Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

O que fazer com crianças em casa

Energia sobrando por aí? É hora de abusar da criatividade e entreter os pequenos. Mas antes de mais nada, vale explicar para eles que esse é um momento que merece muitos cuidados especiais.

Em primeiro lugar, mostre a importância de lavar as mãos toda hora. Para ajudar nessa missão, faça uma experiência digna de impressionar a criançada. É divertida e garantimos que deixa os pequenos boquiabertos.

Depois deixe claro que essa é só uma fase e logo mais eles poderão voltar às ruas para correr, brincar e visitar os avós. E que, acima de tudo, ficar em casa não precisa – nem deve – ser sinônimo de tédio.

Um monte de opção bacana está disponível por aí para deixá-los entretidos por um bom tempo. Não só alternativas digitais, como também para colocar a mão na massa (ou na massinha!).

Lápis na mão

A primeira dica é conferir os cursos gratuitos da Faber Castell. São diversas formas para estimular a criatividade, para adultos e crianças. Os cursos incluem, por exemplo, desenho, lettering, narrativa, composição e desenvolvimento de personagens. Mil maneiras de colocar histórias no papel

Contação de histórias

Ainda bem que a internet existe nessas horas, não é mesmo, mamães? O Instagram mostra que pode ser muito mais que uma rede social e se fIrma como um meio incrível de contação de histórias. Lá vocês encontram lives que fazem a imaginação voar. Alguns perfis que vale dar uma olhada:

@fafaconta
@maequele
@carollevy
@marianabastoshistorias
@camila.genaro
@marianebigio

DIY

Tem coisa mais divertida que fazer seu próprio brinquedo? O próprio ato de criação já é, por si só, uma grande brincadeira. E e boa notícia é que as crianças precisam de muito pouco para isso.

Papelão, rolo de papel higiênico, latas de leite em pó, lápis de cor e tinta são apenas alguns materiais que podem ganhar vida nova com um pouco de imaginação. Para ilustrar:

Desafios

Outra boa ideia é dar missões para os pequenos desvendarem, unindo todos os aprendizados do dia. Assim, eles conseguem desenvolver a criatividade e conectar pontos aparentemente desconexos. Por exemplo: o personagem da contação de histórias pode ganhar forma no curso de desenho. Depois, ele pode passar por algumas aventuras usando os objetos criados nas práticas de DIY.

Outros desafios também são válidos: brincadeiras com obstáculos que vão ficando cada vez mais elaborados, quiz sobre algum assunto que eles adoram. Dessa forma, eles se superam e buscam sempre se aprimorar.

Horta em casa

Está aí algo que muitas crianças acham o máximo. Ver um fruto nascendo, sendo criado e cultivado por eles, não apenas é divertido, como desperta senso de responsabilidade nos pequenos. Reaproveite caroços que os próprios alimentos oferecem, como tomate, jabuticaba ou abacate. Depois de tudo, proponha que eles criem receitas com o que plantaram.

Sem falar que, assim, vocês têm a garantia de estarem consumindo um alimento livre de agrotóxicos. Consciência ambiental, criatividade e diversão. Poderia ser melhor?

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.