Meio Ambiente) senti na prática esse poder catalizador, numa grande conscientização das pessoas para diminuir o uso de sacolas plásticas descartáveis. Ou mesmo agora, com o desafio de #1lookporumasemana, que consiste em escolher uma base (um vestido, uma saia e blusa, uma calça e blusa) e usá-la por pelo menos 5 dias úteis (vale trocar acessórios, fazer sobreposições etc.) Os depoimentos de quem topou o desafio são incríveis (e o desafio continua, viu?). #1lookporumasemana é um ótimo exercício de estilo, de criatividade, de sustentabilidade, na contra-corrente do descartável #lookdodia. Repetir roupa é bacana! Fiz um vídeo no meu canal no Youtube em que falo sobre isso, sobre como é gostoso criar intimidade com a roupa, como a roupa traz memória afetiva.

Qual é a melhor parte de ser apresentadora e editora de um programa de moda?
Ter acesso a pessoas e lugares interessantes e promover esse acesso para a audiência.

A moda é uma ótima ferramenta para entender como as pessoas se relacionam com o corpo. E a história do biquíni tem tudo a ver com isso. Como você avalia a relação das brasileiras com o corpo ao longo tempo?
A evolução do traje de banho em geral e do biquíni em particular é reflexo das conquistas da mulher nos últimos 100 anos. No livro “O biquíni made in Brazil” procuro mostrar bem essa evolução e como a brasileira teve papel fundamental para promover o nosso biquíni mundo afora.

Lilian Pacce
Fotos: site Lilian Pacce

Pingue-pongue:
3 modelos incríveis… Gisele, Dalma Callado, Betty Lago.
3 peças indispensáveis no armário… Calça jeans, calça preta e uma jaqueta.
3 características importantes para trabalhar com moda… Ter muita curiosidade, muita cultura e um pouco de rebeldia.
3 palavras que melhor definem moda… Sonho, necessidade, expressão.
3 maiores aprendizados da sua carreira… Se você realmente quer viver disso para sempre, ande na linha, lute pelo que você acredita e seja o mais ético possível.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.