O blog da Maria Filó

10 dicas de bem-estar para adotar já

 

O ano novo começou e nunca é demais dar um boost na saúde e adicionar hábitos mais leves ao dia a dia. Por isso, nossa lista especial de hoje, traz 10 dicas de bem-estar para você adotar já!

Pequenas novas atitudes podem fazer uma grande diferença a longo prazo. Isso porque, cuidar do corpo a da mente é algo que impacta todos os aspectos da vida de forma positiva. A disposição para fazer as atividades diárias muda, é possível sentir a pele e o cabelo mais saudáveis, por exemplo. O sucesso é certo!

Mas será que é muito complicado dar um restart na rotina? Como falamos acima, pequenos passos podem ter um impacto imenso nos seus dias. Portanto, é sempre bom começar com metas mais tímidas mas constantes e ir evoluindo aos poucos. Assim, você vai entendendo o que mais gosta de fazer e como se adapta ao novo.

É importante escolher primeiro o que você considera que mais vai se encaixar na sua rotina. Em seguida, liste o que você gostaria de fazer pela primeira vez mas ainda não fez, como meditar, mudar o estilo de alimentação.

Durante sua jornada de bem-estar é sempre bom evitar frustrações. Por isso, seja realista com você mesma. Não se cobre em excesso para realizar qualquer tarefa. Faça tudo com calma e no seu tempo, mas não desista no meio do processo. Afinal cuidar de si mesma é um dos maiores presentes que você pode se dar.

Sem mais delongas, agora é hora de conferir nossa lista de cuidados.

Encontro com o sol

Quem não gosta de sombra e água fresca, não é mesmo? Mas um solzinho também faz muito bem. Portanto, reserve de 15 a 30 minutos do seu dia, ou quando for possível, para se expor, de forma leve e protegida ao sol. O horário mais indicado é antes das 10h da manhã e depois das 16h.

O sol estimula a produção de vitamina D no corpo, que é fundamental para a realização de várias atividades diárias. Além de prevenir doenças que são ocasionadas pelo déficit da vitamina.

Ao passar uns minutinhos ao sol, seu corpo também tem a produção de melanina estimulada, essa vitamina é a responsável por proteger à pele da radiação solar que é nociva à pele.

Não esqueça de se hidratar

Mas depois do sol, e até mesmo durante seu contato com ele, nunca esqueça de se hidratar ao máximo. Beber água é uma das tarefas mais práticas e eficazes que você pode fazer por si mesma.

A ingestão de água é rica em benefícios que vão da cabeça aos pés. Auxilia na digestão, já que a absorção dos nutrientes fica mais fácil e isso previne doenças como a prisão de ventre. Tomar bastante água também é muito importante para que os rins funcionem corretamente.

Mas a quantidade recomendada de água para se consumir em um dia? Olha, uma verdade é que isso pode variar. Mas acredita-se que todos os adultos devam beber cerca de 2 litros por dia. Consumindo a quantidade ideal diariamente, o impacto positivo em sua pele poderá ser sentido de verdade. Hidrate-se!

Alimentação equilibrada

Falar de um alimentação equilibrada é dar mais atenção ao que comemos mas sem radicalizar. É possível organizar sua rotina de refeições sem abrir mão do que você mais gosta. Então, comece dosando as quantidades e entendendo melhor o que você está ingerindo.

Um passo simples e significativo é o de alimentar-se devagar. Ao comer com mais calma, você reduz a sensação de peso das refeições e faz a mastigação de forma correta. Reduzir os níveis de açúcar significa também deixar de ingerir calorias desnecessárias ao nosso organismo.

Adicionar alimentos integrais às suas refeições também é mais uma atitude simples e que benéfica. Dê mais preferência às fibras do que aos carboidratos. Assim, o funcionamento do seu organismo vai seguir de forma mais leve e regulada.

