Natureza em forma

Fotos: La Stanza Vuota

Resgatado lá dos anos 80 e 90, o uso de fotografias enquadradas entre vidros sobrepostos voltou com tudo para invadir o mundo do décor. Dessa vez, além de fotografias e imagens em geral, os quadros de vidro estão recebendo folhas e flores prensadas.

Com perfume artsy e efeito delicado, que passeia entre o romântico e o minimalista, as peças podem ser dispostas brincando com a transparência do vidro a seu favor. Que tal tornar a decoração mais interessante através de sobreposições? Ou então apoiar os seus quadros em janelas? A luz vai deixar a estrutura das folhas, com suas texturas e nuances, mais evidente. Impossível não se encantar com o efeito da luz filtrada entrando na sua sala.

Quadros com plantas prensadas

Fotos: Revista Casa e Jardim

Dê preferência a folhas e flores de caules mais finos, para facilitar na hora de prensar, mas saiba que pode ser bastante inusitado na sua seleção, optando, inclusive, por espécies hortícolas, por exemplo. No entanto, lembre-se de que para montar um desdes quadros você precisa dessecar as folhas e/ou flores antes. Assim a planta não vai libertar fluídos, manchando as placas de vidro e até apodrecendo dentro delas.

Para preparar as folhas selecionadas, limpe-as com um pano úmido, corte-as no tamanho desejado, aplane-as com um rolo de massa e coloque-as entre dois pedaços de tecido de algodão ou folhas de papel vegetal. Para que fiquem corretamente dessecadas, coloque-as embaixo de alguns livros pesados e depois da primeira semana, se necessário, substitua o tecido ou as folhas de papel. Retire-as ao final de mais duas ou três semanas.

Quandros com plantas prensadas

Fotos: Revista Casa e Jardim | Blog Lovin

Agora é só dispor os elementos que preparou em uma ou mais placas de vidro e sobrepor a cada uma delas outra placa com as mesmas dimensões. Para fixar as duas placas de vidro, que devem estar perfeitamente alinhadas, use prendedores de papel ou uma moldura.

Leve mais verde para sua parede!