O blog da Maria Filó

Clássico com bossa: veja como dar um refresh no estilo

Estilo clássico

Falar sobre as várias formas do vestir é um dos assuntos que mais gostamos por aqui. Portanto, hoje o papo não será diferente, temos mais um capítulo da nossa enciclopédia fashion. Dessa vez, o estilo clássico é o nosso tema da vez. Afinal, quem não gosta de um bom blazer com camisa?

O estilo clássico ou tradicional é aquele em que as roupas mais sóbrias e atemporais dominam o armário. Nós conhecemos bem quais são as principais peças clássicas que estrelam um visual nesse mood. Shapes retos, calças de alfaiataria, blazers, camisas e blusas minimalistas são alguns dos itens que não podem faltar no armário.

Facilidade, elegância e praticidade formam uma tríade poderosa para guiar a verve mais clássica. Isso porque as peças que falamos acima compõem produções que são fáceis de serem montadas. A questão do estilo é justamente essa, aliar roupas elegantes sem grandes esforços.

Checklist do estilo clássico

Coco Chanel, uma das estilistas mais importantes do mundo da moda, foi a responsável por trazer algumas das peças-chave do estilo clássico para o show. O famoso tailleur, as camisas e o tweed foram só algumas das roupas que a francesa eternizou no armário feminino.

Compor um visual “a la Chanel” e para lá de clássico, não é nada complexo, pelo contrário. Vamos te ajudar com um checklist esperto com as peças essenciais desse estilo. Afinal, é mais do que permitido explorar o mood clássico, assim como explorar as misturas com outros estilos. Daqui a pouco veremos como fazer isso.

A camisa é uma das principais roupas com uma verve clássica. Ela é a base para iniciar sua jornada fashion em um estilo mais tradicional. Juntamente com ela, o blazer e a calça de alfaiataria formam o trio perfeito e infalível para apostar em diversas ocasiões.

Outro essencial do estilo é a paleta mais neutra e sóbria. Tons de branco, preto, bege e cinza são coringas de qualquer estilo, inclusive desse. Nesse show vale misturar essas tonalidades e trazer um ponto de cor vibrante em um acessório ou sapato.

Mas claro, fique à vontade para criar combinações que misturem as cores que citamos e até colocar outras em cena. Sinta-se livre para experimentar. Falando em experimentação, como usar o estilo clássico no dia a dia? É possível misturar as roupas desse estilo com as de outros? Confira como transitar entre as várias versões do clássico no dia a dia.

Look clássico no trabalho

Estilo clássico
Fotos: Maria Filó e Europa Press

Uma produção com roupas clássico no trabalho é um verdadeiro clássico, não é mesmo? Isso quando falamos de ambientes mais formais e que pedem um dress code mais alinhado. Nesse caso, a tríade que falamos acima é altamente recomendada. A camisa, o blazer e a calça formam o combo básico para um visual clássico durante o expediente.

Mas engana-se quem pensa que apenas quem trabalha em locais mais executivos é que pode explorar o lado tradicional. Nada disso! Se o seu trabalho tem um ar mais descontraído, que tal misturar peças mais casuais com um perfume clássico?

A camisa branca é perfeita para sair do lugar comum e formar um match perfeito com uma calça jeans, por exemplo. As misturas são mais do que válidas. Escolher peças que tenham detalhes interessantes como pregas, faixas e bordados elevam ainda mais o lado classic.

Clássico com esportivo

Estilo clássico
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Falando em mix, o lado mais sério do estilo clássico pode ser quebrado com um simples toque esportivo, um toque que vem dos pés. Consegue adivinhar qual é? Se você pensou no tênis, acertou.

O conforto do calçado além de deixar seus passos mais leves, é uma ótima alternativa para mostrar que o que é bom pode ficar ainda melhor. Então, vemos que para mudar um pouco a cara do visual não é preciso fazer muito. Portanto, com um calçado aqui, um acessório acolá, a produção recebe mais bossa sem muito esforço.

Investir em um bottom mais fluido, como uma calça pantacourt, também é mais uma forma de jogar com o estilo esportivo sem deixar o clássico de canto. Atualizar a paleta brincando com o contraste dos escuros e claros também é mais uma boa pedida. Esse jogo pode acontecer tanto com peças lisas ou com estampas mais delicadas.

Clássico renovado

Estilo clássico
Fotos: Maria Filó e Marilyn

Dar um refresh no look também é mais um caminho para sair do lugar comum. Além de mostrar que o tradicional também pode ser cool, você também pode usar as roupas de uma forma diferente, com outras combinações.

O blazer que é uma das roupas clássicas eternizadas por Chanel pode fazer dupla com um short de alfaiataria, por exemplo. A calça entende essa amizade e respeita essa dupla.

A camisa pode ganhar bons truques de styling. Vale fazer um nó na barra, suspender as mangas, levantar a gola. Um colete de tricô ou de outra textura mais estruturada pode dar luz a um visual clássico com um quê a mais. Reúna referências e cogite a ideia de usar as roupas de novas formas.

Look clássico + casual chic

Estilo clássico
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Mais uma vez, um mix para lá de rico pode juntar dois estilos. É cada vez mais comum os estilos se misturarem e o resultado é mais incrível do que possa parecer. Por aqui mesmo já vimos que isso é mais do que possível.

O clássico quando somado ao casual chic mostra que seus looks não ficam restritos apenas as ocasiões mais formais. Os momentos mais descontraídos também podem receber um toque de elegância tradicional, assim como os mais sérios ganham doses mais easy going.

A calça de alfaiataria pode ser a peça clássica de um look com uma t-shirt ou com uma blusa de tricô mais leve. Ainda no topo, vale investir também em roupas que estão em alta como as com mangas bufantes. Essa é mais uma maneira fácil e simples de atualizar o visual.

A camisa pode ganhar a companhia sincera do jeans, seja em forma de short, calça ou saia. Posso adicionar um blazer nessa história? Claro que sim! O jeans por si só exala casualidade, portanto, não economize em usar outras roupas clássicas. Rasteiras e tênis também são boas opções de calçados para arrematar o match.

O estilo clássico não perderá sua majestade jamais e temos várias provas disso. Mas sabemos bem que ele pode ganhar um refresh e ser até acompanhado por roupas de outros estilos.

O vestir tem possibilidades infinitas de combinações e cada uma delas pode te acompanhar em um momento. Por isso, use todos os recursos da moda para te deixar ainda mais leve e bem consigo mesma. Por fim, explore ao máximo todo o seu protagonismo!

  • Tags

  • Não são só as cores, estampas ou bordados que se destacam em um look. ...
    saiba mais
  • Muitos benefícios especiais e novidades. É assim que será o nosso mês ...
    saiba mais
  • Criar um colorido especial no look faz toda a diferença não só no visu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.