Doa a quem doar

Doação de livros

Imagem: divulgação

Desde cedo que se cria um leitor, é rara a criança que não se apaixona pelos livros se incentivada desde pequenas com esse belo hábito, que favorece a educação, a imaginação e um entendimento mais amplo e generoso da vida e do mundo.

Se você é uma dessas mães que adora apresentar livros e já percebe o brilho nos olhos do pequeno ao passar pelas novas páginas, temos uma dica esperta.

Doação de livros

Imagens: reprodução

Sem fins lucrativos, o site Livro Sem Apego visa aproximar e favorecer a troca entre quem quer doar e quem quer ganhar novos livros. Uma ideia para lá de simpática e econômica para essa paixão virar rotina.

Os livros são oferecidos na página, e os interessados podem escolher à vontade. Depois o site facilita a aproximação entre doador e interessado, que a partir de então só vão precisar organizar a logística da entrega.

Também existem livros de adulto circulando, uma ótima oportunidade para todo mundo que ama ler e que não consegue passar batido por um bom livro. Também um espaço bem bacana para você fazer circular aquela obra que te tocou.

É só doar!

A cara do pai

A cara do pai

Fotos: Papo de Homem

Se não faltam imagens e relatos de mães no momento do nascimento do bebê, nem sempre sabemos exatamente o que se passa na cabeça dos pais. E é normal, os homens estão fora do foco no momento que mistura um ‘que’ de milagre, amor infinito, alegria e alívio para as mães de finalmente poder ter o filhote nos braços.

A cara do pai

Fotos: Papo de Homem

O que não significa que os homens também não estejam explodindo em novas e incríveis sensações. Toda emoção do momento que os pais veem pela primeira vez os seus bebês foi revelada em imagens para lá de tocantes, que nos mostram pelo menos um pouquinho do que eles sentem quando é chegada a hora.

Alguns desabam em lágrimas, outros abrem um sorriso gigante, alguns ficam paralisados de tanto sentimento novo, outros querem participar, ajudar, de alguma maneira fazer parte e eternizar esse momento que será sempre único. Parte das imagens mostra pais que recebem os filhos em casa, em momentos íntimos de pura cumplicidade e afeto, mas independentemente de onde aconteça o parto, em todas as fotos eles estão loucos de felicidade.

A cara do pai

Fotos: Papo de Homem

O desejo é que toda nova mamãe pudesse ter ao lado um companheiro ou companheira presente, dando essa dose esperada de suporte e carinho. Mas podemos pelo menos ter certeza de que os pais que se envolvem dessa maneira recebem em troca um momento de amor único e inexplicável que dura para sempre.

Amor e humor

Amor de irmã

Fotos: Camila Lima/thevintagenews

Há de se celebrar o amor romântico, o amor entre mães e filhos, pais e filhos, o amor. E nos encantamos com esse ensaio que celebra uma relação que une família e amizade, parceria e companheirismo: o amor entre irmãs.

A fotógrafa Camila Lima captou essa parceria especial e delicada através de duas gêmeas cheias de alegria e vitalidade. As brasileiras Maria e Paulina Pignaton Pandolfi completaram 100 anos no maior alto astral e para celebrar não só a idade incrível, mas a amizade única que as acompanha pela vida, toparam participar dessas fotos que definem bem o humor delas.

Amor de irmã

Fotos: Camila Lima/thevintagenews

Afinal, nada como viver uma vida longa e poder celebrá-la ao lado da sua melhor amiga. As irmãs construíram grandes famílias, comemoraram alegrias e também superaram um montão de dificuldades, mas sempre puderam contar com o total apoio uma da outra.

Quem tem irmãos sabe a sorte que é ter alguém para compartilhar cada situação da vida. Mesmo que não faltem briguinhas pelo caminho, o importante é seguir com união e bom humor. Sem nenhuma dúvida, essa é a receita das gêmeas centenárias.

Afinal, envelhecer é sorte e envelhecer junto é melhor ainda!

Como foi o seu dia?

Como se aproximar dos filhos

Foto: Expert Beacon

Quem tem filhos em idade escolar conhece bem essa pergunta, uma maneira de se inteirar dos acontecimentos e da rotina dos filhotes que passam grande parte do dia fora, vivendo suas próprias aventuras.

Como se aproximar dos filhos

Fotos: schoolyardstories.com.au

Mas nem toda criança costuma partir daí para uma conversa aberta e gostosa. Às vezes resta às mães um lacônico “foi legal” e daí, bem, fim de papo, certo? Nada disso, a jornalista Leslie Means do blog “Her view from home” sugere 50 perguntas supersimpáticas para se aproximar dos filhos e compartilhar reflexões importantes.

Como se aproximar dos filhos

Foto: Tudo Sobre Minha Mãe

Aqui traduzimos algumas dicas de perguntas para aumentar ainda mais os laços de intimidade e cumplicidade entre você e os pequenos:

  1. O que fez você sorrir hoje?
  2. Você foi bom com alguém hoje? Ou você viu alguém sendo bom com outra pessoa?
  3. Você viu alguém fazendo uma coisa que não era legal com outra pessoa?
  4. Todos os amiguinhos tinham com quem brincar na hora do recreio?
  5. Sobre o que era o livro que a sua professora leu hoje?
  6. Alguém fez alguma coisa engraçada na escola, que fez você rir?
  7. Alguém chorou hoje na escola?
  8. Você fez alguma coisa criativa hoje?
  9. Qual é a coisa que todo mundo está adorando brincar no recreio?
  10. Qual foi a melhor coisa que aconteceu no seu dia?
  11. Você ajudou alguém hoje?
  12. Alguém te ajudou? Você falou ‘obrigado’?
  13. Com quem você sentou na hora do almoço/merenda?
  14. Houve algo na escola que você não entendeu muito bem?
  15. Quem te inspirou hoje? Alguém fez algo que te causou admiração?
  16. Qual foi a melhor e a pior coisa do seu dia hoje?

Essas são só algumas sugestões, vale ler mais algumas ótimas ideias traduzidas para o português no blog “Tudo sobre minha mãe“, apostamos que vão render ótimos papos e transformar a rotina da família, vale experimentar!

Amor de mãe (de verdade)

Papo Família

Imagens: Jade Nohrdal

A maternidade nem sempre é como nos comerciais de margarina, na verdade, na maioria das vezes, não é nada fácil ser mãe, principalmente nos primeiros meses, quando toda família ainda está se adaptando à nova rotina. Noites acordada, refeições pela metade, exaustão e vida social zero são algumas das novidades que acabam entrando para pauta nos primeiros anos.

Papo Família

Imagens: Jade Nohrdal

Quando tudo parecia para lá de difícil, uma mãe norueguesa encontrou humor e leveza para lidar com essas questões. Jade Nohrdal começou a compartilhar ilustrações hilárias que mostram o seu dia a dia com o bebê Abel, numa realidade que poderia ser a de qualquer mãe, e hoje ela vem conquistando a internet.

Papo Família

Imagens: Jade Nohrdal

As situações são tão reais que vêm ganhando empatia de milhares de mulheres do mundo todo que começaram a seguir a sua conta no Instagram e se reconhecem em cada uma das imagens.

Papo Família

Imagens: Jade Nohrdal

O sucesso foi tanto que virou até livro, por enquanto só publicado na Noruega, com todas as suas ilustrações que mostram a maternidade nua e crua, sem o monte de glamour que anda rodeando o tema e nem sempre é verdadeiro.

Papo Família

Imagens: Jade Nohrdal

Apesar de todo o perrengue ela garante que também se diverte muito. Alguém duvida?