Você Na Filó

Na coluna de hoje, mostramos para vocês as mandalas da Mona Diniz, que contou pra gente um pouquinhos sobre elas:

Mandala significa círculo em sânscrito. Ela também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia.

Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, por meio de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.

No budismo, é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, elas são pintadas como thangkas e representadas em madeira metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando feita com areia, após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.

Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam nos tratamentos psicoterapêuticos, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.

A Mona Diniz é designer e empresária e encantou-se por essa arte milenar em uma viagem a passeio feita pelo oriente. Lá, pôde vivenciar o turbilhão cultura e arte das mandalas locais. A partir daí se dedicou a conhecer mais e interagir nesse universo que é místico e matemático, com formas simétricas, harmônicas e recheado de cores. Conheça mais do trabalho na página dela no Facebook.

***

Sobre a coluna

Nós temos a grande sorte de contar com leitoras e clientes super criativas e interessadas em Arte, seja literatura, moda, artes plásticas e visuais e por aí vai… Daí pensamos: porque não compartilharmos as criações dessas pessoas tão incríveis? Por isso criamos o Você Na Filó. ;) A ideia aqui é compartilhar suas experiências e criações na forma que você as faz.

Esse espaço é seu. Envie suas criações, inspirações ou o que acredite merecer ser compartilhado para contatoblog@mariafilo.com.br, colocando no assunto “Você Na Filó”. Não deixe de enviar os créditos de todos os artistas citados e autores de fotografias / artes utilizadas.

Veja quem já participou clicando aqui!

 

Os colaboradores desta coluna se responsabilizam pela autoria
de todo o conteúdo publicado. O conteúdo reflete a opinião do seu autor
e não da Maria Filó.

 

  • Tags

  • Você na Filó
    07.03.2016 • Maria Filó
    Quando o assunto é mãe, nosso coração bate forte, especialmente porque...
    saiba mais
  • Trabalhe Conosco
    24.10.2014 • Maria Filó
    Quer fazer parte da nossa equipe? Estamos selecionando para: RIO DE JA...
    saiba mais
  • Trabalhe Conosco
    10.10.2014 • Maria Filó
    Quer fazer parte da nossa equipe? Estamos selecionando para: SALVADOR ...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.