O blog da Maria Filó

Autocuidado: entenda o que é e como praticar

 

Cuidar de nós mesmas é mais do que importante: é necessário. Fazer isso nem sempre é fácil, já que por muitas vezes a correria do dia a dia interfere diretamente no nosso tempo. Mas não podemos descuidar da nossa saúde em nenhum aspecto. Por isso, hoje vamos falar sobre autocuidado. Você sabe o que é?

Essa é uma palavra que escutamos e lemos cada vez mais por aí. O autocuidado, basicamente, é um conjunto de ações que são feitas por uma pessoa com o objetivo de manter sua saúde e bem-estar em dia.

Tipos de autocuidado

Autocuidado não é somente cuidar da pele ou dos cabelos, apesar desses pontos também fazerem parte. Os cuidados vão além e, para saber mais sobre o tema, vamos identificar cada um dos tipos para agir com o objetivo de melhorar nossa vida.

  • Físico: o corpo não trabalha sozinho, ele funciona em parceria com nossa mente. Então, uma forma de cuidar desse aspecto é fazendo atividades físicas, de acordo com suas possibilidades. Para complementar, manter uma alimentação equilibrada também contribui muito para essa relação. Mas lembre-se: cuidar do seu corpo não é acabar com celulites, pelos ou estrias. O mais importante é ele se manter saudável e consciente.
  • Social: cuidar de si parece um processo um tanto quanto solitário. E e certa forma é, já que são ações que devemos tomar para benefício próprio. Mas manter laços com pessoas que nos apoiam, praticar a empatia e compaixão também ajudam no nosso equilíbrio.
  • Mental: a sua mente merece ser muito bem cuidada e estimulada. Por isso, incluir hobbies na sua rotina, como ler bons livros, pintar, desenhar, bordar, assistir a filmes, cozinhar etc fazem com que ela trabalhe de forma saudável.
  • Emocional: para cuidar desse ponto, um grande fio condutor é o autoconhecimento. Se conhecer mais nos permite enxergar com mais clareza pontos da nossa vida, do comportamento e, assim, identificar possíveis gatilhos que não fazem bem. Se perdoe e não se pressione.

Rituais de autocuidado

Olhar para si com atenção, afeto e cuidado é o primeiro passo para iniciar a jornada do autocuidado. Não existe uma receita pronta para o self care, pois cada uma tem suas necessidades, rotina e hábitos. Mas existem atitudes que são extremamente positivas e podem ser facilmente adaptadas para a sua realidade.

Pequenas ações podem ter grandes resultados na sua autoestima, no trabalho e em vários outros campos da sua vida. Então, reserve um tempinho do seu dia e se cerque de coisas boas e que te façam bem de forma genuína. Conecte-se com seu eu de uma forma amigável, amorosa e generosa.

Mas lembre-se, faça tudo no seu tempo, sem cobranças. Até porque esses momentos de pausa devem ser prazerosos e não um motivo a mais para ter culpa ou algum tipo de estresse.

Medite

 

Acalmar a mente e o corpo é uma das formas de realinhar suas energias. Por isso, a meditação pode ser uma ótima alternativa de autocuidado. Se você é iniciante na prática, dedique 10 minutos pela manhã, ou no horário que tiver disponível, para focar na sua respiração, no tempo presente e no seu bem-estar.

O aplicativo Lojong (iOS e Android) tem vários programas de meditações guiadas e pode ser um ótimo companheiro na sua jornada.

Leia um livro

 

 

A leitura é um dos hábitos que mais fazem nossa mente trabalhar de forma criativa, ilimitada e livre. Escolha um título que seja do seu interesse e inicie. No entanto, não se force a ler temas muito complexos quando sentir que precisa relaxar.

Romances, poesias, relatos de viagens ou ficções são ótimas opções para uma leitura que te leve para outros lugares, sem sair do seu sofá. Nossa dica é ler  livros escritos por mulheres negras e ampliar seu hall de escritoras.

Escreva

 

 

Uma boa forma de expressar o que estamos sentindo e até aliviar possíveis tensões é passando esses sentimentos para o papel. Não estamos falando aqui de escrever um livro ou algo do tipo, é apenas usar a escrita de forma descompromissada, apenas para externar de alguma forma o que está sentindo.

Separe um caderno ou bloco de folhas para essa atividade. Você pode incorporar a escrita como um hábito diário ou algo para fazer vez ou outra, quando sentir necessidade. A escrita só trará benefícios para sua vida e, de quebra, quem sabe não surge um novo hobby? Experimente!

Tome um banho relaxante

 

 

Você pode desfrutar esse momento com óleos essenciais que relaxam ou com sais para usar numa banheira. Foque ainda mais em si mesma. Mas se não tiver a mão esses itens, dedique sua atenção ao aroma do sabonete, a temperatura da água e sinta sua pele com carinho e toques leves.

Colocar sua playlist preferida ou alguma específica para relaxar no banho pode deixar o clima ainda tranquilo. Um bom banho sempre revigora o astral e afasta as más vibrações.

Exercite-se

 

 

Cuidar da saúde física também é um fator de autocuidado de extrema importância. Então, vá a academia, caso goste e já frequente, ou faça atividades ao livre como corrida ou ciclismo.

Mas se preferir, pode usar sua própria casa como um espaço de exercícios. Faça movimentos de alongamento por conta própria ou até recorra à tecnologia para te estimular. Aplicativos como o Seven (Android e iOS) e Daily Yoga (Android e iOS) têm práticas ótimas para se movimentar.

Faça um spa em casa

 

 

Se você quer ter uma experiência que vá além do banho relaxante, pode criar um casa seu próprio spa. Dedique algumas horas para cuidar da sua pele, faça uma máscara de argila ou com os elementos que tiver disponíveis.

Estenda os cuidados para os cabelos e faça etapas de hidratação nos fios. Uma boa massagem e alguns minutos de pausa podem ser perfeitos para tratá-los e também para que você relaxe. Se quiser saber mais sobre como fazer seu dia de spa em casa, é só ler nosso post repleto de dicas.

Tenha uma boa noite de sono

 

 

Dormir de forma tranquila e que de fato descanse o corpo e a mente é fundamental para se manter sã. A quantidade de horas pode variar de acordo com casa organismo, mas o recomendado é que você durma por 8 horas.

Não existe uma fórmula perfeita para se ter boas horas de sono. Mas ficar livre das telas quando estiver perto do momento de dormir e comer alimentos mais leves durante o jantar podem contribuir para a qualidade da sua noite.

Por fim, entenda o autocuidado como algo essencial para a sua vida. Não se sinta egoísta por reservar um tempo para cuidar de si. Não encare os rituais como uma obrigação e nem se sinta pressionada a fazer nada de uma determinada forma. Interprete as dicas ao seu modo e adapte para a sua rotina.

Caso tenha dificuldades mais complexas em relação a sua vida pessoal e profissional, procure um especialista e faça o tratamento adequado. Não deixe sua saúde física e/ou mental de lado. 😉

 

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