O blog da Maria Filó

Conheça as ações sociais e sustentáveis da Maria Filó

É cada vez mais necessário unir forças para um presente de colaboração e um futuro mais consciente. Todas as iniciativas sociais são de grande importância para reinventar e ressignificar hábitos e objetos.

Reunimos aqui nossas ações e criações que estão em busca da transformação, sejam nos impactos no meio ambiente ou no campo social. Vamos conhecer mais sobre elas?

Tricô reciclado

Revisitamos nosso passado para criar o novo. E nesse resgate, nenhuma técnica poderia ser melhor que o tricô. Além de estar no nosso DNA há 22 anos, a produção dele abre possibilidades para o aproveitamento de insumos.

“Sempre temos o cuidado de usar matérias-primas de estoque em novos tecimentos graças à tecnologia do tricô, que nos permite criar texturas e aplicações das mais diferenciadas”
Maira Nascimento, estilista

Nesse revival, enquanto olhávamos para tricôs que marcaram nossa história, tivemos um insight imediato: trazer pedrarias bordadas do nosso acervo de desfiles, que ao invés de serem esquecidas, transformaram-se em criações repletas de significado e memória.

Para deixar essa peça ainda mais especial, escolhemos usar fios reciclados. O algodão da sua composição segue as exigências estipuladas pela Better Cotton Iniciative, que preza pelas boas práticas de produção.

Além de mostrarmos um caminho para a ressignificação de materiais, aquecemos os dias de mais pessoas. A cada peça vendida do tricô, outra peça de coleções antigas foi doada para a ONG Ação da Cidadania. Ao todo, aquecemos 150 pessoas com essa linda iniciativa!

Campanhas de doação

Visando à proteção dos profissionais que estão na linha de frente, contribuímos diretamente com itens necessários para eles. Doamos máscaras e uniformes para as camareiras do projeto Hotéis Solidários. Para os profissionais de saúde dos hospitais de campanha do Rio de Janeiro, foram doados jalecos.

Além do #stayhome, usar máscara é outra atitude que pode salvar. Para somar esforços, doamos 370 metros de tecidos para a Liesa confeccionar o item, juntamente com as costureiras das escolas de samba.

Ação da Cidadania

Em tempos de Corona, reunir forças e ajudar aos que precisam é essencial. O período é atípico, mas juntos podemos impactar positivamente os que necessitam. Por isso, usamos nossa força em uma campanha de arrecadação para Ação da Cidadania, que distribui cestas básicas para famílias que moram em comunidades.

Além da dar voz à ONG, criamos uma campanha de doação de agasalhos e cobertores. Afinal, nesse inverno podemos dar menos abraços para aquecermos uns aos outros, mas ainda mais pessoas estão precisando de ajuda. No site, as clientes ganharam desconto e, ao mesmo tempo, enviamos 546 agasalhos para a Ação da Cidadania, além de outros 11 arrecadados nas nossas lojas físicas.

Linha Hera

 

Estamos na 3ª edição da nossa linha Hera, feita a partir de matérias-primas e processos de produção e tingimento com baixo impacto ambiental. Com peças lisas, a linha propõe novas formas de fazer e de vestir. Além disso, as peças permanecem versáteis com o passar das temporadas e acompanham a mulher em diferentes momentos da vida.

Brinquedo sustentável

Reaproveitar materiais para criar objetos sustentáveis é uma das possibilidades mais interessantes quando falamos de ressignificar. Sendo assim, seguindo esse mood, criamos o Dino, um mascote feito a partir de sobras de tecido.

Ele foi criado em parceria com a ONG Divas. Nosso objetivo é que ele seja o mais novo amigo dos filhos recém-nascidos das mamães e papais do nosso time.

Rodando com tampinhas

Aquelas peças plásticas que iriam para o lixo agora ganham um grande destino. Espalhamos caixas no nosso escritório para arrecadá-las e, em parceria com cooperativas de reciclagem e com a ABBR, ajudamos pacientes da instituição a terem suas próprias cadeiras de rodas.

Temos orgulho de dizer que já arrecadamos mais de 250 kg de plásticos e que, junto com outras marcas apoiadoras do projeto, já conseguimos arrecadar 195 cadeiras de rodas. Mesmo de casa, você pode continuar juntando.

Oficina Muda

Uma muda de roupa, uma grande mudança. Cerca de 2000 peças da Maria Filó já ganharam nova vida nas araras da Oficina Muda, casa de sustentabilidade e upcyling que transforma e ressignifica roupas.

Eu reciclo

Já reparou que agora nossas embalagens vêm com um sorriso estampado? Nos juntamos a Eu Reciclo para fazer a compensação ambiental do papel das nossas sacolas. Assim, com a ajuda de cooperativas de reciclagem, vamos retirar do meio ambiente todo o material que colocamos no mercado.

Jeans Eco

A jaqueta e a calça eco-friendly são alguns dos nossos destaques da atual temporada. Eles foram produzidos com jeans reciclado e redução de até 95% no consumo de água e de 90% no consumo de químicos. Afinal, essa redução só é possível por causa da ausência de tingimento.

Mon amour

Em 2019, lançamos um tricô de Dia dos Namorados acaba de ser lançado para celebrar a data mais romântica do ano. Ele foi criado com fios reaproveitados, mostrando assim que novas tramas podem ser tecidas.

Vitrine sustentável

Na coleção In Natura, nossa vitrine transformou 21400 latinhas de alumínio em arte.  Ao fim da temporada, todo o material foi devolvido aos catadores para a reciclagem correta.

Sofá eco-friendly

A loja do Morumbi Shopping estreou em fevereiro de 2019 repleta de novidades. Uma delas é o sofá que deu nova vida a 3 quilos de sobras de tecido e 48 garrafas PET. Afinal, um final feliz para um material que poderia levar até 300 anos para se decompor é possível! Outras lojas que também contam com o sofá são as do Plaza Shopping e Shopping Tijuca, no Rio, e Villa Lobos em São Paulo.

Costurando afeto

Em parceria com as ONGs Meninas Prendadas e Onda Carioca, criamos 2 brinquedos com nossos tecidos e tricôs da coleção Instantes Sonhados. Pois quando um era vendido, o outro era doado para as crianças do Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil). Por isso, mais de 600 bonecos fizeram a alegria dos pequenos.

Vestidas de carinho

Doamos tecidos para a confecção de vestidos que aquecem meninas em alta vulnerabilidade social ao redor do mundo. A iniciativa foi feita em parceria com a ONG Dress a Girl Around The World, que capta ateliês dispostos a costurar para quem precisa.

Por dentro

Sabe aquele ditado que diz que a mudança vem de dentro para fora? Pois por aqui não é diferente. Não disponibilizamos mais copos de plástico no escritório e nas lojas, além de estarmos substituindo nossas lâmpadas pelas de led. Desde que esse projeto começou, no início de 2019, já deixamos de consumir mais de 450.00 copos.

Por fim, teremos ainda mais projetos vindo por aí!

  • Tags

  • O topo do look merece uma peça que não economize no quesito estilo. Qu...
    saiba mais
  •     Pensou em praticidade e versatilidade na hora de vestir?...
    saiba mais
  • A hora de escolher uma produção para um dia de trabalho pode parecer u...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.