Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como descobrir meu estilo: veja nossas dicas para você

Por issComo descobrir meu estilo

Primeiramente, você já passou por aquele momento de abrir o armário e sentir que nenhuma daquelas peças realmente combina com o seu estilo? Como se realmente não houvesse nada para usar? Ou até mesmo na hora de comprar roupas, no meio de tantas opções, se sentiu sem rumo e sem saber o que realmente combina com você?

Fique tranquila: você não está sozinha. Antes de mais nada, essa é uma sensação mais comum do que imaginamos. Em meio a tanta informação, inspiração e tendências, nem sempre é fácil entender e saber como descobrir seu estilo e seu modo de vestir.

Se você faz parte do time de pessoas que olham para as roupas e acham quase tudo bonito (ou feio), sem saber o que escolher, esse post é para você. Junto com um guia de estilo, informações sobre os 7 estilos universais da moda, algumas dicas para te ajudar e, de quebra, também trouxemos um quiz bem bacana para te ajudar nessa jornada. Está pronta? Então, sem mais delongas vamos começar.

Por que descobrir meu estilo pessoal?

Para começar, o ponto principal é o bem-estar consigo mesma.

O primeiro tópico é muito simples, quando não sabemos qual o nosso estilo e como gostamos de nos vestir, compramos qualquer coisa que nos agrade no momento e só depois percebemos que aquela roupa não tem muito a ver com o nosso dia a dia.

Entendendo esse tópico tão pessoal, você pode direcionar suas compras para roupas que realmente combinam com você e que vão valer a pena!

O segundo tópico é mais focado na forma como nos auto percebemos. Portanto, quando usamos algo que não parece muito conosco, é normal aquele sentimento de estranheza, como se algo estivesse fora do lugar. Por isso o autoconhecimento é essencial para que possamos amar e apreciar nosso visual com muito mais assertividade, criando looks lisos, leves e soltos!

Como descobrir qual é o meu estilo? 5 dicas

É, vai parecer clichê, mas não tem como fugir disso. Afinal, descobrir o seu estilo é trabalhar o autoconhecimento. Mas não vamos te deixar apenas com isso! Aqui nós listamos 5 dicas práticas que vão te ajudar a entender melhor o que combina e o que não está tão alinhado com você e sua rotina. Vamos começar?

1. Conheça e entenda o seu corpo

Como descobrir meu estilo

Essa etapa é o que vai te de comprar uma roupa linda que, infelizmente, não te agrada tanto na hora de montar um look. É preciso saber bem qual shape te deixa mais confortável consigo mesma. Então pergunte-se: quais roupas quero usar para me sentir leve mais bonita?

Por isso, escolha peças que te façam se sentir bem, nas quais você se sinta confortável e linda. O ponto principal é agradar a você mesma e explorar suas vontades e desejos. Conhecendo mais seu corpo e entendendo sua personalidade, você pode colher frutos incríveis na sua trajetória de estilo pessoal.

2. Reúna suas referências

Como descobrir meu estilo

Inspiração é algo fundamental quando queremos criar qualquer coisa, e é claro que ela é uma grande aliada quando você quer boas ideias na hora de se vestir. A internet é uma ótima ferramenta na hora de montar seu portfólio de referências. Reúna seus sites favoritos sobre moda, crie pastas com as imagens dos looks, vale de tudo!

Peças e combinações à parte, se pergunte o que de fato te atraiu naquelas produções. Tente encontrar pontos em comum, listar quais características dos looks fizeram seu coração bater mais forte. Agora pegue a lista do primeiro exercício (aquele sobre anotar suas características) e tente relacionar com os visuais que você selecionou na sua pastinha.

Um bom lembrete é que as referências têm como objetivo apenas nos dar ideias. Por isso, você não precisa seguir nada à risca. Interprete o que mais gostou no seu visual. A dica principal é: solte sua criatividade. E continue sempre com a sua pasta, afinal, nossos gostos vão mudando e vamos nos lapidando cada vez mais. Com o tempo, ganhamos mais maturidade e, com ela, mais autoconhecimento.