Sabe aquele lanchinho no meio da tarde? Ele pode se manter gostoso e ficar mais balanceado. Mas como fazer isso? Prepare lanchinhos que você possa levar com você e comer quando sentir fome. Frutas, sanduíches leves com vegetais e um mix de castanhas, por exemplo, são opções deliciosas, práticas e perfeitas para o dia.

Expandir seu hall de legumes, frutas e verduras é mais uma forma de tornar sua alimentação mais saudável. Para começar, escolha uma receita que você goste muito mas que na sua versão original esbanje calorias. Adapte a receita com ingredientes mais verdes. Que tal fazer um hambúrguer vegetariano?

Suas manhãs podem ganhar um novo ritual precioso. Tome um shot matinal com ingredientes que contribuem para um melhor funcionamento do corpo. Cúrcuma, limão e própolis quando ingeridos em jejum, ajudam a colocar seus níveis de energia lá em cima, a focar mais nas tarefas e fortalecem o sistema imunológico.

Cuide da sua pele

Dedicar a atenção necessária à pele é uma parte importante para se sentir ainda melhor consigo mesma. Isso vai além da parte estética, é uma questão de saúde que deve ser levada à sério.

A pele funciona como uma barreira que nos protege de muitas agressões do dia a dia, como os raios solares, impurezas e qualquer outro contato que possa ser nocivo ao organismo. Portanto, nada mais justo do que reservar uns minutos do seu dia para uma rotina de skin care.

Mas sabemos bem que com a correria diária nem sempre é possível passar o tempo necessários no momento de care. Para acompanhar essa rotina fluida e intensa, uma das tendências para 2021 é o chamado skin fasting, que basicamente estimula os cuidados com apenas três passos, são eles: a limpeza, hidratação e fotoproteção.

Limpando a pele com atenção, hidratando de acordo com o seu tipo de pele e usando o protetor solar mais indicado para você, é possível ter uma skin mais saudável. Mas claro, essa rotina mais simples é apenas uma base, cada pele possui necessidades próprias e algumas exigem cuidados a mais. Portanto, sempre procure uma dermatologista para entender o que melhor funciona para você.

Alimentação equilibrada, beber bastante água e uma exposição controlada ao sol também favorecem um ecossistema saudável e benéfico para sua pele. Então, alie cuidados e veja resultados ainda mais significativos no seu organismo.

Exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é o tipo de de tarefa completa que mexe com seu corpo e com a mente, ou seja, são extremamente importantes. Eles previnem o desenvolvimento de doenças cônicas como hipertensão e diabetes. Além de controlar os níveis de colesterol e serem aliados de peso no tratamento de ansiedade e depressão.

Cuidar da saúde física também é um fator de autocuidado de extrema importância. Então, vá a academia, caso goste e já frequente, ou faça atividades ao livre como corrida ou ciclismo.

Mas se preferir, pode usar sua própria casa como um espaço para fazer suas atividades. Faça movimentos de alongamento por conta própria ou até recorra à tecnologia para se estimular. Aplicativos como o Seven (Android e iOS) e Daily Yoga (Android e iOS) têm práticas ótimas para se movimentar.

Medite todos os dias

Acalmar a mente e o corpo é uma das formas de realinhar suas energias. Por isso, a meditação pode ser uma ótima alternativa para diminuir o ritmo. Se você é iniciante na prática, dedique 10 minutos pela manhã, ou no horário que tiver disponível, para focar na sua respiração, no tempo presente e no seu bem-estar.

A meditação é uma poderosa ferramenta para reduzir o estresse da rotina, melhora a capacidade de memorização, auxilia na autoestima e aumenta a capacidade de concentração. Por isso, reserve um tempo e insira a prática nos seus dias. Não deixe de focar no seu bem-estar ao longo da semana.

O aplicativo Lojong (iOS e Android) tem vários programas de meditações guiadas e pode ser um ótimo companheiro na sua jornada.

