Foto: abubblylife.com

Faltam menos de 30 dias para o Natal, menos de um mês para uma das festas mais gostosas e importantes do ano, quando as famílias se juntam rodeadas de amor, boas comidas e ótimas intenções.

Também uma época importante para começar a explicar para crianças que o significado do Natal vai muito além dos presentes e que, independentemente da religião, é uma data que marca a união, a gratidão pelos que tornam nossa vida especial, também um momento de compartilhar, de ter empatia por quem está ao nosso redor.

Imagem: ABC News

E para que essa lição seja aprendida de uma maneira doce e divertida, para que o sentido do Natal nunca seja esquecido, o blog Tudo Sobre Minha Mãe teve uma ideia bem simpática.

A criação de um calendário de boas ações, para fazer com as crianças ou deixar que façam sozinho. É só ir marcando item por item as coisas boas que fizeram, olha só:

Dia 1: Faça uma tarefa de casa no lugar de outra pessoa.

Dia 2: Escreva uma carta (ou peça ajuda para alguém escrever) para alguém que precise de carinho.

Dia 3: Separe e doe livros para uma criança, uma biblioteca ou uma escola.

Dia 4: Arrume uma bagunça que você não fez.

Dia 5: Ceda a sua vez: na fila da escola, na hora de comprar o lanche, na vez de ver televisão em casa.

Dia 6: Preste atenção e diga “obrigado” às pessoas que fazem algum tipo de serviço para você. (Que seja o porteiro, o motorista do ônibus, o jornaleiro da banca, a caixa da padaria, a faxineira da sua casa, o jardineiro do seu condomínio).

Dia 7: Fale alguma coisa bonita ou elogie alguém.

Dia 8: Faça 3 cartões de Natal para coleguinhas da escola ou amiguinhos da vizinhança.

Dia 9: Escreva (ou peça ajuda) uma mensagem bacana e deixe no retrovisor de um carro.

Dia 10: Ajude a natureza recolhendo o lixo numa praia, num parque, em algum lugar ao ar livre. Não esqueça de levar um saco de lixo.

Dia 11: Coloque os cartões que você fez para os amigos no Correio.

Dia 12: Fale para alguém por que você gosta dela.

Dia 13: Segure a porta para alguém passar.

Dia 14: Brinque com alguma criança que esteja sozinha.

Dia 15: Escreva um bilhete ou faça um desenho para alguém que te ajudou neste ano.

Dia 16: Separe roupas do seu armário que você não usa mais para doar.

Dia 17: Peça ajuda aos seus pais e compre um lanche para um morador de rua.

Dia 18: Desenhe algo que você gosta de fazer em familia.

Dia 19: Separe os brinquedos que você não brinca mais para doar.

Dia 20: Ajude a preparar o jantar.

Dia 21: Faça um bolo, sobremesa ou biscoito para a familia e ofereça uma parte para algum vizinho.

Dia 22: Conte uma piada para fazer alguém sorrir.

Dia 23: Ligue para alguém querido que more longe para conversar.

Dia 24: Deixe uma mensagem desejando “Feliz Natal” debaixo da porta de alguém.

Dia 25: Faca uma lista de gratidão (escrita ou desenhada) sobre as coisas boas da sua vida.

Imagem: tudosobreminhamae.com

Um mês para aprender valores importantes, generosidade e o poder transformador de uma boa ação!

Fantasia para crianças

Foto: Pop Sugar

Hoje é dia de Halloween! Embora não seja lá uma grande tradição no Brasil, é uma festa para lá de divertida. Apesar de agora não termos o clima outonal, época de grandes abóboras e as casas enfeitadas, também podemos achar espaço para incorporar o melhor dessa tradição.

Fantasia para crianças

Fotos: Parenthood

Ou pelo menos os pequenos, que adoram as fantasias e principalmente os doces. E no final das contas vira uma grande diversão para nós, que imaginamos e criamos as fantasias dos filhotes.

Fantasia para crianças

Foto: Bored Panda

Aí vale deixar a criatividade correr solta, seja com personagens assustadores ou não, a graça é ser quem quiser.

Fantasia para crianças

Fotos: Pop Sugar

Bonequinha de Luxo ou Frida Kahlo, Chucky ou Alex de Laranja Mecânica, Medusa ou rapper… e que tal a fantasia de algodão doce?

Fantasia para crianças

Fotos: Bored Panda

Mas não tem para ninguém, a fantasia mais fofa desse Halloween são as meninas fantasiadas de velhinhas, assim fica impossível não querer curtir a festa das bruxas, que no Hemisfério Norte acaba sendo um grande Carnaval!

