Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Natal natural: dicas práticas para decorar sua sala

Decoração de Natal para sala
Foto: The Wonder Forest

Decoração de sala para o Natal clean e natural

Ahhh, o Natal… Época de afetos, reflexão, celebração, pratos deliciosos. A data traz muita energia gostosa – e também muita cor, luz e enfeites. Às vezes, até demais, não é mesmo? Tanta informação que não sabemos para onde olhar.

Se você concorda, mas não quer deixar esse dia passar em branco, vale apostar numa vertente mais clean e minimalista no décor da sua sala. Assim, você agrada aos seus olhos e absove uma energia mais tranquila.

Como funciona essa ideia na prática? Basta apostar numa estética mais natural. Dessa forma, você não quebra o astral dos interiores e ainda exerce sua criatividade. Além disso, aproveita materiais que a própria natureza oferece. 

Ficou na dúvida de como fazer? Então confira o post a seguir.

Fazendo os seus próprios enfeites de Natal

Fotos: The Scandinavian Home e Reprodução

Muita coisa que se pode encontrar na natureza é capaz de ser transformado em enfeite de Natal. Mas não precisa sair por aí arrancando as plantas do jardim, ok? 

O que propomos é que você selecione galhos e folhas secas, pinhas e sementes. Saiba que estas coisas podem servir de matéria-prima para criar diversos objetos natalinos.

Claro que a animação da festividade de Natal pede mais. Obviamente, podemos pensar em incrementos para estas peças, feitos de um modo artesanal. Por isso, talvez somar a isto alguns laços, cordões de luzinhas e purpurinas. 

Só lembre-se de não misturar à sua criação nada que possa comprometer esta ideia de visual mais natural, que tanto pode contribuir positivamente para a decoração neutra de uma casa.

Guirlandas faça-você-mesma

Realmente, podemos criar muita coisa com materiais extraídos da natureza; basta explorar a nossa criatividade para encontrar boas alternativas. A mais comum delas são as guirlandas. Por aqui, já ensinamos a criar uma bem linda para a sua porta.

Tais peças mesmas podem ser utilizadas de diversas formas na decoração de interiores. Para começar, na porta de entrada, ajudando a enfeitar o lado de fora de casa. Depois, como enfeite de janela, de parede e até, na horizontal, como centro de mesa.

Você pode criar guirlandas para a sua casa torcendo galhos finos de plantas até virarem um círculo quase perfeito. Também pode usar uma base de isopor para fincar galhos e suculentas ou colar pinhas, chegando ao mesmo formato. 

Outra ideia que gera menos impacto no meio ambiente é tentar reaproveitar jornais que seriam descartados no lixo, fazendo recortes inspirados nas folhas das árvores para enfeitar a sua guirlanda – a natureza agradece.

Enfeites nada óbvios

Fotos: Reprodução

Também não podemos deixar de falar dos cones ou triângulos decorados de Natal. Sabe o que são? Aqui, para este texto, trouxemos alguns exemplos. Claramente eles remetem à ideia dos tradicionais pinheirinhos de Natal. 

Porém, estes são pinheirinhos diferentes, estilizados, que se parecem muito com o símbolo original, mas com menos detalhes visuais, tornando a composição decorativa da sala menos carregada e de visual muito mais leve.

Árvores repaginadas

Fotos: Reprodução

A árvore de Natal é um dos maiores símbolos da comemoração e sempre marca ponto na decoração do mês de dezembro. Mas elas também podem receber um bom refresh e surgir com uma cara diferente e com enfeites bem diferentões.

Mais uma vez, é hora de ativar o modo DIY e criar ou recriar sua árvore. Então, cogite usar galhos de árvores secos, uma montagem apenas com luzes ou até com flores. O que vale é adaptar seu projeto para a área da sala onde irá montar.

Fotos: Reprodução e Tid Bits

Os enfeites da sua árvore também podem receber um toque especial e as bolinhas vermelhas e douradas podem ser aposentadas por um ano. Experimente adicionar bolas transparentes, que brinquem com elementos naturais como plantas, por exemplo.

Portanto, seja minimalista ou com uma riqueza de detalhes, deposite na sua árvore um pouco dos sentimentos que devem ser cultivados não só no Natal, mas em todo o ano. Escolha as suas cores e explore toda a beleza que elas podem espalhar.

Mesas natalinas mais naturais

Aliás, por falar em tornar a decoração da sala mais leve, precisamos terminar este post falando da tendência atual das mesas menos vermelhas e mais naturais. Note, pelos exemplos, como este modelo de decoração é bastante charmoso. 

Definitivamente, não deixa a desejar quanto à requinte e sofisticação. Isso porque além de se tratar de uma alternativa bem fácil e mais em conta de arrumação de festa, pode ser repetida também no Ano Novo.

Para criar uma mesa de Natal mais natural, você pode substituir as toalhas tradicionais que cobrem completamente o tampo do móvel por jogo americano ou sousplats. Então, tente deixar a superfície da mesa mais exposta – ainda mais se ela for de madeira. 

Contudo, se ainda quiser manter uma toalha na composição, por uma questão de maior proteção para a própria mesa, priorize pelos modelos feitos de fibras naturais, com tramas marcantes.

Enfeite diferente

E que tal fugir da clássica guirlanda criando uma opção mais minimalista e simples? É muito simples e charmoso, basta unir 3 canudos com um barbante, formando um triângulo. Decore com plantas, pinhas e frutas – e o que o mais sua imaginação permitir!

Olha só os ingredientes que você vai precisar:

Dicas práticas para a ceia

Na hora de montar a mesa da ceia, considere usar um aparelho de jantar na cor branca ou em material natural – como barro, vidro e metal – liso, sem pintura ou detalhes ornamentais. 

Claro que o que realmente irá impactar este cenário – de forma sutil – será o arranjo de centro. Portanto, ele pode ser montado com galinhos de pinheiro, pinhas e velas, por exemplo. Reveja todas as imagens deste texto e tire delas muitas outras boas ideias.

Vamos lá, experimente decorar seu Natal de um jeito mais natural, como você viu, pode ficar lindo!

Essas dicas de decoração minimalista para o Natal foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.