Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Uma parceria de longa data

Sabe aquelas pessoas que estão sempre prontas para ajudar? A Bel é assim. Mesmo com a agenda cheia, ela vai encontrar um tempo para contribuir, cuidar e olhar com tato e apuro para quem a cerca. Não à toa, nossa coordenadora de Endomarketing tem a missão de encantar diariamente nosso time, torná-lo mais unido e engajado, assim como a Maria Filó, que fica mais integrada e com sua cultura disseminada entre a equipe.

Responsável pela comunicação interna há 1 ano, ela deixa nossa rotina mais colorida e gostosa. Mas a história da Bel com a Maria Filó é bem mais antiga. Há mais de uma década trabalhando na empresa, ela compartilha do nosso jeito afetuoso, que foi aflorado depois de se tornar mãe. Hoje, nada a faz mais feliz do que brincar com o filhote de 2 anos.

Não podia ser diferente, afinal nossa coordenadora é de uma grande e unida família descendente de italianos que adora uma bela bagunça. E não é que completamos 20 anos de história com uma linda coleção inspirada na Itália? Sintonia pura!

Para a Bel fica aqui nosso desejo de muitos dias deliciosos ao lado do filho e mais anos ao nosso lado deixando nosso cotidiano repleto de lindas surpresas.

2ª foto: Léo Prado

Confira a entrevista:

Para começar, conta um pouco da sua trajetória.
Comecei a trabalhar em loja aos 18 anos, antes de entrar na faculdade. Na época, era muito tímida e esse emprego foi essencial para trabalhar isso em mim. Lá, descobri que lidar diretamente com pessoas era muito gostoso e poderia ser um caminho para minha vida profissional. Na faculdade, me apaixonei pela aula de Endomarketing e logo fui estagiar na área numa grande empresa. Me encantei por esse universo que na época não era tão conhecido e fiz minha monografia sobre esse tema. Um tempo depois, voltei para o varejo e entrei na Maria Filó como extra natal. Quando surgiu a oportunidade de vir para o marketing, agarrei com unhas e dentes e lá se vão 11 anos.

Você criou a área de Endomarketing da Maria Filó. Qual é a importância dela e o que trouxe de novo para a marca?
Quando entrei no Marketing, éramos só eu e um gerente. Tudo era muito menor. Na época, vi a oportunidade de implementar um pouco das coisas que tinha vivido e inseri o Endomarketing no meu escopo de trabalho. Como sou apaixonada pelo tema, fiz com que ele crescesse aos poucos no dia a dia da empresa. Até que, no ano passado, surgiu a oportunidade de me dedicar 100% ao Endo e ele virou um departamento na Maria Filó. Ele traz um novo olhar para os colaboradores. Trabalha com foco em motivação e engajamento o tempo todo. Uma empresa pode ser feita por pessoas que se juntam somente para fazer negócio ou pode ser feita por um grupo de pessoas que se juntam sabendo de que são parte de um coletivo maior e que cada uma das coisas que fazem vai causar um impacto. Dizemos aqui que criamos ações que renovam o amor dos nossos colaboradores pela marca diariamente.

Qual é o seu papel aqui? Conta um pouco sobre seu dia a dia de trabalho.
Eu cuido de todas as ações internas da marca, seja na matriz ou em nossas lojas. Hoje o foco é a campanha de comunicação integrada que criamos para disseminar os valores, princípios e cultura da marca. Criamos um programa de relacionamento em que os colaboradores acumulam trevos, a “moeda” da Maria Filó, na medida em que vão se engajando. É muito legal ver todo mundo buscando conhecer melhor a empresa. Também cuido da parte de responsabilidade social. Temos parcerias com algumas instituições e doamos tecidos e roupas para algumas delas. É tudo muito novo e rico. Temos um lindo caminho pela frente.

Já são 11 anos na Maria Filó. Uau! Quais os momentos mais marcantes?
Nossa! São tantos. O primeiro desfile foi muito emocionante. Lembro até hoje da sensação que tive quando vi tudo acontecendo. As festas de fim de ano e convenções também me marcam muito. Cada uma da sua maneira. Adoro ficar observando as reações das pessoas com cada surpresa que a gente faz.

O que você mais gosta na Maria Filó?
Sem dúvida, das pessoas. O clima aqui é muito bom. Fiz amigos aqui que extrapolam as barreiras do trabalho e vou levar para sempre na minha vida.

 

Você mudou junto com a marca. O que aprendeu de mais precioso nesse tempo?
Aprendi muitas coisas, afinal, são 11 anos dessa parceria. Mas vale dizer que aprendi a lutar pelas coisas que acredito. Como esse tema é novo, é um jogo de acerto e erro. Precisamos testar, ver se cada ação funcionou e se vale seguir em frente. Cada dia é um dia.

Se a Maria Filó fosse um lugar, qual seria?
Acho que seria uma cidade florida e muito colorida, onde todos têm uma vida mais leve e apreciam cada detalhe do dia a dia.

O que você e a Maria Filó têm em comum?
Acho que, assim como a Maria Filó, sou afetuosa e muito detalhista.

Foto: Léo Prado

O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Gosto de curtir meu filho. Sou mãe babona e muito presente. Vamos juntos à praia, pracinha, brincamos muito, viro criança quando estou com ele. Amo também ficar com minha família. Sempre que dá, estamos juntos, seja num almoco de domingo ou viajando para Serra.

O que mudou na sua vida depois que você foi mãe?
Nossa! Ser mãe me virou do avesso. Se por um lado sou uma pessoa mais sensível, por outro, me tornei muito mais forte. Depois da maternidade, passei a pensar muito mais no próximo e em como posso deixar um mundo melhor para ele. O Be, meu filho, me ensinou na marra que as coisas são como são que não posso programar nem planejar tudo como fazia antes. Ele veio quebrando todos os paradigmas que eu tinha. Menino incrível esse meu filho.

Quais são algumas das suas principais características?
Difícil falar de mim (risos). Sou bem discreta e não gosto muito de chamar atenção. Como boa capricorniana, sou teimosa e leal às pessoas próximas de mim.

Aproveitando que nossa coleção é inspirada na Itália, como é fazer parte de uma grande família descendente de italianos?
Ah! É uma loucura deliciosa. Todos falando alto e ao mesmo tempo e o pior (ou melhor) é que todo mundo se entende. Gostamos de mesa farta e de toda a família reunida. Nem sei imaginar como seria a Bel sem essa bagunça toda.

Poderosa ou empoderada? Empoderada
O mundo é seu ou você é do mundo? O mundo é meu
Mídi ou longo? Longo
Preto ou branco? Preto e branco
Salto ou solto? Solto
Real ou surreal? Surreal
Eu mudo a moda ou a moda me eu muda? A moda me muda
Sem dor ou sem pudor? Sem dor
Cara lavada ou maquiada? Depois de virar mãe, só maquiada (risos).
Poá ou listras? Os dois muito
Brindo com.. Caipisakê
Cachorro ou gato? Cachorro
Mar ou montanha? Montanha

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.