Fantasia para crianças

Fotos: Bored Panda

Imagens: BBC

A Finlândia anda reavaliando seus conceitos educacionais e reformando prédios para levar ainda mais liberdade ao ambiente escolar. E eles sabem o que estão fazendo.

Um dos países com os melhores resultados do mundo, já faz tempo que a Finlândia se tornou referência em educação de qualidade aliando jornadas escolares mais curtas, poucas tarefas e provas, e adiando a alfabetização até que as crianças tenham sete anos de idade, que eles consideram uma idade mais madura para começar o processo de forma mais completa.

Imagens: BBC

E agora o país parte para uma reestruturação física das escolas, num projeto bacanérrimo que transforma o formato tradicional num ambiente mais fluido, flexível, amigável e agradável para o desenvolvimento e convívio escolar.

Escolas do futuro

Imagens: BBC

São prédios abertos com espaços multimodais, com paredes transparentes e divisórias móveis. Os ambientes incluem sofás, pufes e bolas de pilates ao invés das carteiras escolares tradicionais. Não há divisão clara entre os corredores e as salas, as aulas podem acontecer em diferentes espaços, de acordo com o conteúdo ou a vontade dos alunos e do professor.

Escolas do futuro

Imagens: BBC

Segundo os criadores das novas escolas, o plano aberto não é só um conceito arquitetônico, mas também um estado mental, que inclui as diferenças entre os alunos e seus diferentes processos de aprendizado, fazendo também com que eles se responsabilizem e participem mais ativamente da própria educação.

Escolas do futuro

Imagens: BBC

As crianças do amanhã prometem!

Imagem: Indy’s Child

Que seja saudável, que seja gostoso… e que seja um sucesso. Parece simples, mas não é nem um pouco fácil criar um lanche que seja apropriado para os pequenos, com altos valores nutricionais, sabor e que deixe as crianças com água na boca.

Imagens: Smashed Peas and Carrots | Another Lunch

Isso tudo sem contar o preço e o tempo para produzir toda a refeição, afinal, muitas vezes é uma missão diária, então também precisa ser prática para os pais criarem uma merenda que encante aos olhos e ao paladar. A coisa mais importante talvez seja criar um mix de comidinhas saudáveis, uma boa ideia é combinar frutas frescas, queijos, um sanduíche ou massa, castanhas e algum vegetal que faça sucesso na sua casa, como brócolis, tomatinho cereja ou minicenouras.

Imagem: Pop Sugar

Outra parte importante é o fator diversão, que tal usar formas fofas de biscoito para cortar o sanduíche, o queijo e as frutas em formatos de estrelinhas e corações? Também vale fazer as crianças participarem da montagem do lanche, tanto opinando no conteúdo como ajudando na confecção, embalando os sanduíches, lavando as frutinhas… apostamos que tudo vai ficar ainda mais apetitoso!

Imagem: Nutritious Life

E o toque final: vale deixar uma surpresa ou outra de vez em quando, um bilhetinho, um desenho fofo, algo que vai deixar os filhotes de barriga cheia e coração aquecido o dia inteiro.

Moda de criança

Vira e mexe caímos de amores por uma pequena fashionista, pois é difícil resistir ao combo criança fofa + estilo e bom gosto, sem parecer que existe uma mãe por trás montando os looks e forçando uma certa barra para a criança gostar de algo que de repente não seria tão natural.

Moda de criança

Instagram @coco_pinkprincess

E eis que descobrimos Coco, a garotinha japonesa de 6 anos, que os pais juram de pés juntos que é uma apaixonada por moda e natureza. Criada na loja dos pais, um brechó em Harajuku, a área mais cool de Tokyo, Coco tem mesmo um gosto muito particular. O vai e vem de clientes estilosos à sua volta pode ter sido uma ótima influência, não é mesmo?

Moda de criança

Instagram @coco_pinkprincess

Moderna até o último fio de cabelo, a menininha parece bem à vontade em looks que parecem criados por alguns dos melhores stylists do mundo e garante escolher as peças, as poses, as fotos e amar o que a mãe chama de “atividade pós-escolar”. Coco acabou caindo nas graças de várias figuras conhecidas no mundo da moda. Agora ela promete seguir os passos de uma outra menina que começou exatamente assim.

Moda de criança

Instagram @coco_pinkprincess

Tevi Gavison ficou famosa ao lançar seu blog de moda aos 11 anos; aos 12 já era vista na primeira fila de desfiles como Chanel. Hoje em dia a americana edita uma revista e continua fazendo sucesso não só com seu olhar, mas também com sua visão crítica e politizada sobre a moda.

E isso a gente apoia de montão, não basta criar uma minifashionista, é também importante mostrar desde cedo caminhos conscientes no consumo e na moda para educar meninas que não estejam preocupadas em se vestir bem, mas em usar a moda para passar uma mensagem.