Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como fazer vasos de flores: inspirações para seu décor

Nada pode dar mais vida ao décor de uma casa do que flores naturais. Quer dar mais cor a um cantinho especial da sua casa ou só renovar as energias de um ambiente? Aposte em florir cada espaço com cores e delicadeza. Hoje vamos te ensinar a como fazer vasos de flores.

Agora, para que o efeito saia como o desejado, saiba escolher os vasos certos para cada composição, escolher os materiais e entender como usar cada um deles. Por isso, mãos à obra!

Vasos de vidro

Primeiramente, vamos falar dos vasos queridinhos das floriculturas, os vasos de vidro. Estes modelos de vasos para arranjos de flores são bem fáceis de se achar em qualquer loja.

Alguns modelos são totalmente transparentes. Outros já apresentam mais detalhes em seu design. Mas se você não pretende investir, sem problemas. Dá para ter lindos vasos de vidro em casa, sem gastar muito.

Sabe o que funcionaria muito bem neste caso? Por exemplo, garrafas de bebidas que seriam descartadas no lixo; ou, então, jarros velhos que seriam doados da sua dispensa. 

Em brechós, pode-se achar vários vasos antigos bem lindos, com um design vintage ou retrô. São alternativas baratas e cheias de estilo para suporte de arranjos de flores. Personalize estas peças e as deixe com a sua cara e com o jeitinho do seu lar.

Pequenos cestos e cachepots

Se quiser dar um charme a mais à decoração da sua casa, você pode investir também cestos ou cachepots. Os vasos cachepots grandes, para espécies maiores de plantas, são encontrados só em floriculturas especialistas. 

Contudo, para pequenos arranjos, as peças vendidas até mesmo em supermercados e lojas de departamento já pode ser suficiente.

Nestes lugares é fácil achar vários modelos bem em conta. Pequenos raminhos para serem colocados pelo lado de fora dos vasos ou frascos contendo plantinhas e arranjos de flores. Mas você mesmo pode confeccionar o seu em casa. 

Quer uma sugestão? Utilize cestarias, elas sempre dão um ar leve e gostoso para qualquer ambiente. Remetem ao clima praiano, vida calma à beira-mar, no melhor estilo a la balneário. Até mesmo bolsas de palha podem entrar na brincadeira.

Reaproveitar embalagens

Se você é o tipo de pessoa que fica triste colocando caixas de presentes, embalagens de comida e latas de tinta fora, não se preocupe. Agora temos a desculpa perfeita para você reaproveitar todo este material. É possível usar esses objetos e mais alguns outros itens para criar pequenos vasos para folhagens e arranjos de plantas. Além de sustentável, é uma alternativa charmosa.

Para começar, caixinhas de papelão podem ser envoltas com papel ou adesivo pelo lado de fora. Já por dentro, é indicado colocar um plástico para proteger as peças da umidade dela planta. Pense como elas podem combinar com as cores e estampas de outros itens ao redor, para arrematar a decoração de um ambiente da sua casa.

Se preferir, pode usar embalagem de metal. Por exemplo: latas de achocolatado pintadas com tinta metalizada rosé se transformam em belos vasos de plantas. 

Use a criatividade na hora de customizar estes itens ao seu modo. Uma ideia é utilizar pistolas de cola quente para envolver essas peças com artigos variados. Pequenas pedras, conchinhas e lasquinhas de madeira são opções naturais para personalização.

Vasos feitos com latas

Por fim, devemos falar das latas de tintas. Então, estas latas acabam simplesmente descartadas no lixo – um pecado contra a natureza. Mas podemos resgatar estas peças e reciclá-las como vasos para plantas. Ressignificar objetos é sempre uma boa ação.

Uma ideia para dentro de casa seria criar um grande cachepot com flores em uma lata envolvida por um saco de juta ou cordas de fibra em um vaso bem rústico.

Outra opção são as próprias latas de alimentos. Algumas são realmente muito lindas e até colecionáveis. Mas aqui você também pode ficar à vontade para dar o seu toque de mestra.

Estas latas, de diferentes tamanhos e cores, como de extrato de tomate, milho e ervilha, podem formar uma composição bem interessante sobre um aparador de madeira. O resultado desse contraste entre os materiais é um cenário mais fresh e moderno. Fica a dica.

Decoração florida

Os vasos de flores adicionam uma boa dose de vida a qualquer ambiente, isso é quase que incontestável. Mas o mood florido também pode aparecer na sua casa de outras formas. Já pensou em trazer flores para a sua parede? Se não, acredite, você pode ter um verdadeiro jardim para a sua sala de estar, por exemplo.

Aproveitando que o modo DIY foi ativado com sucesso, você mesma pode criar sua cortina de flores. Adiantamos que não é nada difícil e seu espaço vai ficar com uma energia ainda mais naturalista e colorida. Você pode encontrar o passo a passo desse projeto flower power aqui.

O florir está nos detalhes, por isso, não poupe na hora de acrescentar mais cores, vivacidade e alegria para qualquer cantinho do seu lar. Você pode colocar a criatividade em jogo para construir novos objetos floridos, ressignificar outros e, acima de tudo, divertir-se com os processos.

As dicas de decoração com vasos foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.