Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Conheça a costureira mais antiga da Maria Filó

Feito maestro com a sua partitura, Dona Hildete rege uma orquestra composta por tecidos mil. No lugar da batuta em mãos, a máquina de costura. Como cordas do violão que vibram, as linhas seguem um movimento fluido, cadenciado pela agulha ritmada. Nessa dança que segue há quase 50 anos, a costureira mostra que sabe exatamente para o que nasceu.

Se está triste, costura. Se está alegre, costura. A vida, para ela, é compor peças repletas de detalhes, amor e dedicação. Dona Hildete transforma trabalho em lazer e faz da Maria Filó sua segunda família, com a qual compartilha seus dias há quase 20 anos.

Feliz Dia da Costureira para a nossa querida Hildete e para todas as outras costureiras que fazem toda a diferença no nosso dia a dia!

Leia nosso papo

Como você começou a costurar?
Eu comecei com 16 anos, sempre trabalhei com costura, é a minha vocação. Quem me trouxe para cá foi o filho da dona Célia (criadora da marca). Gosto da Maria Filó, é a minha segunda família. Me sinto em casa. É um lugar muito bom para trabalhar. Todo mundo é amigo, todo mundo fala comigo. Quando eu comecei, a Maria Filó era pequena. Umas 4 lojas, tinha só uma máquina de costura caseira. Agora temos muitas máquinas industriais. Não tinha pilotista, modelista, era só eu mesma.

O que mais gosta na arte da costura?
Gosto de tudo. Teve uma época que pilotei. Sou pilotista, modelista e costureira.

Se não fosse costureira, seria o quê?
Nada. Se estou alegre, me divirto com a costura. Se estou triste, me divirto com a costura. Costuro aqui e, quando estou em casa, me distraio com a costura. Me sinto bem. Meu trabalho é lazer. Tenho paciência e dedicação.

O que é mais importante para ser uma boa costureira?
Muita paciência e gostar do que faz.

 

Qual é a o maior aprendizado que teve nesses anos?
Aprendi muita coisa. A convivência com as pessoas, a educação. Todo mundo gosta de mim, me trata bem, eu gosto de todo mundo. Eu sou comunicativa e adoro esse contato com as pessoas.

O que gosta de fazer nas horas vagas?
Costura! Se não tenho nada para fazer, eu costuro. Tenho que costurar. É o dom da pessoa. Minha família toda é dessa área. Meu pai era alfaiate. Minhas 7 tias eram costureiras.

Você faz as próprias roupas?
Faço camisa e calça para o meu filho. Já fiz vestido de casamento, de madrinha. Eu brinco com a tesoura, com a máquina, eu gosto de trabalhar. Domino a costura.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.