Entrevista: Sabrina Corrêa
Nossa conversa exclusiva de hoje é com a artista visual Sabrina Corrêa. Vamos falar sobre moda e arte, dois territórios que amamos e que rendem um bom papo.
Para começar, apresente-se para as nossas leitoras e conte um pouco mais sobre você.
Sou a Sabrina Corrêa, artista visual com formação em moda e comportamento. Com experiência em moda por mais de 30 anos, me reinventei durante a pandemia e transformei minha paixão por arte em trabalho. Criei com a minha sócia um estúdio de arte, a SAFE ART, e hoje me divido entre estes dois mundos que se complementam.
Como é sua relação com a moda? O que considera atemporal e versátil?
Minha paixão por arte e moda começou desde cedo, sempre fascinada pela maneira como as cores, formas e texturas podem se combinar para criar algo verdadeiramente único. Atemporal e versátil para mim é aquilo que transcende as tendências passageiras permanecendo atual. Roupa que não sai de moda, que possa migrar por gerações e que tenha uma vida útil longa adaptando-se a diferentes ocasiões de uso.
Como artista, você considera que moda é arte? Como esses dois mundos se unem?
A moda, para mim, é uma extensão da arte, uma forma de expressão. Ao longo desses anos, trabalhando com moda, a arte entrou no meu radar, conectando estes campos de conhecimento. Minha abordagem abraça a sinergia entre moda e arte, mergulhando nas narrativas visuais e emocionais que impulsionam a moda contemporânea. Acredito que moda, arte e design se conectam de forma única.
Quais mulheres são suas referências de estilo?
Tenho algumas referências nas mais diversas áreas mas resolvi escolher 3 mulheres de estilos bem diferentes mas que usam a moda a seu favor. Adoro a forma como a Carla Bruni se veste. Despojada , confortável, charmosa, atemporal e segura. Cara Delevigne é o oposto. Extremamente fashion, camaleoa, brinca com a moda de forma leve e divertida. Michelle Obama eu sempre admirei a forma como ela se comunica através da moda seja para chamar atenção para alguma marca ou estilista em ascensão, apoiar alguma causa ou até se posicionar politicamente. Impecável.
Compartilha com a gente as artistas mulheres que você mais admira.
Admiro o trabalho de duas grandes artistas brasileiras: Anna Bella Geiger, que trabalhamos recentemente em uma das nossas Toys, e Iole de Freitas. Ambas são pioneiras em suas abordagens e contribuíram significativamente para a arte contemporânea no Brasil e no mundo. Impossível também não se apaixonar pela arte colorida e têxtil da Joana Vasconcelos. Suas Valquírias, esculturas monumentais e interativas, são impactantes. Recentemente contribuiu com o cenário do desfile da Dior que sempre homenageia alguma mulher.
Para finalizar, sabemos que você é uma leitora ávida. O que está lendo agora?
Costumo ler muitos romances e trailers. Estou lendo “A Loucura do Mel“ e adorando. Gosto de séries também e super indico duas imperdíveis para quem curte moda, arte e história: “Cristobal Balenciaga“ e “The New Look“.