Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

1 look, várias vertentes: como misturar estilos

Como misturar estilos de roupas

Se vestir pode ser uma tarefa muito prazerosa e também uma ferramenta de autoconhecimento. Entender melhor seus gostos e vontades é fundamental na sua relação com a moda. Como somos totalmente a favor de quebrar regras, hoje vamos dar dicas preciosas de como misturar estilos de roupas.

Primeiramente é preciso ter em mente que não existe um script pré-definido. Mas tomar notas mentais de alguns recursos pode ajudar você, no futuro, a se vestir de forma mais instintiva, autêntica e confiante. Afinal, quanto mais testamos, estudamos e nos cercamos de referências, mais fácil fica de criar looks com autonomia. Você pode, então, se aventurar o quanto quiser e, assim, descobrir quais são seus novos visuais preferidos.

Pensando nisso, hoje vamos te ajudar a compor produções interessantes e misturadas sem deixar de lado a sua essência. Com algumas dicas práticas em mente, fica mais fácil convocar os times de estilo para o campo. O clássico pode fazer um amistoso importante com o esportivo, com o romântico, ou com o contemporâneo e, no fim das contas, quem vence o campeonato de estilo é você. É hora de iniciar os trabalhos. Vamos lá?

Como misturar estilos de moda? 8 dicas para colocar em prática

Como misturar estilos de roupas

Muito se fala sobre os tipos de estilo, como o romântico, criativo, esportivo, contemporâneo e o clássico. Mas, misturar elementos de todos eles é possível? Transitar entre essas categorias e misturar peças de uma ou mais, é garantia de um visual para lá de interessante. Por isso, trouxemos algumas dicas super úteis para você esbanjar autenticidade em suas produções. Confira!

1. Escolha um estilo primário e um secundário

Como misturar estilos de roupas

O primeiro passo para entrar na tendência da mistura é escolher um estilo primário e um secundário. Para descobrir qual é o seu, é só fazer uma análise usando o seu autoconhecimento. O primário é aquele que mais parece você, já o secundário é aquele surge como um complemento na mesma produção.

Um exemplo disso é o estilo clássico e esportivo. Para um visual poderoso e interessante, um biker shorts e uma t-shirt acompanhada de um blazer é a aposta certeira. O contraste entre a alfaiataria e itens mais casuais e esportivos é um truque interessante para se aventurar misturando estilos.

Mas se você ainda não sabe qual é o seu estilo, fique tranquila! Aqui no blog da Maria Filó tem um artigo completo para você descobrir o seu estilo pessoal e garantir produções mais assertivas sem dificuldade. Vale a pena apreciar nossas informações!

2. Faça um moodboard como referência

Como misturar estilos de roupas

Nesse contexto, o moodboard é uma ótima ferramenta para organizar suas ideias na hora de se vestir! Pra quem não conhece, o moodboard é um quadro com várias fotos de referência, seja de looks ou cores, ótimo pra usar de base na hora de comprar roupas ou montar um look. Então, traga inspirações para o seu painel semântico a partir do seu gosto e estilo pessoal, mas considerando a mensagem que você quer passar com o seu look.

Analise os estilos, selecione as peças-chave das categorias que você mais se encaixa e adicione em uma mesma produção. O painel de inspiração é onde você vai depositar todas as suas referências, então, abuse da criatividade!

3. Escolha peças versáteis para depois completar o look

Como misturar estilos de roupas

Nesse universo chamado closet feminino, algumas peças se adaptam em qualquer estilo. Para aumentar as possibilidades na hora de se vestir, você não pode deixar de investir nas peças-chave que são sinônimos de sofisticação, versatilidade e conforto. Além da clássica camisa branca, o vestido preto, a calça de alfaiataria, o blazer, o kimono e a saia midi também são itens essenciais que você precisa ter no armário.

Além disso, você pode pensar em peças-chave momentâneas. Por exemplo, busque em seu armário a peça do dia, aquela que você quer usar na composição e a use de base. Nesses momentos, você pode decidir que a base é romântica: então busque mais uma peça desse estilo para o look e depois complete com peças de outro estilo, como o contemporâneo.

4. Equilibre cores e volumes

Como misturar estilos de roupas

As cores vibrantes provaram que estão com tudo nas últimas temporadas. Porém, injetar a energia do colorido nas produções precisa de cautela. O primeiro passo para acertar nas composições, além do feeling, é apostar nas cores complementares ou análogas. Além disso, sobrepor nuances da mesma paleta de cores é garantia de uma combinação certeira.

