O blog da Maria Filó

Como descobrir meu estilo: 8 dicas para você

 

Fique tranquila: você não está sozinha. Essa é uma pergunta mais comum do que imaginamos. Em meio a tanta informação, inspiração e tendências, nem sempre é fácil se entender e encontrar seu modo de vestir.

Faz parte do time de pessoas que olham para as roupas e acham quase tudo bonito? E mesmo sendo aberta, ainda tem medo de fazer misturas ou tentar algum truque de estilo novo? Então esse post é para você. Vamos te ajudar com dicas de como descobrir seu estilo.

Afinal, nada melhor do que se conhecer mais e identificar suas preferências e vontades. Criar looks com sua assinatura própria é uma jornada. Nesse caminho, você deve levar em consideração alguns pontos bem importantes como autoconhecimento, entender melhor seu corpo, criar as próprias referências, experimentar e não ter medo de arriscar e, até mesmo, contar com a ajuda de um profissional de estilo.

Mas calma, parece ser uma tarefa muito difícil, mas não é tanto assim. Você pode começar aos poucos, aproveitando nossas dicas espertas que vão te ajudar e inspirar no quesito estilo. Por isso, vamos lá!

A importância do autoconhecimento

Como descobrir meu estilo

Podemos dizer que o autoconhecimento é uma chave importante para qualquer área da vida. Quando falamos de estilo isso não é diferente. Entender como você quer ser vista e identificar o modo como você pode expressar isso são dois pontos necessários.

Um ótimo exercício para entender suas características e preferências é fazer uma lista. Em uma folha de papel, escreva itens marcantes da sua personalidade. Depois circule por quais deles você gostaria de ser vista, identificada. Feito essa atividade, você já terá elementos para uma próxima etapa, que é a de como posso traduzir minhas preferências em looks?

 

Por exemplo: se você é uma pessoa dinâmica e animada, apostar em visuais coloridos é uma ótima pedida. Mas se a ideia for trazer mais calma para seu jeito enérgico, um look mais neutro pode ser o ideal. Para passar segurança e maturidade, cores escuras, como preto e tons terrosos, são suas aliadas.

Entender sobre o significado das cores pode te ajudar nessa jornada. Como brincar com elas para passar mensagens, expressar vontades. Se a publicidade usa e abusa do Pantone na hora de vender, por que você não o usa a seu favor no seu branding pessoal?

Mas não se limite às cores, entenda de tecidos, de texturas, de truques de estilo. Por trás de uma simples sobreposição, você falar muito. Por exemplo: usar peças mais clássicas, de alfaiataria, mas de uma forma mais moderna, mostra que você tem um olhar mais tradicional, porém está atenta às novidades e não quer ficar no passado.

Conheça e entenda seu corpo

Como descobrir meu estilo

É preciso além do shape que mais valoriza seu corpo. Você precisa se perguntar: o que eu quero valorizar? Esse é um questionamento importante a ser feito. Você é a protagonista da sua história, por isso, entenda o que você quer evidenciar em si mesma.

Escolha peças que te façam sentir bem consigo, nas quais você se sinta confortável e linda. O ponto principal é agradar a você mesma e explorar suas vontades e desejos. Conhecendo mais seu corpo e entendendo sua personalidade, você pode colher frutos incríveis na sua trajetória de estilo pessoal.

 

 

Além de estudar mais sobre morfologia pessoal, entenda que não existem regras. Se dizem que você tem que esconder algo, pense duas vezes. O corpo é seu e não há problema de expor alguma característica específica. Lembre-se: seu corpo é seu templo, nada de fazê-lo ficar desconfortável só para agradar os outros ou fingir ser alguma coisa que não é por causa do que os outros vão pensar.

Reúna suas referências

Como descobrir meu estilo

Inspiração é algo fundamental quando queremos criar qualquer coisa. Ela é uma grande aliada quando você quer boas ideias na hora de se vestir. A internet é um mar de possibilidades quando falamos de montar seu portfólio de referências. Selecione seus sites favoritos sobre moda, crie pastas com as imagens dos looks, vale de tudo!

Peças e combinações à parte, se pergunte o quê de fato te atraiu naquelas produções. Tente encontrar pontos em comum, listar quais características dos looks fizeram seu coração bater mais forte. Agora pegue a lista do primeiro exercício (aquele sobre anotar suas característica) e tente relacionar com os visuais que você selecionou na sua pastinha.

