China e sustentabilidade

Considerado um dos países mais poluídos do mundo, além de superpopuloso e em processo crescente de desenvolvimento, a China está se tornando também um exemplo de consciência e transformação.

Depois da promessa de criação de 285 cidades ecológicas, totalmente cobertas de verde, o país agora inova mais uma vez com outra bela promessa a ser cumprida.

China e sustentabilidade

O governo anunciou que ainda em 2018 vai plantar uma floresta com área do tamanho da Irlanda para combater a poluição.

Como? Essa é a melhor parte: foram convocados nada menos que 60 mil soldados para plantar árvores, formando 84 mil quilômetros quadrados de novas florestas, o que vai aumentar consideravelmente a área verde do país.

China e sustentabilidade

Como se diz por aí, “um negócio da China”!

Canudos do bem

Foto: Razões Pra Acreditar

Parte do nosso dia a dia há tanto tempo, colorido, divertido e aparentemente inofensivo, o canudinho entrou para lista de inimigos do meio ambiente e por uma boa razão. Apesar de usado em alguns minutos, os canudos levam em média 400 anos até que se decomponham. Enquanto isso, lotam praias, poluem rios, lagos e oceanos e se acumulam entre toneladas de lixo que seguem sem solução. Mas o canudinho parece já ter encontrado sua redenção.

Canudos do bem

Foto: Razões Pra Acreditar

Isso porque um bartender espanhol teve um ótimo insight, ao ver a quantidade de canudo mal utilizado em seu trabalho, e resolveu se juntar a um time espertíssimo pra criar o Sorbos (  http://wearesorbos.com ), um canudo comestível, biodegradável, reciclável e feito com açúcar, gelatina e amido de milho.

Canudos do bem

Foto: Razões Pra Acreditar

Depois de mais de um ano de teste, finalmente se chegou à forma atual, que pode ou não ser aromatizado nos sabores limão, lima, morango, canela, maçã verde, chocolate e gengibre e possui apenas 24 calorias.

O novo produto já ganhou prêmios importantes, e promete ser uma deliciosa solução. Já aprovamos, agora queremos provar!

Busca de flores

Foto: My Modern Met

E eis que você está passeando por aí, com a cabeça lá longe, mas de repente tem a atenção roubada por uma delicadeza dessas que brotam pelo caminho. Uma flor linda, diferente, exótica, ou suave e perfumada, bem pequenininha.

Busca de flores

Foto: My Modern Met

Dá vontade de cheirar, tirar uma foto, mas mais que isso, descobrir o nome, fuxicar, plantar no quintal e encher seus dias com a alegria natural das flores, e agora, graças à tecnologia, isso é possível.

Busca de flores

Foto: My Modern Met

A nova é ideia é que através do clique da flor, ou da planta que te encheu os olhos, o app acesse um banco de dados de imagens que te diz logo o nome da florzinha. Mesma funcionalidade do “Shazam”, que sempre nos salva na hora de descobrir uma nova música, não é mesmo?

Busca de flores

Foto: My Modern Met

Lançado pelo iNaturalist, o Seek App ( https://www.inaturalist.org/pages/seek_app ) já está funcionando, e conta com a sua curiosidade pra continuar crescendo. A cada flor que você clica, mais uma espécie é adicionada à “biblioteca” do aplicativo, e mais chances de outras pessoas compartilharem com você o encanto. A plataforma também descobre o nome e a espécie de bichinhos, é uma ótima sacada pra amantes da natureza.

Queremos pra já!

Lego ecológico

Imagem: divulgação

Quem nunca brincou de Lego que atire a primeira peça. Os bloquinhos montáveis que também fizeram parte da infância de nossos pais e até de nossos avós estão há gerações deixando crianças vidradas em construir cidades e fantasias de maneira dinâmica e criativa.

Mas além de uma brincadeira gostosa, que estimula a lógica e o foco das crianças, a marca dinamarquesa criada em 1949 segue se recriando e oferecendo novas possibilidades educativas e divertidas. Como se não fosse o bastante, agora ela também é uma brincadeira ecológica.

Lego ecológico

Imagem: divulgação

A Lego teve uma iniciativa bem bacana de começar a substituir suas peças de plástico por versões feitas a partir de uma matéria-prima da cana de açúcar, que promete ter exatamente a mesma textura.

Lego ecológico

Imagem: divulgação

Por enquanto o polietileno à base de plantas aparecerá nas árvores e plantas da marca, mas até 2030 a marca deve substituir todos os brinquedos pelo novo material.

Deu até vontade de brincar!

Barbies inspiradoras

No dia que foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, meninas do mundo inteiro ganharam um grande presente. A Mattel lançou 3 novas bonecas Barbies inspiradas em figuras femininas reais e incríveis, que mostram que ser mulher não é brincadeira.

A artista mexicana Frida Khalo poderia imaginar que seu rosto ganharia o mundo através de seus autorretratos, mas não que pudesse se tornar um dia objeto de desejo entre meninas que se inspiram na sua força, história e potência de sua arte.

Barbies inspiradoras

Ao se tornar a primeira aviadora que atravessou o Oceano Atlântico, a americana Amelia Earhart imaginou que poderia inspirar meninas do mundo todo a voar alto. Mas talvez não pudesse sonhar que tantas décadas depois de desaparecer, durante um voo de volta ao mundo, ainda seria celebrada como uma das mulheres mais corajosas da história.

Barbies inspiradoras

Já a brilhante Katherine Johnson, que superou o preconceito racial e o machismo para se tornar física, cientista espacial e matemática da NASA, torna-se uma boneca que vai ensinar meninas a romper barreiras e lutar pelos seus sonhos.

Barbies inspiradoras

Outras bonecas inspiradas em mulheres formidáveis foram criadas pela Mattel. Entre elas, estão atletas, diretoras de cinema, jornalistas e ativistas, que mostram para as meninas a grandeza de ser mulher.