O blog da Maria Filó

1 look, várias vertentes: como misturar estilos

Como misturar estilos de roupas
Foto: Fashionista

Tornar o vestir uma tarefa ainda mais deliciosa é também uma ferramenta de autoconhecimento. Entender melhor seus gostos e vontades é fundamental na sua relação com a moda. Como somos totalmente a favor de quebrar regras, hoje vamos dar dicas preciosas de como misturar estilos de roupas.

Não que exista um script pré-definido, mas tomar notas mentais de alguns recursos pode ajudar você no futuro a se vestir de forma mais instintiva, autêntica e confiante. Afinal, quanto mais testamos, estudamos e nos cercamos de referências, fica mais fácil de criar looks com autonomia a longo prazo. Você pode, então, se aventurar o quanto quiser e assim descobrir quais são seus novos looks preferidos.

Por aqui falamos muito sobre os tipos de estilo, como o romântico, criativo, esportivo, contemporâneo e o clássico. Mas lembramos que transitar entre essas categorias e misturar peças de uma ou mais é garantia de um visual para lá de interessante.

Além disso, cada um dos estilos possui suas características próprias como peças-chave, shapes, tecidos e detalhes. Brincar com esses elementos e se divertir, misturando um item de cada, é o que faz sua produção esbanjar autenticidade. Portanto, não deixe suas ideias de mescla passarem em branco.

Nossa missão de hoje é te ajudar a compor um look que traga referências visuais e até conceituais que transitem entre um ou mais estilos. Com algumas dicas práticas em mente, fica mais fácil convocar os times de estilo para o campo.

O clássico pode fazer um amistoso importante com o esportivo, o romântico com o contemporâneo e, no fim das contas, quem vence o campeonato de estilo é você. Por isso, é hora de iniciar os trabalhos!

Selecione os estilos

Como misturar estilos de roupas
Fotos: Galant-girl, Who What Wear, Reprodução e Maria Filó

Primeiramente, leve sempre em consideração qual a mensagem você quer passar com o seu look. Mensagem? Isso mesmo! Se você quer deixar o seu look formal de trabalho com um toque mais cool, já sabe que os estilos que estarão presentes são o clássico e o criativo ou o contemporâneo.

A análise dos estilos é o primeiro grande passo a ser dado. Agora é hora de identificar quais peças-chave dessas categorias você pode adicionar em uma mesma produção.

Clássico com criativo

Ainda seguindo o exemplo do clássico com criativo, dois itens que podem fazer toda a diferença no visual a ser criado é usar um blazer com uma cor que fuja dos neutros, um lilás ou verde-menta, por exemplo. Dessa forma, você já une o útil ao agradável em uma mesma roupa.

Clássico com esportivo

Mas pode também usar o atemporal blazer preto com uma t-shirt branca ou colorida por baixo e arrematar com um colar mais poderoso e um tênis, por exemplo. O contraste entre a alfaitaria e itens mais casuais é um truque interessante para se aventurar nesse mix de estilos. Pingentes e pedras grandes se tornam o ponto focal do seu look.

Escolhendo os estilos e sabendo quais peças de cada um você vai usar, o mix and match está praticamente criado. Ferramentas como a internet podem te ajudar a reunir mais referências e gerar assim insights mais visuais de como colocar suas ideias prática.

Jogue com as cores

Como misturar estilos de roupas
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Um bom look colorido marca presença em praticamente todos os estilos, cada com sua paleta correspondente. Mas como o nosso assunto de hoje é misturar, as cores não ficariam de fora do nosso checklist especial.

Misturar tonalidades em si já é uma tarefa que envolve muita criatividade e diversão. Quando esse mix também envolve colocar duas ou mais cores em cena, tudo fica ainda mais interessante.

Mas será que é possível identificar propostas de moda apenas pelas cores? Sim, mas vamos além, a união do shape de uma peça mais sua nuance é o que vai fazer com que as mensagens fiquem claras ou vibrantes, nunca se sabe. O que vale é mais uma vez se divertir na hora de criar e deixar que sua paleta preferida fale mais alto.

Depois de escolher as cores que quer usar, é importante entender como combiná-las com outras ou até mesmo como fazer com que uma delas domine o look de várias formas. Nosso guia de cores pode te ajudar e muito nessa etapa. Já falamos sobre tons análogos, complementares, tríades, monocromáticos, ton sur ton e color blocking.

Um look que brinque com vários estilos também é uma ótima oportunidade para  experimentar duplas ou trio de cores que nem imaginaria usar. Rosa com verde e lilás com azul podem ser bons duos para começar a jogar com cores mais diferentes entre si.

Mix de texturas

Como misturar estilos de roupas
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Levamos bem a sério o quesito misturar estilos e além do colorido, amamos quando amizades sinceras andam lado a lado em um mesmo look. Mas que amizade é essa? Um bom mix de textura une o melhor dos mundos e é garantia certa de elevar o visual.

Estilos selecionados, quais peças e cores usar, é hora de partir para uma combinação com ainda mais informação de moda. Um encontro entre o jeans e a seda pode revelar o lado mais elegante de uma roupa mais casual. Um tricô com o tule pode trazer um ar mais cozy ao estilo romântico.

Deixe que sua criatividade seja explorada ao máximo também nesse ponto. O que realmente marca o estilo pessoal é a forma com que você reúne diferentes referências em um mesmo visual.

Acessórios para arrematar

Como misturar estilos de roupas
Fotos: Reprodução e Maria Filó

O grand finale de um look do dia fica por conta dos acessórios de peso. Eles podem equilibrar o look, criar uma coordenação de cores preciosa e tudo isso com muita elegância e até irreverência.

Na escolha dos acessórios também é importante considerar qual é o efeito no visual que você quer que eles causem. Sim, até aqui os referenciais de estilo podem fazer toda a diferença. Portanto, sempre pense neles como uma parte que merece toda atenção.

Os acessórios quase sempre complementam uma produção, mas também é possível construir um visual a partir de um colar com pedras coloridas, por exemplo. Você pode trabalhar as cores da peça nas roupas e criar uma harmonia cromática para lá de original e criativa.

Fique à vontade para buscar referências de vários estilos e lugares para o seu modo de vestir. Pesquise looks, combinações, revise sempre o seu armário e veja o que ainda faz sentido para você e o que não faz.

Misturar é um verbo que exige criatividade e é sinônimo de diversão na moda. Por isso, divirta-se e vista-se com as roupas que deseja. Celebre quem você é todos os dias!

 

  • Tags

  • Não são só as cores, estampas ou bordados que se destacam em um look. ...
    saiba mais
  • Muitos benefícios especiais e novidades. É assim que será o nosso mês ...
    saiba mais
  • Criar um colorido especial no look faz toda a diferença não só no visu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.