 

 

Um bom lembrete é que as referências têm como objetivo apenas nos dar ideias, por isso, não precisa seguir nada à risca. Interprete o que mais gostou no seu visual. Solte sua criatividade! E continue sempre com a sua pasta, afinal, nossos gostos vão mudando e vamos nos lapidando cada vez mais. Com o tempo, ganhamos mais maturidade e, com ela, mais autoconhecimento.

Explore as possibilidades

Como descobrir meu estilo

Não cansamos de falar por aqui que moda é criatividade, é uma forma poderosa de expressão. Por isso, treine o seu olhar para identificar as várias maneiras de usar uma peça.

Traga aquela peça que você acha elaborada demais para um look de trabalho, por exemplo. Crie uma sobreposição com roupas antes só imaginava que iam bem separadas. A partir dos conhecimentos sobre si, do seu corpo e das suas referências, você ganha autonomia e acaba tirando seus looks do óbvio.

 

 

Esse é um exercício importante não só para aguçar sua criatividade, mas também para não deixar aquela peça lá parada no armário. Entenda sua rotina e use a roupa a seu favor, em vez de ficar refém dela.

Por exemplo: você não tem ido para festas, mas está cheia de peça antiga, com ar mais noturno, sem vida no closet? Então tente incorporá-la ao seu dia a dia, combinando com peças mais casuais. Vá testando até a hora que se sentir confortável. A vida é muito curta e nós mudamos muito para perdemos a chance de usar o que nos faz feliz hoje!

Dress code

Como descobrir meu estilo

Os lugares onde você frequenta e onde você trabalha influenciam diretamente na produção que você escolherá para ir até eles. Porém, o fator dress code não deve ser sinônimo de ‘isso não posso’. Interprete a questão como um desafio interessante para você mostrar sua melhor versão independente do local.

Por isso, encontrar um ponto de equilíbrio entre o lado casual e o formal, por exemplo, pode ser a sua fórmula disso. Todos os pontos que falamos anteriormente podem te ajudar muito na hora de compor o visual.

Se você trabalha em um ambiente mais formal, por exemplo, experimente compor um blazer com uma calça jeans destroyed e um salto. Ou traga elementos esportivos para seu look, como uma bela parka ou uma jaqueta bomber. As possibilidades são infinitas.

Consultoria de estilo

Como descobrir meu estilo

Uma ferramenta muito interessante nesse processo é a consultoria de estilo. Uma expert pode te auxiliar em relação às suas maiores dificuldades na hora de se vestir. Além de propor novos looks e facilitar a sua vida na hora de criar suas composições.

Pensando nisso, nossas produtoras de moda vão te dar um help com conteúdos para de lá de úteis e tirar suas dúvidas. Mas como isso vai rolar? Pois bem, a consultoria será online e de forma personalizada. Você vai escolher um tema e agendar seu horário de preferência. Confira todas as regras aqui. Pode ser uma boa forma de começar sua jornada em busca do seu estilo pessoal.

Tire o medo de cena

Como descobrir meu estilo

As influências externas, o medo de arriscar, de experimentar mais, são muito comuns e podem bater mesmo. Mas lembre-se, a moda é um mecanismo de expressão, experimentação e tem que ser divertida, te libertar para ser quem você é.

Por isso, deixe de lado o julgamento alheio e transmita através do seu visual quem realmente é. Todo dia é dia experimentar novas combinações de cores, de peças, de acessórios e de estilos, sim, você pode mesclar vertentes.

Não interprete roupa como dilema, mas sim como a possibilidade de ser uma nova mulher a cada dia. Hoje você pode estar mais contemporânea, amanhã mais romântica. Se hoje o look não agradou tanto, amanhã tente de novo. Os dias passam e as produções também. Liberte-se e divirta-se com a tarefa deliciosa que é se vestir.

Glossário fashion

Celebrar o protagonismo feminino é algo que nos inspira. Por isso, buscamos através da moda trazer uma dose de beleza e inspiração para os seus dias. Nosso objetivo por aqui também é descomplicar conceitos e te dar boas ideias de combinações e dicas como usar peças.

Reunimos aqui nossos essenciais para você começar a jornada para descobrir seu estilo. Somando todos o seu repertório com novos conhecimentos, seu processo fica ainda mais gostoso e rico. Desfrute!

  • Tags

  •     Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é...
    saiba mais
  • Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte ...
    saiba mais
  • Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.