Um mergulho refrescante

Tipos de piscina
Fotos: cse.como.bz | Guía para Decorar

A pouco mais de uma semana do verão, com temperaturas altas da estação mais quente à porta, só aquele mergulho pode salvar nos dias de maior calor. Separamos algumas piscinas para inspirar e atiçar a vontade.

Tipos de piscina
Fotos: TheRoyalPurnama | at-the-corner-down-the-street.tumblr.com

Biológicas ou tradicionais; com paredes de vidro ou em alvenaria; estreitas e longas ou pouco maiores do que uma banheira; de borda infinita ou tipo tanque; escuras ou claras; revestidas de pastilha ou pedra vulcânica… Sim, as possibilidades são infinitas, com certeza uma delas vai combinar com você.

Tipos de piscina
Fotos: jade leaman | archdaily.com.br

Se houver espaço na sua casa, nossa sugestão é apostar em uma natural, que proporciona uma maior integração com a paisagem e dispensa o uso do cloro. Já piscinas tipo tanque ganham posto de solução perfeita para jardins ou terraços menores.

Tipos de piscina
Fotos: archdaily.com.br | limaonagua

Se for optar por uma tradicional, vale inovar e sair do lugar comum. Aposte em linhas retas, assim como materiais naturais e cores neutras, que assumem a vez. As bordas infinitas (uma, duas, três ou todas), protagonizam principalmente em terrenos com desnível e paisagens mais interessantes, dando a sensação de que a piscina se mistura com o horizonte, mas podem ser usadas também em terrenos planos. Alguns detalhes como paredes de vidro também podem criar momentos de maior interesse no conjunto arquitetônico.

Tipos de piscina
Fotos: archdaily.com.br | greenstonesukabumi.com

Piscinas pretas e escuras conferem uma carga dramática muito interessante aos espaços, sobretudo se projetadas com borda infinita, são espelhos d´água perfeitos, refletindo o entorno na sua superfície. Se tornam infinitamente mais interessantes quando se tira partido dessa característica, projetando o espaço envolvente tendo em conta que este será refletido pela lamina d’água.

Tipos de piscina
Fotos: suacasamoderna.com | blairbadge.com

As piscinas revestidas de pedra vulcânica, no estilo Bali, assumem nuances esverdeadas que variam conforme a incidência da luz do sol, se integrando ao ambiente. Esse revestimento confere um visual exótico, uma aparência quase selvagem ao espaço. Fica muito interessante em ambientes com composições vegetais tropicais, de folhagem luxuriante.

Fotos: Joenitte Juarbe | archdaily.com.br

O concreto, resgatado lá do modernismo, parece ter vindo para ficar e ganhou espaço também dentro d’água. Esse estilo resulta num visual contemporâneo e elegante, além de serem uma boa escolha para espaços mais minimalistas ou com uma pegada mais industrial.

Tipos de piscina
Fotos: ohh couture | sainatsukino.tumblr.com

Ainda num clima “menos é mais”, temos à disposição os revestimentos ultraclaros. Piscinas assim nos fazem viajar lá para o Mediterrâneo e o próprio concreto pode se encaixar aqui. Além dele, há outras opções de revestimentos ainda mais claras, como pastilhas de cerâmica brancas (ou quase brancas) e tinta branca – isso mesmo, piscinas caiadas de branco no melhor estilo Santorini.

Em oposição, com o maximalismo e o kitsch em alta, quem sabe se piscinas mais ornadas não estarão por vir? Não faltam lindas e sofisticadas inspirações (para usar com moderação), vindas diretamente de alguns pátios marroquinos e saudi-arábicos. Ousado? Talvez, mas o Instagram agradece.

Preferências para o primeiro mergulho do verão?

Tchibum!

  • Tags

compartilhar post

posts relacionados

    MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.