3. Confira as roupas que mais usa

Como descobrir meu estilo

Etapa simples, mas demorada. Pegue todas as roupas do seu armário e separe em pilhas: por modelo e/ou cor. Depois de fazer isso comece a conferir quais delas você não usa há uns 6 meses.

Após separar essas peças paradas, tente se perguntar o motivo de não usá-las mais. Desde já, é nesse momento que você vai conseguir entender o que funciona contigo nesse momento da sua vida e o que ficou no passado. Além disso, é nessas pilhas que você consegue ver os padrões que mais se repetem e, dessa forma, saber o que mais te agrada e o que mais usa.

4. Entenda a sua rotina

Como descobrir meu estilo

Você pode amar sobretudos, moletons e outras peças pesadas para sobreposições, mas se a sua rotina é sempre com calor e sol, de nada adianta. Ou então, adorar shorts jeans e sandálias básicas, mas se toda a sua rotina for formal e corrida, talvez não dê tempo para explorar esses visuais mais fresquinhos e descontraídos.

Portanto, tente sempre se perguntar como e quando você conseguiria usar cada peça, ou se já têm uma parecida em seu guarda-roupa. Afinal, é por meio dessas respostas que suas composições serão mais a sua cara.

5. Faça um teste de estilo

Como descobrir meu estilo

Os testes de estilo são ótimos para definir um que mais tem a ver com a nossa personalidade. Por isso, eles são formulados de acordo com características das vertentes na moda. Além disso te permitem entender o que mais funciona na sua rotina.

Nós preparamos um teste rápido que te ajuda a identificar qual o seu estilo e te permite sair desse post preparada para montar um closet que realmente tenha a ver com a sua própria personalidade! Veja:

1. Escolha apenas um:

Como descobrir meu estilo

  1. Saias, calças e saltos. Visual em linhas retas e com poucos detalhes;
  2. Estilo mais sofisticado, com peças de alfaiataria;
  3. Peças das últimas tendências da moda;
  4. O bom e velho Jeans com camiseta;
  5. Look com peças em formato e textura delicadas;
  6. Peças de roupas customizadas à mão.

 

2. Selecione o cenário ideal para suas horas de lazer:

Como descobrir meu estilo

  1. Sair para um jantar ou ir ao cinema;
  2. Ir ao teatro e depois comer em um restaurante luxuoso;
  3. Passear por cidades grandes e conhecer lugares diferentes;
  4. Passear e caminhar ao ar livre, como em parque ou na praia;
  5. Fazer um piquenique ao ar livre;
  6. Dar uma olhada em brechós e visitar exposições de artes.

3. Selecione qual o acessório que mais gosta e usa:

Como descobrir meu estilo

  1. Clássicos como elegante colar de pérolas;
  2. Joias repletas de sofisticação;
  3. Peças bonitas que carreguem um design geométrico;
  4. Peças simples e práticas de usar;
  5. Peças de tons e modelos delicados;
  6. Diversas peças feitas com materiais diversos e coloridos.

4. O sapato must-have ao seu ver:

Como descobrir meu estilo

  1. Sapatos baixos;
  2. Um bom salto;
  3. Modelos mule de salto elegantes;
  4. Tênis confortáveis e estilosos;
  5. Sandálias confortáveis em tons pastel;
  6. Calçados únicos, coloridos e diferenciados.

5. Selecione as peças mais presentes do seu guarda-roupas:

Como descobrir meu estilo

  1. As com cores neutras;
  2. As de alfaiataria;
  3. As com cores escuras;
  4. As camisetas e jeans;
  5. As nada neutras;
  6. As super coloridas.

6. Selecione sua prioridade na hora de comprar roupa:

Como descobrir meu estilo

  1. A durabilidade das peças;
  2. A combinação com as peças que já tem no armário;
  3. Aquilo que está na moda;
  4. O conforto;
  5. As de tecidos delicados e finos;
  6. As diferenciadas.

