Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Combinações de roupas: com que look eu vou?

Guia Maria Filó de como fazer as melhores combinações de roupas

Combinações de roupas

Vamos combinar que nós conhecemos, no mínimo, uma pessoa que sabe fazer uma combinação de roupas perfeita, não é mesmo? E é comum querer aprender a fazer o mesmo – com a mesma eficiência. Por isso, nós preparamos esse guia completo. Aqui você vai aprender os melhores truques de styling e um pouco sobre tudo o que precisa saber na hora de fazer a combinação perfeita.

Além disso, nos divertir com a moda é algo que deve ser levado a sério. Testar as várias combinações de roupas é uma tarefa que envolve muita criatividade e, até mesmo, autoconhecimento. Usar essas informações a seu favor na hora de compor os looks pode fazer toda a diferença. Então vamos começar? Confira!

Como aprender a combinar as roupas?

Combinações de roupas

Uma combinação de roupas assertivas vai muito além de apenas combinar uma peça com a outra, na realidade, as peças precisam combinar também com você mesma. Sua personalidade, seu estilo e sua realidade são tópicos que não podem ser deixados de lado.

Quando for fazer uma combinação, é preciso escolher cada peça focando diretamente em seu próprio estilo e, com essas informações, pensar nos tópicos práticos de combinação. Em resumo, para aprender a combinar roupas, precisa:

  1. Ter autoconhecimento do que combina com você;
  2. Entender onde a peça vai ser usada e modelar o look a partir disso;
  3. Encontrar as cores certas;
  4. Escolher as melhores estampas;
  5. Buscar os shapes certos;
  6. Encontrar as melhores texturas;
  7. E ficar atento aos erros comuns.

5 tópicos que vão fazer a diferença na sua combinação de roupas

Combinações de roupas

Como mencionamos logo acima, algumas técnicas práticas de combinação são essenciais. Portanto, nunca é demais conhecer sobre coordenação de cores, mix de estampas, texturas, estilos e afins. Na busca por uma moda mais autoral, vale usar todos os recursos e interpretar de acordo com a sua personalidade e gostos.

Nossa lição de moda de hoje é para oferecer um help na hora de criar combinações de roupas para as mais diversas ocasiões. Além de te mostrar alguns caminhos possíveis para explorar ainda mais todas as possibilidades do vestir. Vamos começar:

1. Como fazer a combinação de cores?

Combinações de roupas

Colorir o dia e o visual é algo que não tem contraindicação, é altamente recomendado. Mas sabemos que nem sempre é fácil elaborar matchs coloridos, não é?

Toda forma de cor é bem-vinda! Assim, vale apostar tanto em níveis mais easy going como nos looks monocromáticos, aqueles com uma cor dominante, ou um belo ton sur ton, onde você escolhe uma tonalidade e vai variando em cada peça.

Mas para se jogar nas diferentes nuances, os looks com cores complementares podem ser seus novos preferidos. A dupla azul e laranja é uma pedida que esbanja harmonia. Já as análogas, como o rosa e o vermelho, têm o objetivo de deixar sua produção mais viva do que nunca.

Os looks color block, por exemplo, mostram que dividir o visual é mais do que cool. É uma maneira de adicionar boas doses de vivacidade sem medo de ser feliz. Por isso, é possível se jogar na onda colorida das roupas aos acessórios e criar várias combinações. Se quiser trabalhar com três tonalidades, as tríades são perfeitas para você. Vai um verde, laranja e roxo aí?

Lista de cores

Para ajudar ainda mais, fizemos uma listinha com quais tons cada cor mais combina:

  • Branco: Azul, vermelho e preto;
  • Bege: Azul, marrom, verde esmeralda, preto, vermelho ou branco;
  • Cinza: Magenta, vermelho, roxo ou azul;
  • Rosa Pink: Verde menta, oliva, cinza, azul turquesa ou azul pálido;
  • Vermelho: Amarelo, branco, marrom, verde, azul e preto;
  • Marrom: Azul, creme, rosa, amarelo, verde e bege;
  • Laranja: Azul, roxo, violeta, branco e preto;
  • Amarelo: Azul, roxo, cinza e preto;
  • Oliva: Laranja, marrom e rosa Pink;
  • Verde: Laranja, verde claro, amarelo, marrom, cinza, creme e preto;
  • Azul turquesa: magenta, vermelho, cereja, amarelo, marrom, creme e roxo escuro;
  • Azul: Vermelho, cinza, rosa Pink, laranja, branco e amarelo;
  • Roxo: Laranja, rosa Pink, roxo escuro, verde oliva, cinza, amarelo e branco;
  • Preto: Combina com todas as cores.

