O blog da Maria Filó

Eu só quero chocolate… e cerveja!

Chocolate e cerveja

Se sozinho o chocolate já é uma sobremesa daquelas que dar água na boca, o que dizer da combinação entre ele e uma bela cerveja artesanal? Hummm… Só consegue pensar em chegar em casa para degustar esse duo?

E calma, se você é do time que de cara torceu o nariz para essa dupla, podemos garantir que vale a pena. Afinal, vamos combinar: o melhor da vida é experimentar e se surpreender com deliciosas descobertas!

Quem dá as dicas de quais cervejas combinam com diferentes tipos de chocolate é a expert Maria Cevada, que por que essas iguarias se complementam. Vamos lá:

Chocolate ao leite

Chocolate e cerveja

“O chocolate ao leite é mais adocicado, macio e cremoso, que derrete na boca e tem sabores mais brandos, deixando bem perceptível o dulçor do chocolate. Harmonizaria com uma Stout leve, com notas de café, para que o tostado dos maltes escuros e as notas de café possam complementar o sabor do chocolate”.

Chocolate amargo

Chocolate e cerveja

“Combina bem com cervejas belgas complexas, como as Belgian Dark Strong Ale e as Belgian Dubbel. São cervejas com corpo que preenche o gole, mais alcoólicas e com notas adocicadas trazendo um frutado que lembra frutas passas e até uma certa condimentação em alguns casos (um ‘spicy’ instigante). Elas vão equilibrar os sabores intensos e amargos do chocolate, uma combinação bem bacana e diferente”.

Chocolate branco

Chocolate e cerveja

“Atenção porque essa combinação é incrível! A ideia é transformar o chocolate branco em uma sobremesa com frutas vermelhas. Por ser um chocolate bem doce e muito cremoso, vamos combinar com uma FruitBier, em especial as que levam frutas vermelhas, como framboesa, amora ou cereja.

A leve acidez da cerveja vai ajudar a quebrar a gordura do chocolate branco e a experiência na boca é muito surpreendente”.

Chocolate com nuts

Chocolate e cerveja

“Combina bem com uma Russian Imperial Stout, que é uma cerveja escura, encorpada, alcoólica, que tem notas de chocolate e café, que vão complementar os sabores fortes das nuts. Eu particularmente sou fã de carteirinha desse estilo mais intenso e robusto”.

Chocolate de menta

Chocolate e cerveja

“Coloque o chocolate na boca e deixe derreter aos poucos, sem mastigar. A própria combinação do chocolate com menta já é interessante. Depois, beba um gole de uma Stout ou uma Porter. A ideia dessa harmonização é emprestar mais notas de chocolate, café ou caramelo para o chocolate na sua boca, fazendo com que o toque de menta complemente a experiência, mas dê aos pouquinhos o espaço para esses sabores brilharem. A combinação é tão interessante que já existem no mercado algumas Porters que usam menta ou hortelã para replicar essa combinação”.

Bombom recheado com brigadeiro/doce de leite

Chocolate e cerveja

“Combina bem com uma Doppelbock, cerveja alcoólica e com notas carameladas que vão complementar os sabores adocicados do brigadeiro e, principalmente, do doce de leite”.

Falando em chocolate, confira aqui receitas as deliciosas da Julia, da Sin Patisserie.

  • Tags

  • #Chocolate com cerveja
  • #Maria Cevada
  • Comida do bem
    16.08.2019 • Culinária
    O restaurante paulista que bate um bolão em sustentabilidade O restaur...
    saiba mais
  • Barrinha de cereal homemade
    08.08.2019 • Culinária
    Uma forma de reunir a família e engajar as crianças em um momento mais...
    saiba mais
  • Comendo com os olhos
    15.07.2019 • Culinária
    O adolescente vegano que cria sobremesas incríveis “A vida é mui...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.