Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Calça de alfaiataria: 1 peça, várias formas de usar

Calça de alfaiataria: uma peça, várias formas de usar

Calça de alfaiataria feminina

Shape alinhado, estruturado, e elegância de sobra. Essa é a apresentação para lá de imponente da calça de alfaiataria feminina. Ela é o que chamamos na moda de “peça statement”, ou seja, que se destaca em qualquer look.

Mas não falamos apenas dos visuais convencionais. Quando o assunto é alfaiataria, o comum é que composições formais venham à cabeça, certo? Porém, é mais do que possível tornar a alfaiataria cool e descolada e isso é o que vamos mostrar!

Além de todo o seu ar fancy, a calça de alfaiataria é, acima de tudo, um grande ícone atemporal. No armário feminino ela exala versatilidade e se apresenta como uma opção que oferece um mundo de possibilidades. E esse mundo deve ser explorado. Portanto, nada de associar a calça nesse mood apenas aos looks de trabalho.

Veja 5 formas de usar a calça de Alfaiataria

A calça de alfaiataria reina quase absoluta nos visuais mais clássicos e até contemporâneos. Porém, não foi sempre assim. No passado, as peças nesse estilo faziam parte do vestuário masculino e não eram tão comuns na parte feminina.

Felizmente, a moda é democrática e evolui. E por isso, hoje essa roupa marca presença nos looks femininos. Sendo assim, confira na sequência diversas dicas de como usar esse ícone que nunca sai de moda:

1. Look com calça alfaiataria preta

Calça de alfaiataria feminina

A atemporalidade é uma das chaves para qualquer peça de alfaiataria feminina. O motivo é simples e nós sabemos bem, já que se trata de roupas com shapes mais sóbrios, ou seja, curingas imediatos.

A calça preta de alfaiataria é uma dessas roupas que transita bem entre várias ocasiões. Apesar de seu tom neutro, ela prova que não precisa ficar sempre no mais do mesmo. Lembre-se que o preto é a representação da ausência de cor e de luz, e por isso, a melhor forma de combinar é usando-o com cores neutras e claras, ou com cores de tonalidade escura, como azul marinho, vinho ou cinza escuro.

Quanto aos modelos para combinar, a camisa de botões é o clássico top que não falha em um look com a calça preta. E nesse caso você deve explorar as possibilidades que ela oferece. Suspendendo um pouco as mangas, e abrindo alguns botões superiores você pode revelar um colar poderoso e assim estará valorizando o colo.

Também é possível trazer um cinto colorido para o show e adicionar um toque de cor e vida. Esse visual pode ser seu novo preferido para o trabalho. T-shirts e blusas leves de alça também são mais do que bem-vindas para a combinação com essa calça.

2. Calça de alfaiataria clara

Calça de alfaiataria feminina

Depois da clássica calça preta, os modelitos mais claros pedem passagem. Elas mostram que não é bom apenas clarear as ideias, mas que fazer isso com os looks também é mais do que indicado.

Se você tem preferência por um visual com cartela de cores que prioriza a leveza, calças beges, brancas, rosas e lilás podem ser escolhidas de olhos fechados. Elas são fáceis de serem combinadas com outras tonalidades, além de comporem um visual monocromático com muita bossa.

Em uma dobradinha de cores, o tom sobre tom também pode fazer parte do show. Experimente usar uma calça de alfaiataria branca de cós alto com um cinto e um top cropped da mesma cor.

Para arrematar a produção vale apostar em um salto, rasteirinha ou tênis. Lembra da versatilidade da alfaiataria e dos looks casual chic? Esse é o momento de explorar ainda mais as possibilidades de combinações da peça.

3. Calça com cintura alta

Calça de alfaiataria feminina

A calça de alfaiataria com cintura alta é o bottom que adiciona logo de cara um ar elegante ao visual. Ela deixa a silhueta mais longilínea, alonga sem fazer esforço. Por isso, é uma opção que permite com que você use vários modelos de blusa e, de quebra, ainda aplique um styling diferente em cada uma.

O modelo é perfeito para trabalhar proporções e comprimentos. Portanto, um bom cropped pode ser a opção para um look primaveril e descomplicado. O cós elevado é o ponto alto da peça, sendo assim, vale deixá-lo em destaque.

Blusas compridas usadas por dentro criam o tal efeito mais longo e fancy à produção. Por isso, experimente usar uma dessas calças com uma blusa de tricot com mangas bufantes e um salto alto para um look com formas de tirar o fôlego.

Não deixe passar as oportunidades de experimentar misturas para lá de interessantes. Acrescente texturas ao look, sempre levantamos essa bandeira como alternativa fashion. Faça um contraponto com o tecido da calça, use tops mais fluidos ou até mesmo abuse e use das tramas de um tricô. Ative a criatividade e a liberdade.

4. Calça de alfaiataria jeans

Calça de alfaiataria feminina

Sabemos que o bom pode ficar ainda melhor. Pois bem, isso acontece quando a verse elegante da alfaiataria dá um match com o mood urbano do jeans. Esse duo poderoso descomplica ainda mais o visual e desconstrói a imagem mais séria da calça mostrando que um bom refresh é sempre bem-vindo.

As calças jeans são aquelas peças para todas as horas e podem migrar totalmente de um momento mais informal para uma reunião durante o expediente. Por que não? O ar mais requintado que o jeans recebe eleva o seu status de peça casual para um outro patamar e amplia ainda mais o seu horizonte de combinações.

Se você gosta de unir o útil ao agradável, ou melhor, o casual ao chique, brinque com peças de dois ou mais estilos. Roupas de seda, como uma blusa soltinha de recorte quadrado, podem compor muito bem esse jogo de proporções e tendências. A suavidade do tecido com o peso do jeans esbanjam estilo e criam um look que pode ser usado tanto para o dia, quanto para a noite.

5. Calça de alfaiataria com tênis

Calça de alfaiataria feminina

Por mais que seja classificada como formal, quando unimos uma calça de alfaiataria com tênis, o look automaticamente passa a transmitir um ar despojado e descontraído. Na maioria dos casos, a melhor pedida é combinar com um tênis branco.

Seguindo essa linha, a primeira sugestão só poderia ser a boa e velha t-shirt, uma proposta que facilita o seu trabalho, e o look do dia. Se você tem um estilo romântico, também vale usar o combo com blusas de recorte quadrado e mangas volumosas.

Outra boa proposta, que brinca muito bem com a mescla de formal e despojado, é o conjunto de calça social, blazer e tênis. Aqui é interessante usar tanto o blazer aberto, quanto fechado. E um ótimo complemento seria unir tudo isso à uma bolsa de mão de cor única.

Atualmente, as calças de alfaiataria flertam com vários estilos e se renovam a cada temporada. Portanto, vale ter um desses modelos para chamar de seu. Aproveite as inúmeras possibilidades de combinações e espalhe beleza por onde for!

Gostou do conteúdo? A união do tênis com a alfaiataria ainda pode gerar insegurança, nesse caso, confira o nosso post Estilo esportivo: descomplique e aposte no conforto, e torne-se uma expert no assunto!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.