Pra morar e viver

Vila Comunitária

Foto: Studio Elmo Vemijs

Como transformar um problema em inovação, reintegração social e exemplo de arquitetura? Com muita vontade e mais um tanto de criatividade. Pelo menos é o que a Holanda nos mostrou com um projeto pra lá de especial.

Acaba de sair do papel uma incrível vila comunitária. Obra estúdio de arquitetura Elmo Vermijs e a construtora Trudo/Spirotech, especializadas em construções sociais e projetos pra lá de contemporâneos que unem boas intenções, bem estar, sustentabilidade e conexão com a natureza.

Vila comunitária

Foto: Studio Elmo Vemijs

 Criada pra abrigar moradores em situação de rua, a vila foi desenhada pra fortalecer o vínculo entre os moradores, trazendo um sentimento de ajuda mútua e pertencimento. Todas as casas, além da estrutura simples e do desenho minimalista, são equipadas com sistema de geração de energia fotovoltaica, eliminando os gastos com eletricidade.

O morador pode ficar na casa o quanto precisar, e nesse tempo tem que trabalhar pela vila, compartilhando os espaços e seguindo as regras, até se sentir pronto a se integrar de novo. 

Vila comunitária

Foto: Studio Elmo Vemijs

Bom saber que de boas ideias e intenções o mundo está cheio!