Banho como momento especial

O banho é mais uma daquelas ocasiões que envolvem autocuidado e relaxamento. Você pode desfrutar esse momento com óleos essenciais que relaxam ou com sais para usar numa banheira. Foque ainda mais em si mesma.

Uma tarefa que pode ser feita antes de molhar o corpo é a da esfoliação à seco no corpo. Ao escovar a pele antes do banho, você contribui para a remoção de células mortas e a circulação sanguínea. Fazer isso por três minutos já é de bom tamanho e é um hábito rápido que vale à pena entrar na sua rotina.

Mas se não tiver a mão esses itens, dedique sua atenção ao aroma do sabonete, a temperatura da água e sinta sua pele com carinho e toques leves.

Colocar sua playlist preferida ou alguma específica para relaxar no banho pode deixar o clima ainda tranquilo. Um bom banho sempre revigora o astral e afasta as más vibrações.

Aventure-se na leitura

A leitura é mais um daqueles hábitos que têm benefícios variados para a vida. Isso porque através das histórias, as palavras mexem com seu cérebro e ativam várias áreas que trazem resultados positivos para a sua rotina.

É comprovado que ler melhora o funcionamento da mente, pois o hábito aumenta as conexões neurais e fazem com o que as atividades cerebrais sejam aprimoradas. A leitura estimula a criatividade, já que ao ter contato com diversos universos, o surgimento de ideias é mais uma consequência desse encontro.

Escolha um título que seja do seu interesse e inicie. No entanto, não se force a ler temas muito complexos quando sentir que precisa relaxar. Crie sua própria rotina de leitura, de acordo com suas preferências.

Romances, poesias, relatos de viagens ou ficções são ótimas opções para uma leitura que te leve para outros lugares, sem sair do seu sofá. Nossa dica é ler  livros escritos por mulheres negras e ampliar seu hall de escritoras brasileiras e internacionais.

Comece um novo hobby

Ainda na parte de exercícios para a mente, que tal iniciar um novo hobby? Nossa mente adora quando estamos em um processo de aprendizado, ela fica quase radiante de alegria. Isso porque, algumas áreas do cérebro são ativadas e juntas elas também provocam sensação de felicidade, prazer e maior curiosidade.

Mas seu hobby não precisa ser algo mirabolante. Você pode investir um tempinho em atividades como criar sua própria horta, aprender a tocar um instrumento musical, escrever, fazer móveis e por aí vai. A lista é extensa e você pode escolher o que quiser e gostar.

Dedicar tempo a uma nova tarefa deixa sua vida mais divertida, equilibrada. Coloca sua criatividade em primeiro plano e alivia muito o estresse. Além de ser uma forma de encontrar felicidade em outras áreas.

Descanse

Falamos sobre várias dicas de bem-estar que podem mudar sua vida para melhor. Mas pensar no seu descanso também deve fazer parte dessa rotina mais equilibrada. Cada vez mais precisamos ter momentos de pausa e relaxamento. O famoso dolce far niente também é uma forma de autocuidado poderosa.

Não existe uma cartilha a ser seguida quando o assunto é descanso. Pois cada uma sabe de suas necessidades e do que lhe faz bem. Mas é imprescindível que você encontre um espaço na agenda para ficar em paz consigo mesma.

Seja deitada, sentada em um ambiente com velas perfumadas ou incenso, por exemplo, para apenas desfrutar da tranquilidade que é dar um break na correria. Para livrar-se de possíveis distrações, deixe as telas de lado e ative o modo silencioso.

Também é fundamental ter uma boa noite de sono. A quantidade de horas pode variar de acordo com casa organismo, mas o recomendado é que você durma por 8 horas por dia.

As dicas de bem-estar foram dadas e agora é hora de montar seu cronograma de cuidados. Mas claro, sem nenhuma imposição ou regra. Entenda suas necessidades e preferências para adicionar ao seu dia a dia algumas tarefas que sejam possíveis de serem realizadas.

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