O blog da Maria Filó

O fantástico mundo da colagem

Falar de colagens é falar de uma forma livre e espontânea de se fazer arte. Um espaço seguro onde imaginação e criatividade andam de mãos dadas. Para mergulhar um pouco mais nesse universo, convidamos a colagista Elisa Pêssoa para criar um lindo trabalho inspirado na nossa nova coleção Realidades Inventadas. 

Nada melhor do que inventar e reinventar moda através de momentos simples, cotidianos. As colagens mostram que há beleza no imaginado, no lúdico. Elas mostram que existe muito encanto em se materializar sonhos através do papel. Por isso, vamos saber mais sobre tudo o que envolve o fantástico mundo dos papéis. Além de aprender a fazer uma colagem e saber sobre o processo criativo de Elisa. 

Inventora de realidades

Elisa Pêssoa é uma colagista carioca que mostra toda sua arte e criatividade em forma de trabalhos singulares e especiais. Suas colagens mesclam figuras femininos com formas da natureza, além de trazer símbolos que deixam suas obras ainda mais autorais. Ela busca no universo dos sonhos a inspiração perfeita para criar uma arte que convida você a libertar a imaginação. 

O encontro entre nossa coleção Realidades Inventadas e o trabalho de Elisa teve como resultado uma colagem que retrata o lado delicioso da imaginação, do fluxo especial dos sonhos. Afinal, nada melhor do que unir a criatividade em suas diversas formas. 

Para a artista, sua realidade inventada seria onde ela pudesse recriar situações, repetir visões do universo onde ela está inserida. Mas falando do seu agora, Elisa conta que tenta ao máximo fazer com que seu processo criativo flua da melhor forma. Ela faz seus rituais, entende e acolhe o momento em que já está vivendo naquele dia e segue com seu trabalho.

Em nosso bate-papo lúdico com a colagista carioca, você pode conferir mais sobre suas criações e como ela materializa seus sonhos. Acima de tudo, permita-se encantar pela arte e pela delícia que é se inspirar com o trabalho de uma mulher.

 

Como fazer uma colagem

Vimos que o trabalho de uma colagista é encantador. Mas será que criar uma colagem é algo complexo demais? Respondemos que não! Se dedicar a alguma atividade que instigue sua criatividade e aguce seus instintos é mais do delicioso. A colagem é uma dessas atividades que além de trabalhar vários aspectos cognitivos, ainda mexe com um campo incrível: o do imaginário.

Por isso, nada melhor do que se envolver pelos recortes, ângulos, combinações e materiais. Tudo isso para tornar sua obra ainda mais pessoal e criativa. Mas o que preciso e como faço para começar? A colagem é uma forma de expressão que não exige habilidades tão específicas. Então, não se prenda à regras estéticas ou outras de qualquer tipo. Permita-se passar para o papel o que sua mente tanto guarda.

Introduções à parte, os itens mais importantes para criar uma colagem são: papéis, tesoura, régua, estilete, revistas, fotografias ou qualquer outro material gráfico que te interesse. Para dar o start na sua criação não é preciso fazer muito. Separe os materiais e em seguida, busque nas revistas, as imagens que mais te interessam e que podem formar um conjunto que represente sua ideia.

Vale também definir um tema para nortear o processo de recorte das imagens e símbolos ou até mesmo seguir a intuição. O mais importante é realmente curtir o processo e deixar com que ela flui da forma mais natural possível. Faça sua colagem em uma folha, bem como em um pôster, aplicá-la em capas de caderno, planner, caderneta ou onde mais desejar.

Se inspirar em trabalhos de outras artistas pode ser também uma fonte de ideias para você criar sua própria colagem. Mas lembre-se sempre de que não existem padrões definidos. Deixe que seus insights surjam e que você invente moda a partir deles.

Mulheres colagistas

Falando em inspiração, queremos trazer outras referências que dão um verdadeiro show na arte da colagem. Construir quebra-cabeças que misturam o lado lúdico da criação com conjuntos de imagens de encher os olhos é com elas mesmas. Por isso, encante-se pelo trabalho de colagistas que mostram que o que não é tão óbvio pode ser interessante e muito rico. Afinal, surpreender-se através com encaixes livres é o que nós faz embarcar em uma viagem especial através do que vemos.

Kate Edling

A artista Kate Edling recria cenários fantásticos com mulheres e elementos florais. Seu projeto pessoal Intuitive Blooms também com letterings que falam sobre amizade, amor, inspiração e feminismo. Suas colagens montam um encontro perfeito entre delicadeza e inspiração através de recortes precisos e especiais.

Maria Rosa

A designer e colagista Maria Rosa cria obras que misturam arte e representatividade de forma ímpar. Seu trabalho artístico celebra o feminino, exaltando a força, o imaginário e a resistência das mulheres negras. Em suas colagens ela retrata figuras importantes como Lélia Gonzalez, Dandara, Angela Davis, Mary Beatrice e Conceição Evaristo. Suas artes podem ser adquiridas no site de sua marca, a Arte de Maria, onde as colagens estrelam cadernos e outros itens de papelaria.

Beth Hoeckel

Mesclar referências e criar cenas únicas através de recortes são as marcas do trabalho de Beth Hoeckel. A figura feminina e a natureza são suas maiores inspirações e estrelam a maior parte de suas artes. Será que é possível uma mulher deitar em uma vitória-régia? No fantástico mundo das colagens de Beth isso é, sim!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o trabalho de colagistas incríveis, é hora representar sua realidade inventada no papel. Então, recrie e crie o que sua imaginação permitir. Deixe que sua criatividade guie todo o processo. O importante é que você desfrute de cada processo. Afinal, nada mais delicioso do que unir paixões e embarcar em uma espiral de fantasia e presente. Por isso, faça sua colagens e inicie um novo hobby. Divirta-se!

 

  • Tags

  • Representar sonhos, desejos e movimentos em forma de manifestações art...
    saiba mais
  • Pedalar para o mundo girar em equilíbrio. É com esse propósito que lan...
    saiba mais
  • Lugar de menina é onde ela quiser, inclusive em postos de liderança e ...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.