Guirlanda

Fotos: Catherine Lazure

No nosso Natal tropical acabamos acolhendo muitas tradições do Hemisfério Norte, como o próprio Papai Noel que vem lá da Finlândia, as árvores feitas de pinheiro e até uma certa neve cenográfica que não condiz muito com o calorão daqui. Mas longe de ser um problema, a verdade é que abraçamos com afeto a acabamos traduzindo para nossa cultura algumas graças natalinas que se tornaram universais.

Guirlanda

Fotos: Heather Page | Helen Redpath

Uma delas é a guirlanda, belezura que celebra o Natal com folhas, galhos, sementes e frutas típicas do fim do outono e começo do inverno por lá, mas nem por isso deixam de encantar e ornar as portas brazucas para celebrar a época mais afetiva do ano.

Fotos: South by North | Heather Page

E uma sugestão legal para entrar no clima é a fazer a sua própria guirlanda, aproveitando o que a natureza tem a oferecer do lado de cá. Basta uma olhada pelo seu bairro, no seu quintal ou nas áreas verdes ao redor para encontrar inspiração. Quem mora na Serra ou em regiões mais frescas tem vantagens nessa hora, podendo lançar mão de pinhos, pinheiros, cedros e outros verdinhos para servir como base principal.

Foto: Catherine Lazure

Senão uma sugestão é usar o eucalipto, que além de tudo deixa um perfume gostoso no ar, mas qualquer folhagem pode fazer a festa, como folhas de limão ou laranjeira e até raminhos de alecrim. O primeiro passo é juntar galhos ou cipós bem flexíveis, juntá-los e formar um anel, tenha à mão barbantes e elásticos para amarrar a base e e algumas partes da estrutura ao redor.

Depois vai encaixando as folhas de cores e tamanhos variados que escolher, o mais interessante da guirlanda é que quanto mais formas e texturas, melhor! O formato arredondado pode ser coberto de maneira assimétrica, robusta ou minimalista, a graça é escolher o estilo que combina com sua casa e com você.

E deixar o espírito natalino fluir naturalmente!

Decoração de Natal

Fotos: It’s Monday but it’s ok | Pitacos e Achados

Já vai batendo aquela vontade de preparar a casa para o clima do Natal, mas todo ano é a mesma coisa, lembrar onde guardou a árvore, desenrolar o pisca-pisca, descobrir que estão faltando alguns enfeites, tem que repor as bolinhas… dá preguiça só de pensar?

Foto: Kodin Kuvalehti

Então você precisa pensar diferente, afinal, é uma delícia aproveitar a onda das luzes coloridas que tomam conta da cidade e dar também à sua casa um perfume natalino. E não precisa encarar um trabalhão, existem opções bem simples e elegantes de enfeitar a casa, que você pode fazer sozinha a qualquer hora, e só precisa de 3 coisinhas: velas, vidros ou garrafas e belos galhos.

Fotos: Studio Lab Décor | Giulia Rose

A ideia é substituir a clássica árvore de Natal por uma versão renovada feita por galhos de pinheiro, que podem estar flutuando em belas garrafas d’água ou vidros transparentes. A graça é mostrar a raiz e criar um arranjo o mais natural possível, que pode ser complementado com bolinhas e outros enfeites ou não.

Se não for assim tão simples encontrar um galho de pinheiro, vale dizer que existem muitos galhos e plantinhas com toque natalino por aí, o alecrim e o eucalipto, por exemplo, dão muito samba dentro das garrafas, ou adornando delicadamente velas, amarrados com pedaços de palha e juta para um clima bem rústico.

Fotos: It’s Monday but it’s ok

O que não pode é deixar que a energia natalina não te envolva, afinal, é só uma vez por ano, e como adoramos por aqui esse clima delicioso, voltaremos com outras dicas em breve!

