O blog da Maria Filó

Calça de alfaiataria: 1 peça, várias formas de usar

 

 

Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é a apresentação para lá de imponente da calça de alfaiataria feminina. Isso porque ela é aquela peça que se destaca em qualquer look. Mas não falamos apenas dos visuais formais. É mais do que possível tornar a alfaiataria cool e isso é o que vamos mostrar.

Além de todo o seu ar fancy, a calça de alfaiataria é acima de tudo um grande ícone atemporal. No armário feminino ela exala versatilidade e apresenta-se como uma opção que oferece um mundo de possibilidades. Portanto, nada de associar a calça nesse mood apenas aos looks de trabalho.

A calça de alfaiataria reina quase absoluta nos visuais mais clássicos e até nos contemporâneos. Mas não foi sempre assim, as peças nesse estilo faziam parte do vestuário masculino e não era tão comum que as mulheres usassem a peça. Mas a moda deve ser democrática e a roupa fez seu début nos looks femininos.

Origem das roupas de alfaiataria feminina

Como vimos anteriormente, as principais peças de alfaiataria, como a calça e o blazer, eram itens que pertenciam exclusivamente ao armário dos homens. Isso porque eram eles quem trabalhavam e em muitos cargos que ocupavam era necessário se vestir assim.

Mas a partir do século XX, a mulher passou a atuar em setores antes muito masculinos. A moda acompanhou essa grande mudança. Assim, vestes mais requintadas e com maior praticidade para o dia a dia começaram a ser inseridas em suas produções.

A história da alfaiataria feminina anda lado a lado com as mudanças sociais daquele período. Com a inserção da mulher em espaços executivos, os tradicionais vestidos muito complexos, repletos de camadas e nem sempre práticos, foram abrindo espaço para peças mais utilitárias.

Diante de todo o contexto, grandes nomes da moda como Coco Chanel e Paul Poiret se propuseram a trazer roupas do guarda-roupa masculino para o cotidiano da mulher daquela época. O uso das calças e dos blazers marcou não só o dress code da época como também impactou o comportamento feminino.

Desde então, além das camisas, os conjuntinhos de alfaiataria e suas duas peças principais, a calça e o blazer, assinaram seu contrato de permanência vitalícia nas produções femininas até hoje.

Look com calça preta

Calça de alfaiataria
Fotos: Maria Filó e Lorna

A atemporalidade é uma das chaves para qualquer peça de alfaiataria. O motivo é simples e nós sabemos bem, já que se tratam de roupas com shapes mais sóbrios, ou seja, coringas imediatos.

A calça preta de alfaiataria é uma dessas peças que podem transitar bem entre várias ocasiões. Apesar de seu tom neutro, ela prova que não precisa ficar sempre no mais do mesmo.

Os fatores cor da peça e modelagem estruturada formam uma dupla perfeita e que podem ser acompanhadas por várias outras peças. A camisa é o clássico top que  não falha em um look com a calça preta.

Portanto, você pode explorar as possibilidades que a camisa oferece. Por exemplo: suspenda um pouco as mangas, abra alguns botões superiores e revele um colar poderoso e que valoriza o colo. Traga um cinto colorido para o show e adicione um toque colorido e moderno. Esse visual pode ser seu novo preferido para o trabalho.

Se a calça de alfaiataria é versátil como foi dito, ela pode ser usada com peças de outro estilo. Certo? Certíssimo! É hora do casual chic entrar em cena, com uma blusa bufante que pode assumir a dianteira da corrida fashion. Se ela for lilás ou verde, o pódio do estilo é garantido. T-shirts, blusas leves de alça também são mais do que bem-vindas para a combinação com calça.

Calça de alfaiataria clara

Fotos: The Style Stalker e Maria Filó

Depois da clássica calça preta, os modelitos mais claros pedem passagem. Elas mostram que não é bom apenas clarear as ideias, mas que fazer isso com os looks também é mais do que indicado.