Quanto ao volume também precisamos de cautela. Se for usar uma peça com modelagem fora do padrão na parte de cima, combine com uma mais justa. Dessa forma, você não corre o risco de criar um look pesado demais, justo demais ou volumoso demais. O equilíbrio é chave!

5. Escolha peças que combinem, mesmo que em estilos diferentes

Como misturar estilos de roupas

No moda existem peças que combinam com variados estilos. Aqui vai uma opção que todo mundo ama: o tradicional preto e branco. Quando essas duas cores se juntam, as possibilidades de combinações são infinitas. A dica é escolher a peça que corresponda com a ocasião, e é claro, com o seu estilo pessoal.

Outro combo clássico que existe é a calça jeans com camiseta. Para um visual mais moderno e jovial, aposte em uma calça com um ar mais descolado e brinque com os diferentes modelos, cores e estampas na parte de cima.

O vestido que carrega um ar romântico, delicado e feminino também é uma peça que combina com diferentes estilos. Para um visual mais descontraído e estiloso, faça uma sobreposição com jaqueta e pronto! Seja no comprimento cropped ou oversized, essa composição está super em alta e se adapta a diferentes ocasiões.

6. Jogue com as cores

Como misturar estilos de roupas

Uma boa produção colorida marca presença em praticamente todos os estilos, não é mesmo? Por isso, como o assunto de hoje é misturar, as cores não ficariam de fora do nosso checklist especial!

Misturar tonalidades já é uma tarefa que envolve muita criatividade e diversão. Quando esse mix também envolve colocar duas ou mais cores em cena, tudo fica ainda mais interessante.

Mas será que é possível identificar propostas de moda apenas pelas cores? A resposta é sim! A união do shape de uma peça mais sua nuance é o que vai transmitir a mensagem. O que vale é usar sua criatividade e ousadia e deixar que sua paleta preferida fale mais alto.

Após escolher as cores que quer usar, é importante entender como combiná-las com outras ou até mesmo como fazer com que uma delas domine o look de várias formas. Além disso, você pode usá-las para transmitir sensações. Nosso guia especial sobre a psicologia das cores pode te ajudar (e muito) nessa etapa. Então, que tal dar uma passadinha por lá e garantir mais conhecimento?

Um visual que brinque com vários estilos também é uma ótima oportunidade para experimentar duplas ou trio de cores que você nem imaginava usar. Rosa com verde ou lilás com azul podem ser bons duos para começar nessa ideia de usar cores diferentes entre si.

7. Faça um mix de texturas

Como misturar estilos de roupas

Levamos muito a sério o quesito misturar estilos, certo? E além do colorido, amamos quando estampas andam lado a lado em uma mesma produção. Um bom mix de textura une o melhor dos mundos e é a garantia certa de elevar o nível do visual.

Estilos selecionados, quais peças e cores usar, é hora de partir para uma combinação com ainda mais informação de moda. Um encontro entre o jeans e a seda pode revelar o lado mais elegante de uma roupa mais casual. Um tricô com o tule pode trazer um ar mais aconchegante ao estilo romântico.

A única dica é explorar ao máximo a sua criatividade. O que realmente marca o estilo pessoal é a forma com que você reúne diferentes referências em uma mesma produção.

8. Use acessórios para arrematar

Como misturar estilos de roupas

Nada como os acessórios para completar o look, não é mesmo? Eles podem servir para equilibrar a produção ou ser o item de destaque. Nesse mundo fantástico o que vale é o equilíbrio e harmonia das cores e materiais escolhidos.

Na escolha dos acessórios também é importante considerar qual é o efeito no visual que você quer que eles causem. Portanto, além de extravasar a sua personalidade, sempre pense nos adereços como uma parte que merece toda atenção.

Os adereços quase sempre complementam uma produção, mas também é possível construir um visual a partir de um colar com pedras coloridas, por exemplo. Você pode trabalhar as cores da peça nas roupas e criar uma harmonia cromática para lá de original e criativa.

Gostou das nossas dicas de como misturas estilos? Fique à vontade para buscar referências de vários estilos para o seu modo de vestir. Pesquise looks, combinações de roupas, revise sempre o seu armário e veja o que ainda faz sentido para você e o que não faz.

Misturar é um verbo que exige criatividade e é sinônimo de diversão na moda. Por isso, divirta-se e vista-se com as roupas que deseja. Celebre quem você é todos os dias!

Por hoje é só. Até a próxima.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.