O blog da Maria Filó

Dicas práticas para organizar o armário

Nada melhor do que ter um closet todo arrumado, com cada coisa em seu devido lugar (virginianos amam!). Mas vamos confessar que nem sempre essa é uma tarefa fácil. Com a correria do dia a dia, é normal não conseguirmos lidar com tudo. Por isso, convidamos Cora Fernandes, personal organizer, para dar dicas de como organizar o guarda-roupa.

Para Cora, a organização é um tópico que varia de acordo com cada pessoa e rotina. Mas claro que alguns nortes podem ajudar na hora de guardar os objetos em seus espaços. Vamos deixar as crenças limitantes de lado e colocar as roupas dos seus devidos lugares!

Roupas de sair X Roupas de ficar em casa

Esse rótulo é um dos mais comuns na hora de segmentar a arrumação das roupas. As famosas peças “de sair” e as “de ficar em casa” costumam ter lugares separados no armário. Mas será que essa é a melhor solução?

Segundo Cora, camisetas que você use tanto para encontros quanto em casa podem ficar na mesma gaveta. Com isso, você otimiza espaço e ainda consegue visualizar com mais facilidade todas as peças que tem.

Nas gavetas

Como organizar guarda-roupa

Algumas roupas necessitam ficar guardadas em gaveta. Então na hora de organizar, priorize colocar peças íntimas, fitness e pijamas. Elas não se acomodam bem em cabides, por isso, o melhor é reservar uma gaveta para guardá-las.

T-shirts de algodão também são ótimas para guardar em gavetas, já que são peças usadas com mais frequência e que se adaptam ao espaço. Os shorts também ficam muito bem nelas.

Nas caixas organizadoras

Como organizar o guarda-roupa

As caixas têm um papel fundamental no quesito otimização de espaço no seu armário. Algumas peças são perfeitas para ficar dentro delas. Afinal, não são itens que necessitem de uma gaveta.

Por isso, biquínis e maiôs, cintos, lenços e pashminas podem ser guardados tranquilamente em caixas. Elas são itens mais específicos, que não precisam estar à mão com certa facilidade. Mas claro que isso pode variar de acordo com o seu dia a dia.

Em prateleiras

Como organizar o guarda-roupa

Os dias de temperaturas mais baixas já chegaram e, com elas, as peças de materiais como a lã viram as estrelas do look. Mas é importante saber como guardá-las de forma adequada.

O melhor lugar para organizar cardigans e outras peças mais quentinhas são as prateleiras. Dobre as roupas e organize nesses espaços. As roupas de lã, quando penduradas em cabideiros, criam vincos e podem perder sua qualidade. Atenção!

As blusas de moletom, a peça queridinha para um estilo mais comfy, também merecem seu lugar em uma prateleira. Elas têm um volume grande e, por isso, podem ocupar muito espaço em gavetas ou cabides.

Em cabides

Como organizar o guarda-roupa

Na hora de organizar suas peças nos cabides, reserve espaço para os casacos mais estruturados (que não sejam de lã) e roupas que amassem com certa facilidade. Elas merecem um espaço reservado para que se mantenham esticadas e em boas condições de uso.

Vestidos de linho e algodão, peças de seda, como camisas, também são ideais para serem penduradas. Os quimonos, blusas de alça de tecidos mais fluidos se unem aos outros itens dos cabides.

Organização é objetiva

Além de ser agradável aos olhos, colocar tudo em ordem facilita o dia a dia. Ou seja, a forma como você organiza suas peças deve ser objetiva e sem burocracias.

Se você tiver muitos shorts jeans e não quiser guardá-los em uma gaveta, fique à vontade para organizá-los em cabides. Assim, você facilita o processo na hora de escolher um. Visualizar as peças que mais usa é a chave!

Dicas da Cora

  • Se você prefere guardar seus vestidos de festa ou casacos em capas, opte sempre pelas que são de TNT. Elas deixam que o tecido respire e evita que eles adquiram mofo no futuro.
  • Os vestidos de festa e do dia a dia podem ser guardados juntos. Assim, você consegue categorizar peças de um mesmo modelo, mas também dá para armazenar as versões de festa em caixas separadas.
  • Para evitar que elas amassem muito, a dica é estender o vestido na cama, colocar um papel de seda em toda a extensão e dobrar a peça junto com o papel. Dessa forma, você ameniza os vincos nas peças.

Por fim, organize suas peças da melhor forma para você. Entenda sua dinâmica e aproveite como as dicas podem ajudar seu a dia a dia. O objetivo é facilitar a sua rotina!

  • Tags

  •   Cuidar de nós mesmas é mais do que importante: é necessário. Fa...
    saiba mais
  •   Assistir a um bom filme é um dos momentos mais gostosos e simpl...
    saiba mais
  • Cuidar de nós mesmas também significa cuidar do planeta em que vivemos...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.