Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Eu só quero chocolate… e cerveja!

Chocolate e cerveja

Se sozinho o chocolate já é uma sobremesa daquelas que dar água na boca, o que dizer da combinação entre ele e uma bela cerveja artesanal? Hummm… Só consegue pensar em chegar em casa para degustar esse duo?

E calma, se você é do time que de cara torceu o nariz para essa dupla, podemos garantir que vale a pena. Afinal, vamos combinar: o melhor da vida é experimentar e se surpreender com deliciosas descobertas!

Quem dá as dicas de quais cervejas combinam com diferentes tipos de chocolate é a expert Maria Cevada, que por que essas iguarias se complementam. Vamos lá:

Chocolate ao leite

Chocolate e cerveja

“O chocolate ao leite é mais adocicado, macio e cremoso, que derrete na boca e tem sabores mais brandos, deixando bem perceptível o dulçor do chocolate. Harmonizaria com uma Stout leve, com notas de café, para que o tostado dos maltes escuros e as notas de café possam complementar o sabor do chocolate”.

Chocolate amargo

Chocolate e cerveja

“Combina bem com cervejas belgas complexas, como as Belgian Dark Strong Ale e as Belgian Dubbel. São cervejas com corpo que preenche o gole, mais alcoólicas e com notas adocicadas trazendo um frutado que lembra frutas passas e até uma certa condimentação em alguns casos (um ‘spicy’ instigante). Elas vão equilibrar os sabores intensos e amargos do chocolate, uma combinação bem bacana e diferente”.

Chocolate branco

Chocolate e cerveja

“Atenção porque essa combinação é incrível! A ideia é transformar o chocolate branco em uma sobremesa com frutas vermelhas. Por ser um chocolate bem doce e muito cremoso, vamos combinar com uma FruitBier, em especial as que levam frutas vermelhas, como framboesa, amora ou cereja.

A leve acidez da cerveja vai ajudar a quebrar a gordura do chocolate branco e a experiência na boca é muito surpreendente”.

Chocolate com nuts

Chocolate e cerveja

“Combina bem com uma Russian Imperial Stout, que é uma cerveja escura, encorpada, alcoólica, que tem notas de chocolate e café, que vão complementar os sabores fortes das nuts. Eu particularmente sou fã de carteirinha desse estilo mais intenso e robusto”.

Chocolate de menta

Chocolate e cerveja

“Coloque o chocolate na boca e deixe derreter aos poucos, sem mastigar. A própria combinação do chocolate com menta já é interessante. Depois, beba um gole de uma Stout ou uma Porter. A ideia dessa harmonização é emprestar mais notas de chocolate, café ou caramelo para o chocolate na sua boca, fazendo com que o toque de menta complemente a experiência, mas dê aos pouquinhos o espaço para esses sabores brilharem. A combinação é tão interessante que já existem no mercado algumas Porters que usam menta ou hortelã para replicar essa combinação”.

Bombom recheado com brigadeiro/doce de leite

Chocolate e cerveja

“Combina bem com uma Doppelbock, cerveja alcoólica e com notas carameladas que vão complementar os sabores adocicados do brigadeiro e, principalmente, do doce de leite”.

Falando em chocolate, confira aqui receitas as deliciosas da Julia, da Sin Patisserie.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.