Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como harmonizar chocolate e vinho: saiba quais combinam

Você é apaixonada por chocolate e por vinho, mas nunca pensou em comer os 2 ao mesmo tempo? Pois é hora de mudar isso. Saiba que eles vão muito bem juntos, sim, senhora. Para provar nosso ponto, convidamos você a provar (e aprovar) dicas deliciosas de vinhos que harmonizam com o doce mais querido de todos.

Quem dá as sugestões é a expert Raquel Fejgiel. A sommelier conta aqui qual é a opção mais indicada para você que é amante de algum vinho específico. Ou de algum chocolate, claro. Mas ela avisa: “tenha sempre em mente que as preferências e gostos pessoais são sempre importantes e as regras nem sempre são imutáveis”.

Por isso, entregue-se aos prazeres e experimente novas combinações. A vida é muito curta para não testar sabores inusitados e que podem te surpreender.

Vamos conferir?

Chocolate branco

“O chocolate branco é considerado o mais doce do mercado. Por isso, se indica harmonização com um vinho adocicado e bem fresco, para complementar o seu sabor. Para essa combinação ser perfeita, eu indico um espumante moscatel”.

Em breve vamos ensinar aqui uma receita de chocolate branco com pimenta para aguçar seus sentidos e celebrar a data!

Chocolate ao leite

“O chocolate ao leite, por ser extremamente doce, voltando à regra, deve ser harmonizado com vinhos mais doces, como o vinho do porto Tawny, que tem um período maior de envelhecimento e não irá se sobrepor ao sabor doce do chocolate”.

Chocolate amargo

“O chocolate amargo, por ser uma versão com menor teor de açúcar e menos doce, acaba tento um gosto mais marcante, fortificado e amargo. Dessa forma, combina com vinhos tintos de propriedades gustativas semelhantes, com taninos marcantes. Para a harmonização ideal, eu indico um Malbec (mais fortificado)”.

Chocolate frutado

“O chocolate com recheio frutado pode ser harmonizado com Merlot ou porto Ruby”.

Chocolate com nuts

“Se você optar por chocolate entre 70% e 80% de teor de cacau com nuts, a combinação que eu sugiro é com o vinho do Porto, um tinto mais fortificado”.

Lembre-se sempre que o sabor do vinho não deve se sobrepor ao sabor da comida, dessa forma você consegue uma harmonização ideal!

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.