Fotos: Be my eyes

Às vezes tarefas simples para nós podem não ser tão rápidas para outras pessoas. Diferenciar objetos, saber qual foto é a que estamos procurando, ler um manual de instruções ou prazos de validade.

Fotos: Be my eyes

Pensando nisso, o aplicativo Be My Eyes faz essa ponte entre pessoas desconhecidas, para que usuários que enxergam possam ajudar deficientes visuais pelo celular. Em 1 segundo você pode quebrar um galho para quem precisa, numa corrente do bem que pode deixar seu dia bem mais especial.

Be my eyes

Fotos: Be my eyes

Já são 876 mil voluntários deixando a vida de 60 mil deficientes visuais mais independente, em mais de 150 países e 120 línguas. E se você agiliza o dia de outra pessoa, acaba aquecendo o seu também, numa troca mútua e muito especial.

Afinal, foco na empatia nunca é demais!

Transporte público gratuito

Foto: City Transit

Enquanto muitas cidades ainda debatem o uso de ciclovias, pensando não só no meio-ambiente, como também na livre circulação, outras já estão muito além. Principalmente na Europa, onde o uso de carros vem sendo reduzido drasticamente.

Transporte público gratuito

Foto: The Guardian

E é na Alemanha que o futuro está se apresentando. Sim, o país dos carrões está ensaiando tornar gratuito todo o seu transporte público. Berlim promete ser a primeira a experimentar esse sistema, junto com outras cidades, ainda esse ano.

Transporte público gratuito

Foto: The German Way

Ele promete deixar esses lugares ainda mais amigáveis, influenciando o uso do metrô e do ônibus, que claro, têm que ser eficientes, com rotas ordenadas, claras e seguras.

Letter Desk

Imagens: Letter Desk

Para as crianças estudarem, a vontade não basta, também é preciso suporte, lápis, livros, cadernos e outros materiais que, de tão simples, às vezes nem botamos na conta. Mas a realidade de muitas crianças pelo mundo passa por uma carência extrema, que faz com que elas não tenham acesso nem ao essencial.

Letter Desk

Imagens: Letter Desk

Difícil imaginar, mas em muitos lugares falta a estrutura completa para os estudantes. Escolas improvisadas em regiões pobres não tem o básico, como mesas e cadeiras onde eles possam apoiar os cadernos.

Um apoio para todos

Imagens: Letter Desk

E para isso um designer do bem criou a solução perfeita, uma mesa dobrável criada a partir de um papelão super-resistente, que pode ser aberta e acionada em qualquer lugar. A ideia do coreano HaYoung Lee está aberta para qualquer um reproduzir.

Letter Desk

Imagens: Letter Desk

E ela deve ser passada adiante para poder ajudar muitas e muitas crianças que merecem bem mais do que isso. Mas essa já é uma bela maneira de começar!

Aplicativo do bem | Síndrome de Down

Imagens: divulgação/reprodução

Está se formando um elo, forte e bonito que só, que promete unir ainda mais mães, pacientes e profissionais de saúde que convivem com crianças com Síndrome de Down. É o Elo21, um aplicativo que mobiliza profissionais como médicos, professores e terapeutas para aprimorar as pesquisas e compartilhar descobertas científicas na área.

Aplicativo do bem | Síndrome de Down

Imagens: divulgação/reprodução

Uma equipe multidisciplinar, além de uma teia carinhosa de suporte e troca de informação entre famílias, para promover a socialização e estimular o pleno desenvolvimento do paciente Down, com conhecimento e zelo.

Aplicativo do bem | Síndrome de Down

Imagem: divulgação/reprodução

Por lá dá para montar grupos de estudo e encontrar bate-papos de acordo com a idade e interesses. Uma forma de usar a tecnologia para fazer o bem e unir a comunidade, gostamos de ver!

Renovatio

Quando a tecnologia se alia a boas intenções, a mudança que pode proporcionar é imbatível. E foi o que aconteceu com a Renovatio, um projeto que visa resolver um problema que quase ninguém vê.

Renovatio

Os problemas oftalmológicos acabam causando um enorme número de evasão nas escolas, fazendo com que muitas crianças e adultos fiquem no escuro, sem aprendizado e sem olhar o lado bom da vida. Só no Brasil são cerca de 42 milhões de pessoas que precisam de óculos, sem às vezes nem ao menos saber. Mas agora os deficientes visuais têm uma chance bacana através do projeto que não só cria, como distribui óculos de fácil fabricação e muita eficiência.

Renovatio

Usando a tecnologia alemã chamada de OneDollarGlasses, que permite produzir óculos de grau de qualidade de baixo custo e, ao mesmo tempo, empregar pessoas em situação de vulnerabilidade em sua produção, a Renovatio vem distribuindo gratuitamente óculos feitos com um aço hiperflexível, inoxidável e hipoalérgico. Tudo através de doações.

Ou seja, você também pode ajudar e fazer a diferença com um clique, vamos lá?!