O blog da Maria Filó

Com que look que eu vou: dicas de combinações de roupas

Combinações de roupas
Foto: Reprodução

Divertir-se com a moda é algo que deve ser levado a sério. Isso porque testar as várias combinações de roupas é uma tarefa que envolve muita criatividade e até mesmo autoconhecimento. Usar a informação a seu favor na hora de compor os looks pode fazer toda a diferença.

Portanto, nunca é demais conhecer sobre coordenação de cores, mix de estampas, texturas, estilos e afins. Na busca por uma moda mais autêntica e autoral, vale usar todos os recursos e interpretar de acordo com a sua personalidade e gostos.

Nossa lição de moda de hoje quer te dar um help na hora de criar combinações de roupas para as mais diversas ocasiões. Além de te mostrar alguns caminhos possíveis para explorar ainda mais todas as possibilidades do vestir.

Combinações de cores

Combinações de roupas
Fotos: Maria Filó e Cynthia Andrew

Colorir o dia e o visual é algo que não tem contraindicação, é altamente recomendado. Mas sabemos que nem sempre é fácil elaborar matchs coloridos. Como saber se os tons ficarão harmônicos nos looks?

Vamos tirar essa e outras dúvidas sobre como montar combinações de cores ricas e que dão um verdadeiro show cromático. É tudo mais fácil do que parece. Segure na mão do círculo cromático e faça com que a roda de cores seja sua melhor amiga.

Toda forma de cor vale à pena! Por isso, vale apostar tanto em níveis mais easy going, como nos looks monocromáticos, aqueles com uma cor dominante, ou um belo ton sur ton, onde você escolhe uma tonalidade e vai variando em cada peça.

Mas para se jogar nas diferentes nuances, os looks com cores complementares podem ser seus novos preferidos. A dupla azul e laranja é uma pedida que esbanja harmonia. Já as análogas, como rosa e vermelho, têm o objetivo de deixar sua produção mais viva do que nunca.

Os blocos de cores mostram que dividir o visual é mais do que cool, é adicionar boas doses de vivacidade sem medo de ser feliz. Você pode se jogar na onda colorida das roupas aos acessórios e criar várias combinações. Mas se quiser trabalhar com três tonalidades, as tríades são perfeitas para você. Vai um verde, laranja e roxo aí?

Mix de estampas

Combinação de roupas
Fotos: Rebecca Laurey e Maria Filó

Se as cores alegram o visual por si só, as estampas potencializam ainda mais toda essa alegria. Independentemente do print ser em cores neutras ou vibrantes, usar duas ou peças estampadas é garantia de uma produção deixar o astral lá em cima.

Uma dica preciosa para criar seu mix estampado é usar padronagens que tenham desenhos diferentes. Um clássico é unir listras e poá em um mesmo look, a ordem dos fatores, ou melhor, das estampas, fica à sua escolha. Um top listrado com um bottom de bolinhas e vice-versa.

Mas não são só as estampas clássicas, como o xadrez, que entram nesse show. Mesclar grafismos com florais, por exemplo, pode ser mais do que bem-vindo. Uma orientação interessante para compor essa produção é brincar com as cores seguindo os tipos de combinação.

A paleta dá o tom do mix, por isso, dependendo das cores que você eleger, o visual pode te acompanhar tanto durante o expediente quanto no happy hour. Mais uma vez, a criatividade quer falar mais alto e te guiar na trilha do look printado.

Explore os shapes

Combinações de roupas
Fotos: Nina Sandbech e Maria Filó

Jogar com as modelagens é também se divertir com as proporções e com os efeitos visuais que as roupas causam. Isso porque os shapes são os responsáveis por deixar a silhueta em evidência, criar aquela noção de alongamento e até mesmo destacar partes de corpo. Os decotes não nos deixam mentir.

Assimetrias, linhas retas, babados e recortes podem e devem ser usados em produções para todos os momentos. Esses detalhes tiram o look do óbvio e adicionam uma boa dose de informação de moda de imediato. Mas fazer isso é complicado?

Nada disso! Brinque com peças amplas e justas em uma mesma produção, como uma blusa de manga bufante com uma saia mais justa e com fenda, por exemplo. Os estilos podem se encontrar para dar aquele match de estilo para ninguém botar defeito.

Brinque com as texturas

Combinações de roupas
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Os encontros de moda não cansam de surpreender. É como diz aquele velho ditado: os estilosos se atraem. No nosso caso, as texturas que esbanjam estilo adoram andar lado a lado no visual e mostram como uma opção que vai do estilo romântico ao esportivo em um look.

Tramas complexas, tecidos de toque suaves, todos eles podem e devem bater ponto em qualquer look. Portanto, não tenha medo de trazer uma camisa de renda com um jeans ou com um jacquard.

Os mixes de texturas são ótimas pedidas para tirar o visual de um trabalho forma, por exemplo, daquele efeito uniforme de sempre. Vale apostar em uma camisa de seda com uma calça de alfaiataria ou um blazer de tweed escuro com uma calça de linho clara.

Misture estilos

Combinações de roupas
Fotos: Giovanna Battaglia e Maria Filó

Por último, mas não menos importante, chegou a vez de não poupar na mistura de estilos. Por aqui, vale se jogar nas cores, estampas, texturas e outros detalhes marcantes. Cada estilo tem sua característica própria, como o conforto das roupas esportivas, as texturas leves do romântico e as peças sóbrias do clássico.

Unir o útil ao estiloso nunca foi tão fácil. O primeiro passo a ser dado é você identificar qual mensagem quer passar com seu visual. Se quer dar um toque mais elegante ao look casual, os estilos criativo, esportivo e contemporâneo podem formar um bom mix.

Seguindo o exemplo dos estilos selecionados, uma composição com muita informação de moda pode conter: um maxibrinco com pedras, uma camisa branca com apenas uma parte usada por dentro, uma calça pantacourt jeans e um tênis. Para onde você iria com esse visual? Nossa dica é a de que ele possa te acompanhar em um encontro informal ou até em um dia de trabalho.

Combinar roupas é uma tarefa deliciosa e que tem tudo para tornar seu look ainda mais único. Explore as possibilidades e recursos, use as cores e todas as ferramentas da moda a seu favor. Reserve um tempo da sua semana para dar um check nas peças que você tem, pensar nas suas roupas-desejo e usar a criatividade para novas produções.

  • Tags

  • Por aqui adoramos atualizar o armário e os produções da vez. Principal...
    saiba mais
  • O lançamento da vez da Maria Filó traz looks versáteis e com estilo de...
    saiba mais
  • Nem só de belas estampas vivem o closet feminino. Aliás, se tem um tip...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.