Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Colorbook: como montar looks com cores tríades

Nosso guia de cores ganha mais um capítulo! Dessa vez, vamos falar sobre as tríades. A princípio, esse nome pode soar estranho aos seus ouvidos. Mas pensando bem, o próprio nome já dá uma dica sobre esse recurso cromático que é o mais original de todos.

As cores tríades são formadas por 3 cores que estão equidistantes no círculo cromático. Ou seja, se encontram exatamente na mesma distância dentro da roda de tonalidades. Ficou confusa?

Calma, a escolha da tríade não é tão complicada quanto parece. Basicamente é assim: você elege uma cor, salta três outras e seleciona a próxima. Essa seleção forma um triângulo dentro do tal círculo de cores. Para ilustrar:

Assim, como as cores análogas e complementares, as tríades também são combinações harmonicamente perfeitas. Puro equilíbrio aos olhos. As 2 principais são:

  • vermelho, amarelo e azul (tríade primária)
  • verde, roxo e laranja (tríade secundária)

Usar um look colorido pode parecer desafiador para algumas ou até mesmo quase impossível para outras. Mas a questão é adaptar tudo ao seu estilo e, acima de tudo, se sentir confortável.

Por isso, vá aos poucos experimentando possibilidades e dando novos passos. Assim, você se diverte e, quando perceber, já estará dominando o círculo cromático, com propriedade. Entendendo mais suas preferências, paletas e afins, sua jornada de estilo fica mais leve e deliciosa.

Agora que já conheceu um pouco do match triplo de tonalidades, fica mais descomplicado montar sua produção. É hora de mentalizar três tonalidades repletas de vivacidade e investir sem medo.

Tríade primária

Unir três cores primárias em um mesmo look é garantia de um visual cheio de vida e à prova de baixo astral. O azul, amarelo e vermelho juntos causam um efeito visual que vai além do harmônico. Eles são os responsáveis por tirar qualquer tipo de produção do seu lugar comum, do office look a um casual chic.

Na prática, compor um look com cores tríades não é tão burocrático quanto se pensa. Você pode distribuir as tonalidades entre as peças de roupa ou levá-las também para os acessórios. Todos os itens podem entrar na brincadeira colorida, sem contraindicação.

Tríade secundária

Seguindo a linha do colorido nosso de todo look, apostar em em um visual com a tríade secundária de verde, laranja e roxo é sinônimo de dar um refresh instantâneo. A paleta da temporada conta com essas três tonalidades em destaque, portanto, um visual color power e para lá de moderno conta com essas nuances.

Além de criar um mix poderoso de tons, vale também investir em uma mistura de estilos. Explorar as cores, texturas e verves nunca é demais. Um look criativo pode trazer referências esportivas e românticas, por exemplo, e ainda conter tonalidades tríades bem ricas.

Estampas coloridas

Apostar em peças estampadas é uma das opções mais fáceis e práticas na hora de brincar com 3 cores. Escolher as padronagens que você se identifique pode tornar a missão de colorir o seu dia mais fácil.

Coloque peças únicas como vestidos e macacões no seu radar. Além de serem versáteis, elas conferem praticidade ao look. Fique à vontade na hora de eleger sua peça queridinha e sair por aí. Afinal, estampas e cores não fazem mal a ninguém.

Prints como listras, poás e florais podem trabalhar muito bem com as tonalidades tríades. Portanto, também não economize se surgir aquela vontade de fazer um mix and match de estampas. Moda é diversão! Jogue-se!

Color block triplo

Outra opção é recorrer ao color blocking. Os blocos de cores estão sempre dando as caras por aí e deixando as produções repletas de vivacidade e informação de moda. Para compor sua produção com uma tríade de cores, coordene um tom por vez em cada peça, das roupas aos acessórios. Essa é um truque para deixar o mood do visual mais harmônico e divertido.

Vale pesquisar também sobre as curiosidades do círculo cromático para criar know-how e se sentir mais à vontade para criar suas misturas. Quando criamos um portfólio com referências que gostamos, tudo fica mais prático e fácil.

Por isso, prepare o bloco de anotações, atualize aquela pasta de looks que você adora. Depois, vé hora de praticar e separar as peças que vão fazer parte do seu colorblocking.

Tecnologia + looks coloridos

Quer montar seu look com um colorido especial, mas não consegue visualizar bem as tonalidades juntas? A tecnologia te dá uma forcinha nisso com alguns aplicativos. Para iOS, o Color Wheel é a opção para te dar um help na escolha. Já para Android, o app é o Color Assist Free, que te mostra o círculo cromático e as combinações possíveis.

Dos monocromáticos ao ton sur ton, uma coisa é certa: existe uma combinação de cores que vai mexer com sua criatividade e com seu coração. Agora que já têm informação de sobra, ferramentas e dicas espertas, é hora de se aventurar no próprio armário e criar seus novos looks.

Seja em estampas ou em roupas lisas, vale usar 2, 3 ou até mais cores juntas. Por que não? A moda não deve ter regras. Liberte sua criatividade e deixe seu mundo cada vez mais repleto de cor e astral! Nosso colorbook vai te ajudar muito a encontrar seu colorido perfeito.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.