7. O seu tipo favorito de maquiagem:

Como descobrir meu estilo

  1. As mais discretas com penteados básicos;
  2. As em uma pegada mais formal;
  3. As que seguem as tendências da moda;
  4. As bem discretinhas;
  5. Os modelos mais suave;
  6. Os estilos bem ousados.

8. Selecione o que mais te representa:

Como descobrir meu estilo

  1. Clássica, séria e organizada;
  2. Refinada e mais exigente;
  3. Moderna e sofisticada;
  4. Espontânea, alegre, informal;
  5. Delicada, meiga e bem feminina;
  6. Criativa, aventureira e super inovadora.

Resultado – confira qual o seu estilo:

Agora que você já fez as suas escolhas, conte quantas vezes você selecionou cada letra e encontre os resultados abaixo! Lembre-se que se você marcou bastante duas letras, elas podem ser estilos complementares que te representam muito bem. Então vamos conferir:

Maioria A: estilo clássico

Confiabilidade e profissionalismo, esse estilo é aquele repleto de peças atemporais e sérias, como blazer, saias midi e peças ótimas para um trabalho mais formal.

Representa diversas mulheres poderosas que passam uma aura firme. Sendo assim, elas são determinadas, assim como centrada e focada. Sempre seguida de sapatos clássicos como o scarpin e mocassim, todas as peças de seu guarda-roupa são compradas por nunca saírem de moda. Se identifica?

Maioria B: estilo elegante

Bem fashionista, o estilo elegante é aquele que transparece o cuidado com a aparência. Sempre pautado nas roupas duráveis de qualidade, equilibra perfeitamente as características do simples e do chique, trazendo uma mistura única.

Sempre bem pautada pelas cores monocromáticas e combinações luxuosas. Achou que é a sua cara? Aproveite e conheça mais sobre o estilo casual chic, aqui!

Maioria C: estilo moderno

Se a maioria de suas escolhas foi a letra C, você é claramente uma mulher super moderna e antenada. Carrega a ideia de estar sempre aproveitando as peças do momento e trazendo de forma única e completamente sua. Por isso,  investe em um estilo elegante misturado com certa ousadia. Ao passo que quem se identifica com esse estilo costuma ter uma personalidade sofisticada, segura e firme.

Maioria D: estilo esportivo natural

Deixa eu adivinhar: o conforto e a praticidade é tudo para você, certo? Se a maioria de suas respostas foram a letra D, você é muito mais do esportivo e do natural. Afinal, esse tipo de mulher carrega aquela aura alegre, comunicativa, informal, despreocupada e super amigável.

Mas não se engane, afinal, esse estilo é muito ligado na moda e nas tendências. Por isso, sempre de olho naquilo que pode ser um complemento com o seu jeitinho prático. Venha conhecer mais sobre o estilo esportivo neste post!

Maioria E: romântico

A perfeita definição da protagonista alegre dos filmes de romance, as mulheres que se identificam com esse estilo costumam gostar muito de peças super femininas, tons pastel, peças delicadas e tecidos leves. Trazendo uma aura calma, alegre e aberta, esse estilo traz doses de doçura equilibradas nas suas combinações. Se identificou?

Maioria F: criativo

Apreciadora das combinações diferenciadas, as mulheres que se identificam com esse estilo raramente se entregam à alguma tendência, pelo contrário, sempre procuram uma forma só delas de se expressar por meio dos looks.

Por fim, desde os sapatos de cores diferentes, até a mistura de tons e modelos em um único visual. Portanto, até mesmo a busca por personalizações à mão é um destaque. Afinal, esse estilo é perfeito para mentes criativas e únicas. Venha ler mais sobre o estilo criativo, aqui!

E então, o que achou de nosso conteúdo e de nosso quiz? Esperamos ter te ajudado nessa busca. Até a próxima!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.