Bebidas menos calóricas

Foto: nailderella.com

O Carnaval finalmente chegou! E haja fôlego para aguentar o ritmo frenético da folia. É preciso cuidado para não exagerar e prejudicar a saúde com a falta de descanso e alimentação desregrada, fora os quilinhos indesejados bem no auge do verão. Importante saber escolher o que comer e  beber. Para garantir disposição e saúde, beba pelo menos 2 litros de água por dia e abuse das frutas, saladas, verduras, legumes e proteínas magras.

Tudo o que comemos é composto por proteína, gordura e/ou carboidrato. Além desses, a única substância que fornece calorias é o álcool. São 7 calorias para cada grama sem nenhum nutriente. Ou seja, a bebida agrega  “energia” e dá trabalho para o organismo. Entender o que acontece com o organismo quando ingerimos álcool é fundamental para extrairmos só o “lado bom” da bebida. Então vamos lá!

Bebidas menos calóricas

Fotos: justonecookbook.com | sylvieandjoan.co.uk

Nem toda a gordura que consumimos vai nos engordar, afinal se gastarmos mais calorias do que aquelas que ingerimos, nosso corpo vai utilizar a gordura armazenada como fonte de energia. No entanto, o álcool dá uma bagunçada nesse processo. Como ele não pode ser armazenado pelo corpo, o processo natural é usá-lo como fonte prioritária de energia. Isso significa que nossa habilidade de usar gordura como “combustível” ficará um pouco esquecida depois que bebemos. Como consequência, qualquer caloria consumida junto ou logo após a ingestão de bebida alcoólica virará tecido adiposo, aumentando a barriga.

Ou seja, o que mais engorda quando bebemos é o que comemos. Nesse contexto, é importante comer algo leve antes de começar a beber, esperar 1 hora e alternar a ingestão da bebida com água. Também é importante evitar comer antes de dormir, a não ser que você pretenda virar a noite. Nesse caso, opte por petiscos magros como ovo de codorna, tomate cereja, carpaccio, salmão defumado, sanduíche de queijo minas, omelete, etc.

Bebidas menos calóricas

Fotos: sylvieandjoan.co.uk

Desta forma, tanto o seu corpo quanto o seu dia seguinte serão mais leves. E por falar nisso, o melhor jeito de evitar a ressaca é não misturar bebidas alcoólicas destiladas com fermentadas e intercalar os copos de bebida com os de água a noite toda. Mas se a ressaca te pegar, acorde e tome um copo de água com limão espremido e um copo de água de coco para ajudar a hidratar mais rápido e fuja dos alimentos gordurosos durante todo o dia.

Dentre as bebidas alcoólicas, as menos calóricas são os vinhos tintos e brancos (quanto mais secos, melhor), vodca, champanhe, proseco e saquê.

Abaixo uma tabela com as principais bebidas e suas calorias para ajudar você na escolha:

Bebidas menos calóricas