Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Ayurveda: afinal, o que é isso?

Ayurveda

Certo dia, Laura Pires acordou e se deparou com a visão periférica do olho esquerdo borrada. Procurou os mais diversos médicos, mas sua saúde só piorava, com novos sintomas surgindo. Eis que sua vida deu uma guinada. Sem um diagnóstico definido, ela foi para a Índia e lá se reinventou. Descobriu a terapia Ayuverda e, 1 ano e meio depois, estava completamente curada.

Voltou para casa se sentindo uma nova mulher. E sabe aquela história que há males que vêm para o bem? Pois bem, foi isso que aconteceu. Ela se especializou em Ayurveda e, hoje, ajuda outras pessoas a encontrarem equilíbrio a partir da auto-massagem, limpezas nas vias respiratórias, bochecho, alimentação, orientações sobre exercício e outras práticas.

“Para o Ayurveda, todos nós temos uma essência – chamada de Prakrit – que é nossa, só nossa, e não se altera. Todos os dias devemos separar um tempo para a auto-observação para que possamos fazer escolhas mais conscientes”, explica Laura, que é professora e consultora, ministrando cursos e palestras sobre o assunto.

Hoje, ela conversa conosco e explica como a Ayurveda pode ser um belo caminho para o bem-estar.

Ayurveda

Confira a entrevista:

O que é Ayurveda?
Ayurveda significa ciência da vida. É uma filosofia, uma medicina que descreve e conduz orientações para uma vida mais saudável, longa e equilibrada, prevenindo, tratando e curando patologias. Ela analisa todos os aspectos que influenciam as pessoas e como essa interação pode ser benéfica ou, em alguns momentos, desequilibrar o sistema. Dependendo do estágio do desequilíbrio, são prescritas orientações individualmente para cada um e momento específico.

Quais são as técnicas que a ayurveda usa no tratamento do paciente?
Temos procedimentos que chamamos de Shamana e Shodana: o 1º contempla terapias de pacificação e o 2º de purificação. Essas últimas são prescritas para ajudar no processo de restabelecimento de um organismo que está com alguma patologia, um desequilíbrio muito intenso, e também ajuda a prevenir o seu retorno. São terapias mais intensas que devem ser realizadas sob orientação de um profissional muito experiente, tomando todos os cuidados necessários, antes do procedimento, durante e principalmente depois dele. Já as terapias de Shamana são para pacificar um sistema que está entrando em desequilíbrio. Ajuda a equilibrar o corpo e a mente, rejuvenesce todo o sistema e promove o bem-estar.

Quais são as principais crenças desse tipo de terapia?
Ayurveda não tem crenças, ela é um sistema de observação ao longo de milênios e de estudos do funcionamento do organismo, da mente e de como ele reage às influências da alimentação, às emoções, ao estilo de vida, à qualidade do sono e ao clima que é exposto. A partir disso, indica hábitos e orientações para a preservação da nossa saúde. Os tratamentos e o tempo de duração variam de pessoa para pessoa, dependendo do distúrbio e como ele se manifesta em cada um.

Ayurveda

Qual é a importância da digestão para a Ayurveda?
Extremamente importante. A partir de uma digestão eficiente, conseguimos processar as substâncias dos alimentos ingeridos. Assim ganhamos energia, regeneramos nossas células de forma eficiente. A digestão compreende várias etapas, desde o apetite até o processo de quebra desses alimentos no trato gastrointestinal, assim como a eliminação das substâncias que não são necessárias para o nosso corpo. Um bom sistema digestivo é a chave para a saúde para a Ayurveda. Podemos ter uma boa alimentação, consumindo alimentos orgânicos, frescos, de boa procedência, mas se não digerimos de forma eficiente, nosso sistema pode ficar desequilibrado. Para isso que Ayurveda orienta o dinacharya, a rotina de hábitos saudáveis, para promover e manter a nossa digestão boa. E isso começa com uma simples raspagem da língua. Logo ao acordamos para escovar os dentes, precisamos raspar a língua para retirar o excesso das secreções que são jogadas pelo nosso sistema digestivo para ela. O dinacharya também ajuda na eliminação das excreções do nosso corpo através da auto-massagem e da prática de exercícios.

Para a Ayurveda, como a alimentação influencia na nossa saúde?
A escolha de alimentos adequados que ajudam a prolongar a nossa vida é de extrema importância. Alimentos saudáveis, orgânicos, naturais, sempre que possível, não consumir nada processado, fazer preparações simples, rápidas, com poucas combinações, favorece o nosso processo digestivo, sem sobrecarregar o nosso sistema. Os tipos de alimentos que consumimos nas mesmas refeições podem facilitar ou prejudicar a nossa capacidade digestiva. Devemos fazer refeições em tempos regulares, observar as estações do ano, respeitar uma alimentação que não tenha características que possam prejudicar o sistema, com qualidades semelhantes ao clima. Por exemplo, se estamos expostos a um clima seco e quente, se consumimos alimentos com qualidades extremamente quentes e secas, podemos desestabilizar o nosso corpo. Também é importante reparar na natureza individual, sua idade, estilo de vida, distúrbios. Isso tudo vai influenciar na quantidade que vai poder ser ingerida naquele exato momento.

Ayurveda

Qual é a diferença da massagem da Ayurveda para outras?
Dentro da Ayurveda existem orientações diversas sobre vários tipos de massagem. A massagem faz parte de um processo de manutenção da saúde e também de restabelecimento. Na nossa prática diária, no dinacharya, fazer abhyanga (oleação do corpo) é recomendado para todas as pessoas, todos os dias. Ela ajuda a melhorar a tonicidade da pele, a digestão, a circulação, a disposição e a vitalidade. Durante os processos de shamana e shodana, outras terapias e massagens são prescritas. Entre elas, a abhyanga, a udwartana (massagem com óleo e pós) e a pinda sweda. Cada tipo de terapia corporal tem uma função e uma especificidade, com óleos apropriados para o tipo de distúrbio. O tempo de duração da massagem e o número de terapeutas que aplicam também variam de acordo com o objetivo do procedimento.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.