2. Como usar um mix de estampas?

Combinações de roupas

Se as cores alegram o visual por si só, as estampas potencializam ainda mais toda essa alegria. Independentemente do print ser em cores neutras ou vibrantes, usar peças estampadas é garantia de uma produção deixar o astral lá em cima.

Uma dica preciosa para criar seu mix estampado é usar padronagens que tenham desenhos diferentes. Um clássico é unir listras e estampas poá em um mesmo look. E lembre-se: a ordem dos fatores, ou melhor, das estampas, fica à sua escolha.

Não são só as estampas clássicas, como as peças em xadrez, que entram nesse show. Mesclar grafismos com florais, por exemplo, pode ser mais do que bem-vindo. Uma orientação interessante para compor essa produção é brincar com as cores seguindo os tipos de combinação.

A paleta dá o tom do mix, por isso, dependendo das cores que você eleger, o visual pode te acompanhar tanto durante o expediente quanto no happy hour. Mais uma vez, a criatividade deseja falar alto e te guiar na trilha do look printado. Uma ótima dica é procurar na internet outras ideias de mix de cores e tentar aplicá-las dentro das peças que você já tem em casa.

3 . Como explore os shapes e modelagens?

Combinações de roupas

Jogar com as modelagens na combinação de roupas é sobre se divertir com as proporções e com os efeitos visuais que as roupas causam. Isso porque os shapes são os responsáveis por deixar a silhueta em evidência, criar aquela noção de alongamento e até mesmo destacar partes do corpo. Os decotes não nos deixam mentir, certo?

Assimetrias, linhas retas, babados e recortes podem e devem ser usados em produções para todos os momentos. Esses detalhes tiram o look do óbvio e adicionam uma boa dose de informação de moda de imediato. Mas fazer isso é complicado?

Nada disso! Brinque com peças amplas e justas em uma mesma produção, como as mangas bufantes com uma saia mais justa e com fenda. Por isso, os estilos podem se encontrar para dar aquele match para ninguém botar defeito. As peças podem causar diferentes efeitos em variados biótipos, por isso, não deixe de testar e experimentar para encontrar o que mais gosta.

E dicazinha extra: peças de cintura alta e gola alta são ótimas para deixar a silhueta mais alongada. E peças amplas também ajudam muito!

4. Como combinar as texturas das roupas?

Combinações de roupas

Os encontros de moda não cansam de surpreender. É como diz aquele velho ditado: os estilosos se atraem. No nosso caso, as texturas que esbanjam estilo adoram andar lado a lado no visual e se mostram como uma opção que vai do estilo romântico ao estilo esportivo em um look.

Tramas complexas, tecidos de toque suaves, todos eles podem e devem bater ponto em qualquer look. Portanto, não tenha medo de trazer uma camisa de renda com um jeans ou com um jacquard.

Os mixes de texturas são ótimas pedidas para transformar um conjuntinho simples em algo super elegante. Por exemplo, uma saia branca lisa é diferente de uma saia branca plissada. Além disso, outras ideias seriam apostar em uma camisa de seda com uma calça de alfaiataria ou um blazer de tweed escuro com uma calça de linho clara.

5. Como misturar diferentes estilos de roupas?

Combinações de roupas

Por último, mas não menos importante, chegou a vez de não poupar na mistura de estilos da combinação de roupas. Por aqui, vale se jogar nas cores, estampas, texturas e outros detalhes marcantes. Cada estilo tem sua característica própria, como o conforto das roupas esportivas, as texturas leves do romântico e as peças sóbrias do clássico.

Unir o útil ao estiloso nunca foi tão fácil. O primeiro passo a ser colocado em prática é identificar qual mensagem você quer passar por meio do seu visual. Afinal, se deseja dar um toque mais elegante ao look casual, os estilos criativo, esportivo e contemporâneo podem formar um bom mix.

Enfim, fazer combinação de roupas é uma tarefa deliciosa e que tem tudo para tornar seu look ainda mais único. Explore as possibilidades e recursos, use as cores e todas as ferramentas da moda a seu favor.

Por fim, reserve um tempo da sua semana para dar um check nas peças que você tem, pensar nas suas roupas-desejo e usar a criatividade para novas produções. Compartilhe esse texto com suas amigas que também amam a moda e até a próxima!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.