O blog da Maria Filó

Decoração da casa de praia: dicas para dar um up no seu espaço

É tempo de descansar e passar mais tempo em casa, com a família. Outras pessoas também buscam destinos turísticos e até alugam casas de campo ou de praia. 

Quando voltam, querem recriar aquela atmosfera na sua residência. Mas será que isso é possível? Quais seriam as principais características de uma decoração de casa de praia? Continue lendo este texto e descubra.

#1 Integração interior-exterior

Antes de falar um pouco sobre estratégias de decoração, vamos comentar sobre arquitetura de casas de praia. É importante destacar porque temos uma sensação diferente, muito boa, quando estamos dentro de locais assim. 

É que geralmente elas são projetadas de um modo diferente, para que seus ambientes internos sejam mais bem integrados com os espaços externos, ou seja, com a paisagem do lado de fora do prédio.

Neste caso, é comum os arquitetos preverem nos projetos destas residências grandes aberturas de portas e janelas. São utilizados também panos de vidros, clarabóias, cobogós e mais elementos. 

E, além de permitir uma linda visão do mundo exterior, estas aberturas também facilitam a entrada da luz solar e ventilação natural nos ambientes, deixando os espaços mais confortáveis, bem a cara do verão.

#2 Truques

Infelizmente, pode acontecer da arquitetura da nossa casa ser diferente, mais fechada, não podendo alterar isso em reforma. Só que há alternativas para amenizar o problema. 

Por exemplo, certos truques de decoração ajudam a clarear os ambientes, como montar os cenários em cores claras. E pode-se usar espelhos para refletir a luz solar para dentro dos cômodos. 

Por fim, é sempre válido trazer a natureza para dentro de casa criando jardins suspensos, jardins verticais ou outros cantinhos verdes. Também investir em ornamentos que sejam feitos de matéria-prima natural. 

A decoração de praia combina muito bem com fontes de água, sinos de vento, conchas, estrelas marinhas e pedras naturais. Ou seja, itens que possam enfatizar, sobretudo, os elementos ar, água e metal – de baixa temperatura.

#3 Cartela de cores

Realmente, os ambientes das casas de praia costumam ter uma decoração montada sobre uma cartela de cores mais fria. Entra nessa lista principalmente os tons de azul e verde – que, aliás, são cores vistas nos oceanos. 

Mas, por se tratarem de edificações construídas para diversão, também recebem toques de cores mais vivas, como o amarelo e laranja, inspirado em frutas cítricas – mais uma vez, a cara do verão.

#4 Materiais e suas texturas

Os elementos em matéria-prima natural ganham muito destaque dentro de uma arquitetura e decoração de casas de praia. Quando isso não é possível, faz-se a tentativa de imitar os mesmos – é o caso dos pisos em porcelanato que imitam taboão de madeira natural. 

No mais, a ideia é tentar imitar um pouco da paisagem do lado de fora da casa, com pedras, tons de areia e muito mais.

Pontos focais com bastante textura são criados em diversos locais – como extensões de painéis em pastilha de fibra de coco, por exemplo. Fibras naturais são utilizadas de forma artesanal para criar móveis, tapetes, divisórias e outras peças de decoração. Até as folhas das árvores são utilizadas para compor arranjos e bases de luminárias.

#5 Estilo de móveis

Decoração de casa de praia até pode ser luxuosa; porém, não é muito bem este o objetivo desta arquitetura. O que se espera dela é mesmo a simplicidade. 

As pessoas não querem se preocupar, em suas férias, com certas questões, como cuidados rigorosos com limpeza e manutenção dos ambientes. Portanto, a maioria dos móveis escolhidos para sua decoração costuma apresentar um design bastante simples ou até mesmo rústicos.

Outra razão desta decoração ser assim tem a ver com conforto. Espera-se que estas casas tenham ambientes bem convidativos, com uma cara familiar, própria de uma vida simples. Isto, muitas vezes, só é encontrado em comunidades menores. 

Sendo assim, até é comum ver peças semelhantes utilizadas em projetos de casas de praia e de campo. E, então, este clima praiano ficaria enfatizado apenas pela ornamentação.

#6 Personalização de ambientes

Por falar em ornamentos, podemos dizer que a personalização dos ambientes é o que ajuda a enfatizar este estilo de decoração. 

Se você quer mudar o astral dos ambientes da sua casa de cidade, fazendo-os parecerem ser de uma casa de praia, deve-se apegar a este detalhe. Analise com mais atenção as imagens deste texto e perceba o que torna estes projetos especiais.

Veja como esses espaços foram bem personalizados com mínimo de objetos. Sabe-los escolher bem faz toda diferença. Para começar, tente sempre usar os tecidos mais leves e claros para cortinas, roupas de cama e toalhas. 

Tapetes não precisam ser felpudos, pois a ideia é apenas cobrir os pisos, não aquecê-los. E as almofadas são utilizadas para alegrar os cenários; prefira as estampas com pássaros, folhas e peixes.

São muito bem-vindas, em decoração de praia, aquelas peças confeccionadas por povos nativos de regiões remotas, como cestarias. Também os quadrinhos com paisagens naturais – preferencialmente de praia. 

Esculturas em linhas arredondadas. Vasos e outras peças auxiliares em vidro transparente e metal polido. Toalhas rendadas e outros artigos em corda. E restos de troncos de árvores e embarcações. São as nossas dicas.

Essas dicas de decoração para casa de praia foram criadas pela equipe Viva Decora.

  • Tags

  •   Vamos mergulhar bem fundo nas profundezas da água, elmento que ...
    saiba mais
  • Amor de peixe “Quem dera ser um peixe, para em teu límpido aquário mer...
    saiba mais
  •   Aproveitar os dias de descanso ou até mesmo ou momentinho livre...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.