Se você tem preferência por um look com cartela de cores que prioriza a leveza, calças beges, brancas, rosas e lilás podem ser escolhidas de olhos fechados. Pois elas são fáceis de serem combinadas com outras tonalidades, além de comporem um visual monocromático com muita bossa.

Em uma dobradinha de cores, o ton sur ton também pode fazer parte do show. Abra espaço para uma parte de cima e até mesmo de acessórios que explorem nuances mais fechadas e/ou vibrantes da cor escolhida.

Combinar a calça clara com estampa também é um ótima pedida. As peças printadas por si só já adicionam um quê a mais de informação de moda, por isso, elas podem ser as estrelas do topo do visual, por exemplo.

Para arrematar a produção vale apostar em um salto, rasteirinha ou tênis. Lembra da versatilidade da alfaiataria e do casual chic? Esse é o momento de explorar ainda mais as possibilidades de combinações da peça.

Calça com cintura alta

Fotos: Maria Filó e Getty Images

A alfaiataria feminina já é conhecida da moda há muitos anos. Já as peças de cintura alta fez sua primeira aparição na década de 1970, bastante tempo depois. Mas o encontro entre as duas marcou a moda e elevou ainda mais o status da calça popularizada por Coco Chanel.

A calça de alfaiataria com cintura alta é o bottom que adiciona logo de cara um ar elegante ao visual. Ela deixa a silhueta mais longilínea, alonga sem fazer esforço. Por isso, é uma opção que permite com que você use vários modelos de blusa e, de quebra, ainda aplique um styling diferente em cada uma.

O modelo é perfeito para trabalhar proporções e comprimentos. Portanto, um bom cropped pode ser a opção para um look primaveril e descomplicado. O cós elevado é o ponto alto da peça, sendo assim, vale deixá-lo em destaque. Blusas compridas usadas por dentro criam o tal efeito mais longo e fancy à produção.

Não deixe passar as oportunidades de experimentar misturas para lá de interessantes. Acrescente texturas ao look, sempre levantamos essa bandeira como alternativa fashion. Faça um contraponto com o tecido da calça, use tops mais fluidos ou até mesmo abuse e use das tramas de um tricô. Ative a criatividade e a liberdade.

Calça de alfaiataria jeans

Calça de alfaiataria feminina
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Sabemos muito bem que o que é bom pode ficar ainda melhor. Pois bem, isso acontece quando a verve elegante da alfaiataria dá um match com o mood urbano do jeans. Esse duo poderoso descomplica ainda mais o visual e desconstrói a imagem mais séria da calça e mostra que um bom refresh é sempre bem-vindo.

As calças jeans são aquelas peças para todas as horas e podem migrar totalmente de um momento mais informal para uma reunião durante o expediente. Por que não? O ar mais requintado que o jeans recebe eleva o seu status de peça casual para um outro patamar e amplia ainda mais o seu horizonte de combinações.

Se você gosta de unir o útil ao agradável, ou melhor, o casual ao chique, brinque com peças de dois ou mais estilos. Roupas de seda, como a camisa, podem compor muito bem esse jogo de proporções e tendências. A suavidade do tecido com o peso do jeans esbanjam estilo e criam um look que pode ser tanto diurno quanto noturno.

Detalhes como bordados podem enriquecer ainda mais a produção com calça de alfaiataria jeans. Mas se o momento pede um ar mais básico mas nada boring, a boa e velha t-shirt facilita o seu trabalho e o seu look do dia.

As calças de alfaiataria apareceram lá no século XX, mas vimos que hoje em dia ela flerta com vários estilos e se renova a cada temporada. Portanto, vale ter um modelo para chamar de sua. Aproveite as muitas possibilidades de combinações a serem feitas com ela e espalhe beleza por onde for.

  • Tags

  • Não são só as cores, estampas ou bordados que se destacam em um look. ...
    saiba mais
  • Muitos benefícios especiais e novidades. É assim que será o nosso mês ...
    saiba mais
  • Criar um colorido especial no look faz toda a diferença não só no visu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.