Na Filó

PAPO FAMÍLIA

Grandes meninas

papo família 1
Imagens: style.com

Não só de Peter Pan, Pinóquio ou fadas e princesas vive a literatura infantil, é preciso lembrar de grandes personagens femininas para incentivar as nossas meninas a se encantarem pela leitura, mas também a entender todo potencial que existe em ser mulher.

Personagens como a inesquecível Emília, a boneca de pano astuta e falante que aparece pela vez no livro As Reinações de Narizinho, e que diz sem papa nas línguas muito do que nem homens e nem mulheres podiam dizer. Criada por Monteiro Lobato na Era Vargas, Emília destilava ideias transgressoras e empoderadas escondidas atrás de frases absurdas, não é a toa que ainda somos apaixonadas por ela.

papo família 3
Imagens: style.com

Enquanto isso, na Suécia, uma outra garotinha independente e louquinha mexia com a imaginação das meninas, era Píppi Långstrump, a orfã que se virava sozinha, se livrara de valentões e recusava conselhos de adultos enquanto descobria o mundo acompanhada por um cavalo e um macaquinho.

Criada em 1945, a personagem foi um sucesso ao trazer uma visão nova sobre a infância e principalmente sobre a igualdade de gêneros. Já mais recentemente, Luna Clara e Apollo Onze, de Adriana Falcão, traz uma aventura diferente. Forte, esperta e decidida, Luna parte em busca de seu pai por um universo dominado por lirismo e fantasia, enquanto desconstrói um ideal de fragilidade e delicadeza que continua se vincular ao imaginário de como deve ser uma menina.

papo família 2
Imagens: style.com

E pra fechar o pacote: a inesquecível Alice, que há 150 anos decidia seguir um coelho branco e mergulhar num tal mundo das maravilhas. Além de trazer uma menina como a curiosa, corajosa e inventiva protagonista, o livro também marca uma mudança no conceito de livros infantis, trazendo uma criança questionadora e astuta viajando sozinha por um ambiente de liberdade e fantasia.

Inspiração para muito pensamento e boa leitura, porque afinal são grandes meninas que se tornarão grandes mulheres!

 

  • Tags

  • Pais e amor
    10.08.2018 • Família
    As primeiras aventuras, ondas, papos-cabeça, visitas ao Maracanã…...
    saiba mais
  • Grandes meninas
    07.03.2018 • Cinema e Literatura
      Não só de Peter Pan, Pinóquio ou fadas e princesas vive a liter...
    saiba mais
  • Mulheres de ouro
    06.03.2018 • Cinema e Literatura
    O cinema americano continua relacionado à juventude e beleza, a grande...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.