Na Filó

Viagem no seu ritmo

Viagem com os filhos
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Antes de começar esse texto, vou me apresentar rapidinho. Meu nome é Fernanda, sou jornalista, autora do Guia Nova York com Crianças e coautora do blog Viajo com Filhos. Sou mãe da Marina (14 anos) e da Olivia (8 anos). Eu e a Patrícia Papp (daqui a 2 semanas ela vai se apresentar também) começamos o blog em 2010 para contar nossas aventuras com a família mundo afora. E é isso que vamos compartilhar aqui com vocês a partir de agora, numa editoria quinzenal que vou dividir com ela.

Viagem com os filhos

Queremos compartilhar não só as dicas, mas a paixão que temos por colocar o pé na estrada e aproveitar o tempo com as crianças em um outro ritmo. Para nós, viajar não é apenas conhecer lugares e culturas diferentes. A viagem traz muito mais do que isso: ela nos dá a oportunidade de nos conectarmos com os nossos filhos com mais tranquilidade, com tempo para conversar e brincar. Podemos observá-los e ouvi-los, curtir a companhia deles sem as chatices da rotina, da correria, do trânsito. Podemos ver o mundo através dos olhinhos deles, trocar percepções e aprender juntos.

Viagem com os filhos
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

De motorhome pela Califórnia

Essa concepção de que a viagem é uma forma de aproveitar a vida em outro ritmo foi o que nos levou a fazer uma viagem pela Califórnia de motorhome (chamado por lá de RV). A Olivia, minha filha mais nova, é muito caseira. Ela tem um tempo diferente, precisa fazer pausas ao longo do dia. Mesmo nas viagens, gosta de passar horas brincando sem pressa no quarto do hotel ou apartamento. Então veio a ideia: e se ela pudesse viajar sem sair de casa?

Viagem com os filhos

Decidimos alugar um motorhome para ir de São Francisco até Los Angles pela famosa (e linda) Highway One. Como era a nossa primeira experiência com esse meio de transporte, decidimos ficar apenas 4 noites. Foi um teste para próximas viagens. O resultado? Uma das experiências mais incríveis que já tivemos na vida. E você, já pensou em fazer algo assim? Separei alguns pontos importantes nesse tipo de viagem para te ajudar a decidir é uma boa escolha para a sua família.

Viagem com os filhos
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Alguns pontos a destacar:

  1. Viajar de motorhome é muito legal, mas você precisa ter um certo desapego do luxo e conforto.
  2. Leia muito antes, pesquise em blogs, converse com pessoas que já fizeram esse tipo de viagem. Quanto mais informações você tiver, mais garantia de sucesso nessa aventura!
  3. Você sabe viajar com poucas roupas na bagagem? Apesar de ter muitos armários dentro do motorhome, o ideal é separar algumas peças-chave para que tudo fique mais organizado.
  4. Planejamento é a palavra de ordem: antes de começar a viagem é fundamental passar em um supermercado para comprar itens de limpeza e comidas.
  5. Também tem que planejar bem o roteiro e as paradas noturnas: importante fazer reserva em alguns campings com certa antecedência. É possível dormir na rua (sempre há sinalização quando o local não permite estacionar), em estacionamentos de supermercados e postos de gasolina e até em casas de família que oferecem estrutura para isso.
  6. Na hora de contratar, você escolhe se quer que o motorhome venha com os kits de lençol, acolchoado, travesseiro e toalhas. Há também o kit de pratos, copos, talheres, panelas… Você pode levar algumas coisas do Brasil ou até comprar tudo isso, talvez até saia mais barato, mas não é nada prático.
  7. Compre uma lanterna, ela vai ser essencial para a exploração noturna dos lugares onde vocês vão parar.
  8. Por último: a única coisa que não pode faltar na sua bagagem é bom humor. Poucas coisas na vida são tão divertidas quanto juntar a família em uma aventura como essa. Não deixem briguinhas bobas atrapalhem essa experiência que vai ficar marcada para o resto da vida na memória de todos!

 

 

  • Tags

  • #Viagem com os filhos
  • #Viajar com os filhos
  • Delícias da Itália
    10.07.2018 • Papo Família
    A Itália é um destino com muitos atrativos, desde a história das cidad...
    saiba mais
  • Lima com crianças
    19.06.2018 • Viagem
    Se você ainda não conhece o Peru, está na hora de incluir esse belíssi...
    saiba mais
  • Turismo de bicicleta
    06.06.2018 • Papo Família
    Todas as viagens, mesmo aquelas para grandes centros urbanos, podem te...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.