Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Alerta novidade: o decote que você precisa conhecer

Decote

Na moda e na vida, os detalhes fazem toda a diferença. Afinal, seja um bordado aqui, uma pedraria acolá, eles não passam despercebidos. O decote também entra na lista de highlight que deixa sua marca no visual. Por isso, hoje vamos falar mais sobre ele, mais especificamente sobre um recorte que é tendência absoluta. Hoje é dia de conhecer um dos queridinhos da temporada.

Com golas e botões fechando a parte de cima, os decotes do momento trazem um efeito redondo e oval às novidades da temporada. Um recurso interessante para revelar a silhueta de um jeito diferente e nada óbvio. Vamos ver mais de perto um a um?

Um pouco de história

Mas antes, um pouco de história para as curiosas de plantão. A palavra decote vem do francês décolleté, que é um termo usado para se referir ao recorte na parte superior de blusas e vestidos. Na história, o decote figurou roupas da Grécia Antiga, nas quais era algo que facilitava as mulheres na hora de amamentar seus filhos.

Viajando ainda mais no tempo, existem registros que no Egito, há 5.000 anos antes de Cristo, foi encontrada a peça mais antiga do mundo. E adivinha o que ela tinha? Isso mesmo, um decote. O recorte da roupa era em formato V e mostra que a origem desse detalhe é mais antiga do que se imagina.

Dando um salto na ordem cronológica e aterrissando no século 21, os decotes se mostram mais versáteis do que nunca. Afinal, eles aparecem de várias formas. As possibilidades são mil: arredondadas, triangular, profunda… Diversidade é seu sobrenome! Mas no inverno, os recortes são um pouco mais sutis e ganham a companhia das mangas compridas para driblar o frio.

Redondo

Decote

Está redondamente enganada quem pensa que os decotes mais profundos e lineares são que têm mais estilo. Os recortes redondos mostram para que vieram. E nós garantimos: ele não deixa nada a desejar.

O tricô é a textura que se reinventa a cada temporada e sabe como ninguém sair de sua zona de conforto. Por isso, um vestido com suas tramas brinca com o movimento e flerta com uma verve mais fluida. Já as mangas transitam bem entre as proporções e complementam o decote, trazendo informação de moda ao vestido.

Azul é a cor mais quente do inverno e figura entre os destaque da paleta da vez. A peça única mais uma vez recebe seu decote merecido e prova que a brincadeira de mostrar e esconder o colo é para lá de bem-vinda.

Para combinar com o vestido e o macacão, traga cores que criem pontos visuais interessantes. Os tons terrosos nos pés ou em outros acessórios mostram que na matéria cores complementares, sua nota é 10. Se desejar um toque mais poderoso, coloque o animal print em cena, uma bota píton é a pedida da temporada.

Profundo

Decote

Quando o assunto é moda (ou qualquer outro, diga-se de passagem), se aprofundar é sempre uma boa alternativa. Por isso, na hora de compor seu visual, os decotes mais profundos são os que sabem bem como atrair os holofotes.

Suas linhas mais alongadas deixam qualquer peça com um toque sensual. Aposte em um recorte mais do que estratégico para trazer à tona uma abordagem reveladora e contemporânea.

Um vestido com decote profundo é aquela peça que sabe unir presença e elegância. Camadas e assimetrias imprimem um visual ainda mais moderno e cheio de nuances.

Se você prefere sentir os pés no chão, as sandálias baixas te acompanham muito bem, mas se os saltos são seus queridinhos, use também e aproveite as possibilidades.

Saindo da peça única e chegando às blusas, o decote profundo bate ponto e coloca o look em primeiro lugar no pódio fashion. Peças com recortes mais apurados podem tranquilamente ser as estrelas do look. Mas claro, sempre é bom levar em conta o dress code do local e o seu estilo pessoal.

Bossa nos detalhes

Decote

A beleza também está nos detalhes. Afinal, por mais discreto que sejam, eles têm o poder de imprimir um outro mood ao look. Por isso, um decote ainda pode receber um je ne seis quoi e mostrar que um botão pode dar novo fôlego ao visual.

No dia a dia, as blusas são as maiores aliadas das produções para as mais diversas ocasiões. Um decote mais profundo pero no mucho, pode ser a opção para dar um toque mais ao seu visual. A paleta da temporada mostra que o azul e o verde militar dividem bem a posição de cores mas coringas.

Versáteis que são, mesmo decotadas, as blusas podem transitar pelos momentos do seu dia sem muito esforço. Se deseja movimento, uma saia assimétrica é a mais cotada para o look. Mas se o modo comfy é o seu preferido, uma calça mais soltinha vai mais do que bem.

Estampado

Decote

Um look estampado é aquele que promete elevar não só o visual, mas também o astral. Seja com apenas uma peça ou em um vestido com shape mais fluido, vale apostar na dupla decote + print sem medo de ser feliz.

O equilíbrio entre as cores e o recorte é a chave para uma produção com informação de moda e longe de ser boring. Por isso, não tenha receio de trazer padronagens que misture tons vibrantes com neutros para os looks do dia.

O vestido ativa aquele movimento necessário para seu dia fluir e apresenta toda sua imponência com o recorte, as mangas amplas e uma boa dose de assimetria. Deixe que o mix de cores e grafismos da peça fale por si só. No quesito acessórios, um truque colorido bem harmônico é adicionar peças com algumas das cores da estampa.

Não é hora de economizar nas peças, por isso, deixe a elegância no topo e invista em uma blusa estampada com decote. Um modelo cropped pode modernizar o visual. Para coordenar, saias, calças ou shorts de cintura alta trazem os comprimentos para cima.

Agora que você já conferiu quais são os decotes que estão no topo nesta temporada. Que tal identificar outros tipos do recorte e ver qual combina com você? Sim, o decote tem inúmeras variações. Por isso, leia nosso post sobre tipos de decote e veja qual vai invadir seu armário!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.