O blog da Maria Filó

Delícias da Itália

Emilia Romanha

A Itália é um destino com muitos atrativos, desde a história das cidades e dos grandes monumentos até a gastronomia. Quem não gosta da comida italiana? Cada região do país é conhecida por seus pratos típicos e alguns deles são verdadeiras instituições nacionais.

Para quem é apaixonado pela gastronomia italiana, uma das regiões imperdíveis é a Emilia Romanha. É de lá que vem, por exemplo, o presunto de parma, o queijo parmesão, a massa fresca e o aceto balsâmico. A Osteria Francescana do chef Massimo Bottura, melhor restaurante do mundo em 2018 (World’s 50 Best), fica em Modena, também na Emilia Romanha.

Emilia Romanha

Bolonha, Modena, Parma e arredores

Conheci a região da Emilia Romanha em uma viagem com minha filha. Foram vários dias comendo muito bem! O centrinho histórico da cidade de Bolonha parece um mercado gastronômico a céu aberto. São pequenas portas e lojas com ingredientes e produtos frescos, recém-chegados de sua origem, coloridos e apetitosos. Uma tentação atrás da outra: queijos, azeites, massas, azeitonas, frutas da estação, vinhos locais e pães.

Passeamos pelas ruelas e praças de um lado para outro, encantadas pelas vitrines e pelos balcões. Em cada pequeno restaurante tínhamos a sensação de que aquela era a melhor refeição de todas.

 

Emilia Romanha

Aulas de culinária na Itália

Para completar a estadia com chave de outro fizemos duas imersões gastronômicas. Uma delas foi uma aula de culinária no Il Salotto di Penelope Cooking School que durou uma tarde toda e terminou com uma refeição onde pudemos provar as massas que nós mesmo fizemos.

A primeira lição foi o preparo de algumas variações de massa fresca, com diferentes formatos, texturas e cores. Depois aprendemos a fazer alguns recheios (para tortelonis) e dois molhos. A Luiza estava nas nuvens: além de amar comer macarrão, adora cozinhar! Neste dia, ela foi a mascotinha da turma.

Emilia Romanha

Para fechar nossa estadia com chave de outro, fomos conhecer uma fábrica do autêntico gelato italiano. A Carpigiani é uma fábrica de equipamentos para sorvetes que também é um museu (Gelato Museum) e uma escola (Gelato University) – onde são realizados treinamentos para pessoas do mundo inteiro. A visita é uma delícia tanto para adultos como para crianças. O ponto alto é uma aula em que fizemos diversos sabores de sorvete e uma deliciosa degustação no final.

Emilia Romanha

Para saber mais:

Bolonha no verão: ela é uma cidade alegre e jovem. A Piazza Maggiore é onde tudo acontece. No verão a praça recebe um festival. É montado um grande telão e são exibidos filmes por lá.

Não deixe de conhecer: a basílica de São Petrônio, a Torre Asinelli, Fontada del Netuno e a Biblioteca Salaborsa. Leia mais aqui: Bolonha com Crianças.

Parma: fica muito próxima de Bolonha, vale a pena fazer um bate-e-volta e conhecer a produção de queijo parmesão na fábrica do Pameggiano-Reggiano e fazer uma degustação em uma das famosas prosciuterias da cidade.

Não é só comida: se estiver na região, não deixe de conhecer Ferrara, a cidade onde nasceu Michelangelo Antonioni, a Mirabilândia, um parque de diversões em Ravenna e o Museu da Ferrarri, em Modena.

Patricia Papp é autora dos livros “Como Viajar Com Seus Filhos Sem Enlouquecer” e “Praias do Nordeste com Crianças” e coautora do blog Viajo com Filhos. Mãe da Luiza e do Pedro.

  • Tags

  • #Delícias da Itália
  • #Emilia Romanha
  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Lifestyle
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.