Decoração colorida

Foto: Lonny Magazine

Assim como na cozinha, os looks e o décor precisam de um tempero extra, camadas de cores e sabores para dar um toque mais pessoal e cheio de personalidade. Há quem prefira ficar na zona de conforto, escolhendo o básico, usando cores neutras e móveis clássicos, mas se você gosta de arriscar, esse post é para você.

Decoração colorida

Fotos: Glamour | Casa Vogue

E não estamos falando de nenhuma grande revolução e sim da mistura de estampas e texturas, que deixam a decoração mais rica, de acordo com seu estilo. Tapete persa, almofadas geométricas, animal print, uma manta com estampa floral por cima de um sofá listrado, vale tudo!

Decoração colorida

Fotos: Jungalow | Lonny Magazine

É só ter um olhar mais amplo e criatividade para ver harmonia nas diferenças, buscando equilíbrio entre as cores, o tamanho das padronagens e ir casando as combinações ideais. E, claro, ir adicionando um toque mais colorido ali, uma cor mais neutra acolá para equilibrar o espaço sem exageros, mas também sem medo de ousar.

Decoração colorida

Fotos: sfgirlbybay.com

Pode confiar nos seus instintos e uma coisa garantimos, sua casa vai abrir sorrisos e levantar o astral de quem entrar!

Móveis para plantas

Foto: Dossofiorito

Elas não são só um enfeite, as plantas também melhoram a qualidade do ar da nossa casa, levantam o astral, trazem um colorido especial e perfume de natureza, deixando qualquer lugar mais bonito e com aquela uma dose essencial de bem-estar.

Móveis para plantas

Foto: Dossofiorito

Não é à toa que cada vez mais deixam de ser um detalhe para vivarem protagonistas do décor, ornando ou dando totalmente o tom do ambiente. Foi pensando nisso que o casal Livia Rossi e Gianluca Giabardo, dupla por trás do lindo Dossofiorito, criou um projeto especial, feito especialmente para as plantas.

Móveis para plantas

Foto: Dossofiorito

Isso mesmo, não são simplesmente vasos, mas móveis desenhados pensando não só em embelezar, mas em melhorar a vida da planta como um ser vivo. Nossos amigos verdes são capazes de sentir a energia do ambiente, têm memória, reagem a estímulos e crescem, se desenvolvem ou murcham de acordo o clima do lugar e dos donos, muito além das condições climáticas do lugar. As criações do casal estimulam tudo isso.

Móveis para plantas

Foto: Dossofiorito

E, claro, complementam ainda mais a beleza das plantas e do nosso lar, bacana até dizer chega!

Decoração com quadros

Fotos: chouchoupetit.blogspot.com.br

Às vezes tudo que uma parede precisa é de um quadro imponente, que represente o estilo da casa, a personalidade dos donos, o astral do momento. Pode ser a obra de arte de um artista admirável que traga memória afetiva ou que seja parte de uma senhora coleção.

Decoração com quadros

Fotos: Roomed | Interiors Yum

Outras vezes um só quadro não consegue comunicar tudo o que queremos e sentimos, e o espaço precisa de outras palavras em forma de imagens para se mostrar completo ou para nos representar. E aí entra a criatividade e um bom olhar, para criar com harmonia uma composição que reúna um pouco de tudo que a gente ama, guarda ou coleciona num só lugar.

Decoração com quadros

Fotos: My Domaine | Feedly

Aí as paredes acabam ganhando vida própria com uma composição única e inimitável que traz um pouco de tudo o que somos, o pôster de um filme ou da banda preferida, um desenho da filha, uma arte garimpada numa viagem, um quadrinho herdado da avó, a ilustração de um amigo… tudo tem seu lugar.

Decoração com quadros

Fotos: My Domaine | Feedly

Vale tentar organizar uma composição simétrica, através da harmonia das cores, temas ou molduras semelhantes, mas bacana mesmo é seguir a intuição e deixar o senso estético falar mais alto, afinal, a misturinha vai ser sempre algo pessoal e emocional.

A principal dica é fazer com o coração!