Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Arte (de)coração pulsante

 

Ana Strupmf
Foto: Alessandro Guimarães

As cores e formas de Ana Strumpf saltam e pulsam aos olhos. É nessa batida pop, divertida e repleta de amor que a multicolorida e multifacetada artista deixa sua marca em tudo que faz. A criativa renova o fôlego e preenche espaços com um olhar singular, levando sua arte híbrida para ilustrações, projetos de décor, móveis e para emblemáticas capas de revista.

Não para por aí. Sem fronteiras, seus traços também invadem produtos criados a partir de parcerias com marcas mil. Aqui na Filó, ela já assinou uma linda bolsa para a coleção Instantes Sonhados. O caráter múltiplo se estende à vida pessoal: mãe de gêmeos, Ana é dona de casa e vive na ponte aérea entre SP e NY. Para driblar a correria, a artista recorre à ioga e tem tentando incorporar a meditação na rotina.

Falando em equilíbrio, a ilustradora não resiste a um pretinho básico. “Trabalho com tanta cor que preciso equilibrar. Amo preto, jeans, batom vermelho, listrado, clássicos, pérolas”, revela ela, que é formada em moda. “Minhas paixões são moda, design e arte”.

As nossas também, Ana!

Ana Strumpf
Fotos: acervo pessoal

Confira a entrevista:

Conta para a gente como tudo começou, como a ilustração entrou na sua vida. E o restante dos projetos?
Eu sempre gostei der desenhar, sempre fez parte da minha vida. Desde criança eu dizia que queria ser pintora. Estudei moda e meu trabalho de conclusão de curso foi criar uma loja chamada Garimpo, que usava sobra de tecido da loja de decoração dos meus pais. Tinha muita sobra de tecido que eu reaproveitava. A loja durou 6 anos, foi de 2003 a 2009. Acabou que meu marido passou para uma bolsa de estudo em NY e eu fui com ele. Foi então que fechei a loja. Comecei a desenvolver os projetos de decoração, lado da minha carreira que perdura até hoje. Junto disso também comecei a desenhar de maneira bem orgânica. Comecei a “rabiscar” em capa de revista. Foi bem na época do início do Instagram, postava e todo mundo gostava, repostava. Meu trabalho começou a viralizar em blogs também. Por conta das capas de revista, algumas marcas começaram a me pedir trabalho. Nem eu acredito que eu vivo das minhas criações. Minhas paixões são moda, arte e design, sempre gostei desse universo.

Ana Strumpf 2
Fotos: acervo pessoal

O que tem feito hoje em dia? Quais são seus projetos atuais?
Estou sempre com pé na moda, no design de interiores, decoro minhas capas. Já fui produtora de moda, de revistas, fui vendedora, já fiz curso de desenho. Nunca perdi essa ligação com a moda. Cada hora estou envolvida em um projeto. Também faço produto, gosto de juntar tudo. Produto, cenografia, ilustração. Agora estou em SP, mas sempre volto para NY, me identifico muito com a cidade, é minha preferida. Estou sempre envolvida com marcas internacionais, agora vou fazer parceria com de decoração e de beleza. Tem projeto novo vindo por aí.

Design sempre foi uma paixão? Quais são suas outras paixões?
Além da minha família e amigos, eu amo arte, música, cinema, todas as artes, comer. Passar o fim de semana com minha família, ver seriado. Agora estou vendo “Girls”, “Love” e “Big Little Lies”.

Ana Strumpf
Foto: acervo pessoal

O que te inspira a criar?
Desde andar na rua, em qualquer lugar, ver as pessoas, vitrines, museus, arte. Estou buscando referências sempre. Vejo coisas legais no Instagram, na internet. Meus filhos gêmeos de 3 anos e meio, o Max e o Noah, me inspiram demais. Estou mais solta nesse mundo lúdico das crianças. É uma imaginação tão rica, o mundo infantil me inspira.

Quais são suas referências criativas da ilustração, design, cinema, arte?
Matisse, Keith Haring, Jonas Woods, Brian Calvin. Meu marido é cineasta, adoro cinema. Amei “Moonlight”, uma história belíssima de amor, muito sensível. Adoro a Iris Apfel e todas as senhoras maravilhosas e descoladas do site Advanced Style.

Seu estilo tem a ver com suas criações?
Meu trabalho é supercolorido, mas estou sempre de preto. Já fui adepta ao brechó e usei muita cor e estampa. Hoje sou bem mais básica e prática. Trabalho com tanta cor que preciso equilibrar. Amo preto, jeans, batom vermelho, listrado, clássicos, pérolas.

Sua assinatura é inconfundível, você deixa a sua marca em tudo o que faz. Sempre foi assim? Ou demorou para você achar a sua cara?

Não achei desde o início e estou sempre em busca da evolução. O pop, os contornos pretos, o traço não muda, mas evoluir é bom para não ficar repetitivo. Sempre busco alguma coisa diferente. É um equilíbrio entre estilo e inovação.

Ana Strumpf
Foto: Alessandro Guimarães

Tem algum ritual durante suas criações?
Às vezes eu anoto para não esquecer. Gosto de desenhar no meu local de trabalho, com meu chá que eu adoro, com minha prancheta. Desenho para cima para não ficar com dor na cervical.

O que a arte de criar significa para você?
90% trabalho duro e 10% inspiração. Fazer e refazer. Ócio criativo sempre. Viver de criatividade não é fácil.

Tem algum trabalho favorito?
Gosto dos meus trabalhos autorais, das capas de revista. Adorei um editorial que fiz para a Elle México ultimamente. E dos editoriais que fiz para a Vogue Brasil.

Para você, o que é ser pop?
Ser pop é ser popular, atingir as massas sem me trair. Me respeitando sempre.

O que tem escutado de música?
Fui no último Lollapalooza, assisti ao show do The Weekend. Adoro ir em shows. Tenho ouvido uma banda de soul chamada Cymande. Adoro hip hop, música negra. Drake, Erykah Badu, Kendrick Lamar…

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.