Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Job novo à vista

Início de ano é um ótimo momento para reprogramar a vida e fazer com que as metas de fato aconteçam. Pois bem, pensando na área profissional, convidamos a jornalista Aline Molica, do @seu.novo.cv, para dar cinco dicas de como montar um bom currículo. Afinal, nada melhor do que iniciar um ciclo de trabalho novo!

Menos é mais!

Evite formatos muito diferentes, exceto se trabalhar em áreas criativas. Prefira fontes mais comuns (Arial, Calibri, Verdana ou Times), e usar negrito, tópicos e espaçamentos para organizar as informações. Cuide do número de páginas também. Se tem pouca experiência, limite-se a uma. Se tem mais anos de jornada, tente não ultrapassar três.

A ordem altera os fatores?

Sim! No alto da página, coloque seus contatos (nome, bairro/cidade, telefones e e-mail), depois objetivo e em seguida resumo profissional. Então, a sequência padrão costuma ser formação acadêmica, experiência profissional, cursos/habilidades e idioma. No entanto, suponhamos que você tem uma experiência mais relevante do que a formação. Talvez, seja esse o caso de inverter para o que tem mais peso e depois o que tem menos. Pergunte-se sempre: O que me vende melhor? E você terá a resposta!

Sempre inclua um objetivo

O objetivo é um item fundamental para o recrutador saber seu cargo e área pretendidos. Quanto mais certeiro você for na descrição, maiores suas chances de capturar a atenção de quem está lendo o currículo. Sempre que possível, personalize de acordo com o título da vaga. Por exemplo: Analista Comercial.

Invista em um bom resumo

Ausente em muitos currículos, criar um resumo profissional logo após o objetivo pode ser diferencial. Nele, você deve incluir as seguintes informações em formato de texto corrido ou de tópicos: tempo de experiência, principais atividades já exercidas na carreira (você é bom em que?), formação, idiomas, empresas e/ou setores pelos quais passou e diferenciais na sua trajetória como um trabalho fora do Brasil.

Fuja de fórmulas

Costumo dizer no meu Instagram: não tem receita de bolo! Entenda que seu currículo é uma obra inacabada. Portanto, precisa ser revisado e atualizado sempre, mesmo que esteja empregado. Fique de olho nas mudanças no mercado, pois elas estão cada dia mais rápidas. Seja um lifelong learner. Boa sorte!

Para conferir mais dicas práticas e essenciais na hora de montar seu currículo, siga a Aline no Instagram e descubra tudo o que precisa para conseguir a entrevista pro job dos sonhos!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.