Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Hot, hot, hot: conheça os principais benefícios da pimenta

Ardência, uma sensação de queimação na língua, um fogo que parece percorrer todo o corpo… Essas são só algumas mensagens que a famosa pimenta envia para o nosso corpo. Mas será que apimentar nosso dia a dia é uma boa ideia? Hoje vamos responder essa pergunta e mostrar quais são os benefícios da pimenta para a nossa saúde.

Quando falamos as sensações calientes e intensas que o elemento fogo nos proporciona, falamos em diferentes formas disso acontecer. Uma delas é justamente no paladar e a pimenta está no topo da lista de alimentos picantes que podemos consumir. Mas o que é a pimenta? Na verdade, não é possível falar de pimenta no singular, já que esse é o nome dado a qualquer planta ou fruto e condimentos feitos a partir deles que contenham alguma picância ou até mesmo sejam leves.

Por isso, a lista de pimentas é imensa e existem tipos para todos os gostos e paladares, das mais fracas às que parecem que colocam fogo na boca. Mas uma coisa é certa, consumir esse alimento da forma correta pode trazer benefícios ótimos para a saúde. Além de ajudar o organismo a funcionar melhor.

As pimentas são termogênicos naturais com propriedades poderosas que podem ajudar a prevenir o câncer, retardar o envelhecimento da pele e até mesmo reduzir as taxas de colesterol. Mas são apenas esses os benefícios da pimenta? É claro que não! Sem mais delongas, vamos conferir uma lista esperta com mais pontos positivos de se consumir moderadamente a iguaria.

Antioxidante e anti-inflamatório

Falamos anteriormente que existem vários tipos de pimenta e essa é uma verdade absoluta. Em cada parte do mundo existem pimentas que marcam demais a culinária local. Mas independente de sua origem, todas as espécies têm em comum um princípio ativo poderoso: a capsaicina.

Essa substância nada mais é do que um importante antioxidante e um anti-inflamatório. Ela contribui muito para uma digestão mais leve dos alimentos e alivia dores. Quanto mais forte a pimenta, mais ela tem capsaicina, que fica mais concentrada nas sementes e em nervuras presentes na casca.

Amiga do coração e do controle do colesterol

Apimentar sua alimentação com cuidado pode ser um fator que vai contribuir para o sistema cardiovascular. Segundo uma pesquisa do Instituto Neurológico Mediterrâneo Neuromed, da Itália, apontou que o consumo regular de pimenta pode reduzir o risco de morte por infarto, por exemplo, em até 34%.

Vários estudos apontam a pimenta como um grande aliado do bem-estar do coração, mas ainda não se sabe ao certo o que existe de tão especial no alimento para que ele também tenha esse benefício.

As pimentas também podem atuar no controle dos níveis de colesterol no sangue. Isso porque, seus componentes consegue manter em níveis saudáveis triglicerídeos e os tipos de colesterol existentes. Mas claro, tudo aliado a um consumo com moderação e sem exageros.

Acelera o metabolismo

Por ser um termogênico de origem natural, a pimenta é capaz de dar acelerar o modo como nosso metabolismo funciona. Assim, ela acaba favorecendo um maior gasto de calorias e pode auxiliar no emagrecimento. Mas claro, seu consumo deve ser aliado a uma rotina de alimentação balanceada e exercícios. Nosso corpo tem muitas engrenagens e todas elas precisam trabalhar juntas.

As pimentas de cor vermelha são ótimas para acompanhar diversas refeições e podem contribuir muito para um caminho mais saudável e natural.

Promove o bem-estar

Quando consumimos pimenta, ela estimula alguns receptores na língua e na boca que são extremamente sensíveis. Eles enviam uma mensagem ao cérebro informações ao cérebro que, por sua vez, faz com o metabolismo acelere e a endorfina seja liberada. A substância é liberada justamente para se contrapor a ardência provocada pelo alimento picante.

O resultado de toda essa conexão entre paladar e mente é uma sensação de bem-estar e um aumento significativo do fluxo sanguíneo. Claro, as sensações podem variar de acordo com cada organismo. Mas existem pessoas que realmente sentem prazer ao comer pimenta e isso é mais do que verdade.

Ajuda no combate ao câncer

Segundo uma pesquisa publicada no The Journal Of Cancer Research, baseado nos Estados Unidos, o potencial antioxidante da pimenta também pode atuar diretamente na prevenção da produção de um processo chamado apoptose. Ele basicamente é a morte programada de células.

Em células de vários de câncer e, principalmente, do câncer de próstata, a ação da capsaicina é direta. Temos mais um benefício da pimenta para a saúde.

Receitas com pimenta

Engana-se quem pensa a pimenta pode dar o ar de sua picância apenas na hora de condimentar um prato. Pelo contrário, ele pode ser uma das estrelas principais de salgados, doces e até mesmo drinks.

A ardência da maioria de seus tipos é um importante destaque para harmonizar o paladar em qualquer receita. Por isso, vale dar uma chance, de forma moderada à uma comida apimentada. Você pode dar uma renovada no sabor de um bom brigadeiro branco, por exemplo. A explosão de sabores e a combinação entre o doce e o picante é irresistível.

Mas se sua intenção for criar um acompanhamento que faz bonito em várias refeições, experimente fazer uma pasta de pimentão Harissa. A receita marroquina conta com diferentes tipos de pimenta e promete trazer os sabores do Oriente direto para a sua cozinha.

Para um brinde especial, faça um drink de maracujá e pimenta. O mood refrescante da fruta com o ar caliente do alimento deixam qualquer momento ainda mais rico.

Vimos aqui alguns benefícios da pimenta e algumas receitas práticas e deliciosas que usam o item. Mas é muito importante lembrar que o consumo da pimenta, principalmente das mais fortes, não é recomendado em doses exageradas. Pessoas que sofrem de problemas gástricos devem ficar atentas na hora de apimentar seus alimentos. Mas em excesso, a pimenta pode produzir efeitos nada agradáveis no organismo, portanto, se delicie e aproveite os pontos positivos do alimento com cuidado.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.