Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Conheça as ações socioambientais da Maria Filó

Mais que eco-friendly, people-friendly. Somos amigas do meio ambiente e das pessoas. Afinal, não é só o planeta que precisa de mais equilíbrio. A gente também. Na moda, queremos abraçar a sustentabilidade em todas as suas formas.

Nascemos da relação entre uma mãe e uma filha que, juntas, transformaram um tricot numa marca repleta de histórias. E é isso que buscamos em cada projeto que tocamos: trocas significativas, independência feminina, criatividade e aprendizado. Afinal, nossas tramas traduzem esse desejo de conexão e união, sempre, claro, com aquele calor gostoso no peito. Porque quando faz bem para a natureza, quem sai ganhando é a gente.

Afeto pelas pessoas

Isso é o que nos move acima de tudo. Incentivar uma sociedade que se sustente a longo prazo, priorizando as relações humanas, com propósito e muita criatividade na hora de repensar formas de fazer.

Então, temos como estratégia o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 8, da ONU. Saiba quais são esses objetivos e o que significam:

  • ODS 8: geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação.
  • ODS 5: igualdade de gênero, com foco no protagonismo feminino e na independência da mulher.

Rede Asta

Pensa só numa iniciativa linda, que além de capacitar 10 mil mulheres a serem donas dos próprios negócios, ainda diminui o impacto negativo no meio ambiente. Sua missão é dar um novo destino para os retalhos de tecido da Maria Filó. As artesãs reaproveitam aparas com todo carinho e talento, transformando o sonho da independência financeira em realidade.

Oficina Muda

Uma muda de roupa, uma grande mudança. Desde 2016, as peças da Maria Filó ganham nova vida nas araras da Oficina Muda, casa de sustentabilidade e upcyling que transforma e ressignifica roupas. Mas nossa parceria não para por aí: juntas criamos vídeos repletos de inspiração para você reinventar suas roupas em casa.

Dress Like A Girl Around The World

Doamos tecidos para a confecção de vestidos que aquecem meninas em alta vulnerabilidade social ao redor do mundo. A iniciativa foi feita em parceria com a ONG Dress a Girl Around The World, que capta ateliês dispostos a costurar para quem precisa.

Temos orgulho da nossa parceria com a ONG que já confeccionou vestidos para mais de 500 mil meninas em alta vulnerabilidade social em 81 países ao redor do mundo. De tempos em tempos, a inspiradora Vanessa Campos vem à fábrica para buscar pessoalmente tecidos e aviamentos que ganham vida nas mãos de senhoras aposentadas que encontraram um novo propósito de vida com o projeto. Confira mais sobre a história do projeto e de Vanessa.

Brinquedo sustentável: Dino

Reaproveitar materiais para criar objetos sustentáveis é uma das possibilidades mais interessantes quando falamos de ressignificar. Sendo assim, seguindo esse mood, criamos o Dino, um mascote feito a partir de sobras de tecido. Ele foi criado em parceria com a ONG Divas. Nosso objetivo é que ele seja o mais novo amigo dos filhos recém-nascidos das mamães e papais do nosso time.

Afeto pela natureza

Por aqui, estamos focadas nobaixo impacto na natureza, com processos e matérias-primas que têm redução no consumo de água, formas menos poluentes de produzir, reciclagem de materiais e resgate de tecidos. Construir uma moda mais amiga do meio ambiente.

Portanto, temos como estratégia o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12. Conheça mais sobre o objetivo:  formas responsáveis de produção e redução de resíduos, reaproveitando aparas de roupas para criar novas peças repletas de histórias.

Nossas linhas especiais

Hera é feita a partir de matérias-primas e processos de produção e tingimento com baixo impacto ambiental. Com peças lisas, a linha propõe novas formas de fazer e de vestir. Além disso, as peças permanecem versáteis com o passar das temporadas e acompanham a mulher em diferentes momentos da vida.

Cada vez mais resgatamos sobras de matéria-prima para criar roupas repletas de história. Por isso, é com esse propósito que estreamos uma edição limitada de 12 kimonos que integram a iniciativa Re-vista. Ao todo, reaproveitamos 315 metros de tecido.

Nos unimos ao movimento Sou de Algodão que incentiva e valoriza o consumo desta fibra natural. Para impulsionar o consumo consciente, nossas roupas produzidas com 70% ou mais desta matéria-prima levam o selo da parceria. São modelos de blusas, shorts e vestidos que são produzidos com uma fibra natural e produzida de forma responsável. Portanto, queremos que você saiba mais sobre essa união tão especial. Veja o vídeo que preparamos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu Reciclo e Carbono Neutro

Já reparou que agora nossas embalagens vêm com um sorriso estampado? Nos juntamos a Eu Reciclo para fazer a compensação ambiental do papel das nossas sacolas. Assim, com a ajuda de cooperativas de reciclagem, vamos retirar do meio ambiente todo o material que colocamos no mercado.

A Maria Filó agora é carbono neutro! Não sabe o que isso significa? Por isso, a gente preparou um vídeo especial para explicar melhor. Esse é um passo importante para uma moda mais responsável e com menor impacto ambiental. Então, que venham muitos pela frente, repletos de calor no coração e carinho pelas pessoas! Dê o play e conheça mais sobre a iniciativa.

Ampara Animal

Para celebrar o Dia do Amigo, lançamos t-shirts com parte das vendas revertida para a ONG que cuida de bichos abandonados. A ONG ajuda cerca de 10 mil animais todo mês, que recebem ração, medicamentos, vacinas e atendimento veterinário, além de promover eventos de adoção e projetos de conscientização.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.