Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Coletes de tricô: ideias e formas de usar

Já contamos aqui sobre alguns tipos de terceira peça. Hoje é dia de mergulhar em uma delas: os coletes femininos de tricô. Eles são uma das nossas apostas para transformar seu look em um piscar de olhos.

Afinal, qualquer visual fica com muito mais personalidade quando aliado a um belo colete, não é mesmo? Antes de mais nada, vale saber um pouco mais sobre a origem desse item tão único.

Um pouco de história

Seu nome vem do francês collet. Os registros dos primeiros coletes surgiram na época das guerras na Roma Antiga, onde eram feitos de ferro e tinham a função de proteção durante as batalhas.

Mas o colete ganhou fama mesmo no período Barroco, no século XVII. Uma curiosidade é que, até então, ele fazia parte apenas do visual masculino. Isso mesmo, apenas os homens da corte inglesa usavam a peça. No início, eles eram modelados em tecidos bordados ou brocados.

Somente no período da Belle Époqueno século XIX, que o colete passou a compor os looks (ou melhor, trajes) femininos, acompanhando o paletó e outros tipos de casaco.

Coletes femininos

O que é um colete?

Muito simples: ele dispensa mangas e golas. Perfeito para dias menos frios e sem fecho frontal, é aquela peça prática que você só joga por cima e pronto. Pode ser mais curto ou comprido, dependendo do mood e proposta do look. Por aqui, elegemos os mais longos, que acompanham a silhueta e fazem boas parcerias com looks mais justos, por exemplo.

Truques de estilo

Cinto de segurança

O cinto é um dos acessórios mais versáteis quando o assunto é arrematar um look. Pois bem, junto com os coletes não seria diferente. A peça além de marcar a cintura, traz um ar mais elegante e repleto de informação de moda.

Apostar na dupla colete + cinto é a combinação que faz toda a diferença no visual. Vale escolher cintos mais finos ou os modelos mais largos, com tachas. Se a ideia for adicionar mais cor à produção, não perca tempo e coloque os complementos coloridos para jogo.

On top

Coletes femininos

O colete também tem seus dias de reino absoluto. Ele é uma peça versátil e se apresenta de diversas formas. Transformar a roupa em top pode tanto imprimir um perfume cool ao visual, quanto trazer ares mais elegante com shapes mais alinhados.

Se a intenção for acrescentar uma dose de sensualidade à produção, usar o colete como protagonista é uma ótima pedida. Por isso, vestir apenas a peça, sem blusa por baixo, é uma proposta que tira a roupa do óbvio e eleva o status da produção.

Com saia

Coletes femininos

Como já falamos anteriormente, o colete é autoridade máxima quando o assunto é versatilidade. Por isso, vai bem com quase todos os outros itens do closet. Com a saia reta, o duo ganha força. O resultado é um look bem estruturado, que passa força e maturidade, como se fosse um tubinho mais comprido. Mas com um “quê” a mais, com muita informação de moda e camadas de estilo.

O colete mostra que pode tanto assumir o posto de blusa, quando usado com a segunda peça por cima, quanto ser o centro das atenções em sua verve mais clássica. O comprimento midi pode ser o melhor amigo na hora de coordenar as duas roupas. Afinal, com o colete e a saia na média, uma coisa é certa, seu visual atinge o conceito máximo.

Outras boas ideias é abotoar o colete em cima, por exemplo, e deixar solto na parte de baixo. Ou, quem sabe, usá-lo como blusa, por dentro de uma saia, quando ele for mais fininho. Dependendo da gola, apostar no colete invertido, com a parte das costas para frente, também pode dar um belo (e criativo) resultado.

Seja para completar o look de inverno ou atrair atenção exclusiva, o colete é a peça que promete deixar sua produção ainda mais despojada. Sua fama vem de muitos séculos, mas ele nunca perdeu sua majestade. Por isso, invista em um modelo para chamar de seu.

Sinta-se à vontade na hora de criar suas combinações e sobreposições. Invente, crie, experimente. Nos dias de temperaturas mais amenas, a dica é ir de colete. Já quando o frio bater à porta, deixe que um bom casaco entre em cena e aqueça o look.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.