Carnaval suíço

Fotos: Robert Harding

O carnaval se aproxima, dizem alguns que já começou, mas você só pensa em entrar no cinema e só sair de lá 5 dias depois? Queria mesmo era fugir desse calor e correr para neve?

Fotos: Swiss Info | Chocolate Suíço

Temos uma notícia, um dos carnavais mais antigo do mundo acontece na neve, onde menos se espera, entre algumas cidades da Suíça. Mais especificamente na cidade da Basileia, que recebe a festa de 72 horas ininterruptas, levando dezenas de milhares de pessoas para assistirem ao desfile de 484 grupos carnavalescos à beira do rio Reno, no triângulo Suíça-Alemanha-França.

Carnaval suíço

Fotos: Swiss Info | Basel News

A festa tem clima familiar e é pura alegria, misturando um grande baile de máscaras a temas sociais, lendas e contos locais. Além de uma grande festa popular, também uma maneira gostosa de aprender sobre a cultura local e a história da região.

Carnaval suíço

Fotos: Dreams Time

Tem música, dança e o melhor, nada de calorão. Quem sabe um belo programa para o ano que vem? Uma fuga e tanto, mas vamos combinar, o nosso carnaval sempre será o mais divertido do mundo!

Meditação para crianças

Foto: Mind Valley Academy

Se a ideia de férias remete a um paraíso calmo e ensolarado, é só pensar em “férias escolares” para essa ideia mudar totalmente. Caos e bagunça de um lado, energia de sobra para aproveitar cada segundo do outro, que tal encontrar um equilíbrio nessa equação?

E não há forma melhor de encontrar equilíbrio que a meditação. Calma, não tem problema se os pequenos tiverem dificuldade de relaxar. Existem aplicativos próprios para ajudar os pais e as crianças a meditar.

Meditação para crianças

Foto: Den Meditation

O Vivo Meditação foi desenvolvido por Satyanatha – nome monástico do brasileiro Davi Murbach, que viveu 7 anos como monge em Kauai Aadheenam na Índia. Ele ensina técnicas fáceis de meditação para crianças entre 4 e 12 anos.

Através de vídeos e áudios, o site Criança Zen também traz dicas e técnicas simples para iniciá-las a tranquilizar a mente, exercitar a calma e o foco.

Meditação para crianças

Imagens: Vivo Meditation

Para ensinar meditação e, por que não, um pouco de inglês para as crianças, o aplicativo australiano Smiling Face foi desenvolvido por educadores e psicólogos. Também é uma delícia para os adultos, que podem começar dedicando apenas 10 minutos por dia à meditação.

E acredite, os benefícios vão muito além de tardes mais tranquilas!

Amor entre irmãs

Algumas de nós sabem exatamente como é, outras experimentaram de uma maneira diferente. Seja como for, é uma delícia ter uma irmã, crescer compartilhando a rotina, manias, segredos, roupas e travessuras com alguém todos os dias, aprender a ver a vida através de outro olhar, trocar impressões sobre tudo, momentos felizes e tristes.

Amor entre irmãs

Mesmo que não andem tão unidos, guardam lembranças inesquecíveis e aprendizados essenciais para o nosso crescimento. Por saberem o quanto é bom crescer com uma parceria, alguns pais acabam decidindo aumentar a família. E muitos pequenos sonham com os irmãozinhos, mas alguns torcem o nariz para a notícia.

Amor entre irmãs

Para inspirar casais que sonham em ter mais um filho ou apenas para arrancar risadas e despertar belas lembranças, a coreana Paper Fly soltou a mão em ilustrações que mostram alguns hábitos, diversões e fofuras entre duas irmãs. Não tem como não se lembrar de várias histórias, ou pelo menos não desejar ter vivido alguns desses momentos simples e genuínos.

Amor entre irmãs

Que tal enviar esses desenhos para sua irmã e mostrar o quanto ela é especial?

 

Foto: abubblylife.com

Faltam menos de 30 dias para o Natal, menos de um mês para uma das festas mais gostosas e importantes do ano, quando as famílias se juntam rodeadas de amor, boas comidas e ótimas intenções.

Também uma época importante para começar a explicar para crianças que o significado do Natal vai muito além dos presentes e que, independentemente da religião, é uma data que marca a união, a gratidão pelos que tornam nossa vida especial, também um momento de compartilhar, de ter empatia por quem está ao nosso redor.

