Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Trama especial

Ele é nosso fio-condutor desde 1997 e rege nossas tramas-desejo, inspirando seus dias. Para nós o tricô tem perfume especial, faz parte do nosso DNA e conta parte da história da Maria Filó.

Hoje criado a partir de máquinas de ponta e técnicas avançadas, o procedimento é sofisticado. Aliado ao trabalho artesanal, a tecnologia potencializa as tramas e nos possibilita ir a fundo na criação das peças.

Mas não só de tecnologia que se faz um belo tricô. Uma equipe afinada e cheia de apuro está por trás dessas peças – todas feitas 100% no Brasil.

Além da estilista Maíra Nascimento, da compradora Ju Coelho e suas assistentes, Gabi e Giulia, estão envolvidas na produção das peças muitos outros profissionais especializados em tecelagem, como programadores, tecelões, costureiras e remalhadeiras, responsável pelos acabamentos mais finos.

Alguns modelos precisam de corte, outros apenas de máquina de costura para unir os recortes. Para finalizar, todas as peças possam pela mesa de vapor, onde as costuras se moldam e as medidas ficam perfeitas.

O tempo para a confecção de uma peça varia muito. Quanto mais trabalhada uma roupa é, mais demorada fica. Um vestido, por exemplo, pode levar em torno de 2h para ser tecido antes de ir para a costura. Isso, claro, sem falar do processo criativo na hora de desenhar o look.

A quantidade de fios usados também depende bastante. Pode ir de 1 até 10 cabos de fios (com pontos bem volumosos que remetem ao artesanal).

Os fios podem ser feitos dos mais diversos materiais. O que determina sua composição é o objetivo do Estilo. Se a ideia for compor uma peça com brilho, por exemplo, a melhor opção é usar rayon ou lurex.

 Agora que você sabe como os tricôs são criados, ponto a ponto, que tal escolher o seu aqui?

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.