Muito embora o outono já tenha despontado por aqui, o calor promete não dar tréguas, afinal, moramos num país tropical (abençoado por Deus e bonito por natureza!). Mas os dias quentes podem se tornar mais deliciosos com um drink saudável, rico em vitamina C e superantioxidante, que ainda promete ser um boom de energia. Sem contar que é uma lindeza. 

Fotos: Half Baked Harvest

Você vai precisar de capim-limão, mel, flores de hibisco secas, folhas de manjericão frescas e lima, anote aí:

Comece por ferver a água. Retire-a do fogo e coloque o capim-limão, o mel, as flores de hibisco e as folhas de manjericão. Tape e deixe o chá assentar durante 20 minutos. Escorra para um jarro e tire com um coador as flores e as ervas. Esprema meia lima e prove para ver se o mel está na medida. Leve à geladeira até ficar bem gelado, sirva com gelo, decorado com capim-limão e fatias de lima.

Fotos: Half Baked Harvest

As flores de hibisco podem ser encontradas secas em lojas especializadas em ervas e especiarias, mas também vale lançar mão dos chás prontos de saquinho, só atente para qualidade e pureza, prefira as opções orgânicas e frescas. 

E refresque-se!

Benefícios da cúrcuma

Foto: The Online Grill

Já falamos aqui sobre o gengibre, nosso muso de outros carnavais, então é hora de falar da cúrcuma, nova queridinha que tem forma semelhante, uma raiz, uma cor belíssima, um sabor delicioso e propriedades mágicas que você precisa conhecer.

Se a cúrcuma tem roubado a cena por aqui, bem, não é lá grande novidade na Índia, onde ela é um dos ingredientes que dá cor e sabor ao famoso curry e tem um longo histórico de uso medicinal (mais de 4 mil anos) dentro das medicinas Ayurveda, tradicional chinesa e Sindhi.

Benefícios da cúrcuma

Foto: Wyoosumran

E sua cor, diga-se de passagem, é um deleite aos olhos e, além de tudo, deixam os alimentos vibrantes e lindos.

A cúrcuma em pó, por essa razão, é um dos temperos que você precisa ter sempre ao alcance das mãos, realçando o sabor dos pratos com pegada oriental, ou até sendo uma deliciosa pitada suavemente apimentada em pratos do dia a dia.

Mas muito além disso, a cúrcuma (também conhecido como açafrão-da-terra) tem altas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a aliviar cólicas menstruais, melhorando problemas gastrointestinais, febre, resfriados e ajudando até a reduzir o colesterol alto.

Benefícios da cúrcuma

Foto: Blog da Ginger

Como se fosse pouco, também tem sido reconhecida como antidepressivo natural, que pode ser consumido de maneira prática e gostosa, através de chás (frequentemente combinados com gengibre) e ótimas receitas, como o leite dourado, que você pode seguir aqui:

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de coco, leite de arroz ou leite de amêndoas não adoçado
  • ¼ – 1/2 colher de chá de pasta de cúrcuma (ou adicione cúrcuma em pó)
  • 1 colher de chá de óleo de coco
  • Algumas pitadas de pimenta-do-reino em pó
  • Uma pitada generosa de baunilha
  • Mel puro ou melado a gosto
  • Canela salpicada

Instruções

  • Coloque 1 xícara de leite com a pasta de cúrcuma, o óleo, a pimenta-do-reino, a baunilha e bata no liquidificador.
  • Bata na velocidade alta até que a mistura fique densa e espumante.
  • Sirva em uma taça, polvilhe canela e sirva.

Vamos experimentar?

Gengibre

Imagem: Pingo Doce

Algumas ervas e raízes são deliciosas e prometem, além de tudo, fazer um bem danado, mas poucas conseguem ser tão versáteis e saborosas quanto o gengibre. Original do sudeste asiático, o gengibre sempre foi xodó na Índia e na China, não só pelo gostinho apimentado, mas também pelos seus muitos benefícios para a saúde.

Gengibre

Imagem: ezday.co.kr

Não são poucos, se você já ouviu o quanto um chá de gengibre com limão e mel é bom para gripe, resfriado e dor de garganta, pode incluir na lista mais um monte de vantagens. A raiz melhora enjoos, principalmente aqueles do comecinho da gravidez, dores musculares, de cabeça, de estômago e cólicas. Anti-inflamatória e antioxidante, também promete ajudar contra o envelhecimento precoce, problemas respiratórios e garante até uma forcinha para ativar o metabolismo e ajudar a emagrecer.

Gengibre

Imagem: Foundation For The Aid of Life

E ainda nem falamos que pode ser usado de muitas formas, todas deliciosas, não tem desculpas para não contar com esse maravilhoso aliado para o bem-estar e para a saúde. Além do chá, que também aquece o corpo em noites frias e dá uma sensação bem gostosa, puro ou combinado com outras ervas e raízes como canela, hortelã e cúrcuma, o gengibre também é excelente tempero para aguçar o sabor de muitos alimentos. Pode realçar o bolo, o biscoito, o suco e a salada, temperar frangos, peixes e carnes e até dar um upgrade na sopa ou no arroz. Sem contar que é praticamente essencial em receitas indianas, tailandesas e em muitos pratos chineses.

Além do chá, do gengibre em pó e em lascas, o óleo essencial também é uma carta na manga para um banho relaxante e para espalhar perfume de alto astral pela casa. Difícil é achar alguma coisa com o qual o gengibre não caia bem.
Encontre a sua forma preferida e tenha sempre à mão esse santo e gostosíssimo remédio natural, seu corpo e sua alma agradecem!

Camomila

Foto: The Alternative Daily

Em sintonia com a nova coleção, que faz um convite a desacelerarmos e aproveitarmos o presente de maneira plena, hoje é dia de estreia de editoria por aqui. Vamos dar dicas preciosas para você se sentir bela por dentro e por fora, afinal, sabemos que corpo e mente andam de mãos dadas.

Para começar, vamos mergulhar na mais sabedoria ancestral das ervas e flores. Inspiradoras e perfumadas, saborosas e curativas, belas e poderosas, elas vão muito além do décor e do tempero.

E se nossas avós já sabiam disso faz tempo, o conhecimento e o uso delas foram deixados de lado por algumas gerações. Mas hoje voltam à cena numa busca por tranquilidade diante de um mundo tão acelerado.

Para desacelerar, o que pode ser mais gostoso do que um chá? O sabor já é relaxante por si só, mas muitas ervas ainda trazem efeitos maravilhosos para o corpo e para a mente. Como um delicioso chá de camomila, tão conhecida como solução para aplacar ansiedade e ajudar a ter uma bela noite de sono.

Foto: Green Me

Além de calmante, a delicada flor branca e amarela também é um maravilhoso remédio para aliviar cólicas fortes e dores menstruais. A infusão de camomila também é uma forma natural de combater gastrite e azia, enquanto o óleo essencial atua muito bem como alívio para dores de cabeça, pode ser melhor? Pode, a plantinha mágica também dá um up no sistema imunológico, sendo ótima aliada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Saiba como preparar a infusão: use 2 ou 3 colheres de chá de flores secas de camomila por xícara, colocando água quente em seguida e deixando em infusão por 3 minutos. As mais práticas também podem usar os chás de saquinho, mas tenha atenção à qualidade e à pureza. E aproveite!