Imagem: ABC News

E para que essa lição seja aprendida de uma maneira doce e divertida, para que o sentido do Natal nunca seja esquecido, o blog Tudo Sobre Minha Mãe teve uma ideia bem simpática.

A criação de um calendário de boas ações, para fazer com as crianças ou deixar que façam sozinho. É só ir marcando item por item as coisas boas que fizeram, olha só:

Dia 1: Faça uma tarefa de casa no lugar de outra pessoa.

Dia 2: Escreva uma carta (ou peça ajuda para alguém escrever) para alguém que precise de carinho.

Dia 3: Separe e doe livros para uma criança, uma biblioteca ou uma escola.

Dia 4: Arrume uma bagunça que você não fez.

Dia 5: Ceda a sua vez: na fila da escola, na hora de comprar o lanche, na vez de ver televisão em casa.

Dia 6: Preste atenção e diga “obrigado” às pessoas que fazem algum tipo de serviço para você. (Que seja o porteiro, o motorista do ônibus, o jornaleiro da banca, a caixa da padaria, a faxineira da sua casa, o jardineiro do seu condomínio).

Dia 7: Fale alguma coisa bonita ou elogie alguém.

Dia 8: Faça 3 cartões de Natal para coleguinhas da escola ou amiguinhos da vizinhança.

Dia 9: Escreva (ou peça ajuda) uma mensagem bacana e deixe no retrovisor de um carro.

Dia 10: Ajude a natureza recolhendo o lixo numa praia, num parque, em algum lugar ao ar livre. Não esqueça de levar um saco de lixo.

Dia 11: Coloque os cartões que você fez para os amigos no Correio.

Dia 12: Fale para alguém por que você gosta dela.

Dia 13: Segure a porta para alguém passar.

Dia 14: Brinque com alguma criança que esteja sozinha.

Dia 15: Escreva um bilhete ou faça um desenho para alguém que te ajudou neste ano.

Dia 16: Separe roupas do seu armário que você não usa mais para doar.

Dia 17: Peça ajuda aos seus pais e compre um lanche para um morador de rua.

Dia 18: Desenhe algo que você gosta de fazer em familia.

Dia 19: Separe os brinquedos que você não brinca mais para doar.

Dia 20: Ajude a preparar o jantar.

Dia 21: Faça um bolo, sobremesa ou biscoito para a familia e ofereça uma parte para algum vizinho.

Dia 22: Conte uma piada para fazer alguém sorrir.

Dia 23: Ligue para alguém querido que more longe para conversar.

Dia 24: Deixe uma mensagem desejando “Feliz Natal” debaixo da porta de alguém.

Dia 25: Faca uma lista de gratidão (escrita ou desenhada) sobre as coisas boas da sua vida.

Imagem: tudosobreminhamae.com

Um mês para aprender valores importantes, generosidade e o poder transformador de uma boa ação!

Fantasia para crianças

Foto: Pop Sugar

Hoje é dia de Halloween! Embora não seja lá uma grande tradição no Brasil, é uma festa para lá de divertida. Apesar de agora não termos o clima outonal, época de grandes abóboras e as casas enfeitadas, também podemos achar espaço para incorporar o melhor dessa tradição.

Fantasia para crianças

Fotos: Parenthood

Ou pelo menos os pequenos, que adoram as fantasias e principalmente os doces. E no final das contas vira uma grande diversão para nós, que imaginamos e criamos as fantasias dos filhotes.

Fantasia para crianças

Foto: Bored Panda

Aí vale deixar a criatividade correr solta, seja com personagens assustadores ou não, a graça é ser quem quiser.

Fantasia para crianças

Fotos: Pop Sugar

Bonequinha de Luxo ou Frida Kahlo, Chucky ou Alex de Laranja Mecânica, Medusa ou rapper… e que tal a fantasia de algodão doce?

Fantasia para crianças

Fotos: Bored Panda

Mas não tem para ninguém, a fantasia mais fofa desse Halloween são as meninas fantasiadas de velhinhas, assim fica impossível não querer curtir a festa das bruxas, que no Hemisfério Norte acaba sendo um grande Carnaval!

Fantasia para crianças

Fotos: Bored Panda